Na manhã desta quinta-feira, 2, estudantes, professores e servidores do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier, de Palmeiras, participaram do projeto “Partiu! #Testagem nas Escolas”, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar. Foram realizados 51 testes, sendo 35 na sede e 16 no distrito de Caeté-Açu, onde funciona um anexo do ensino médio, na Escola Rufino Rocha.
“A testagem é bem tranquila, é só você respirar fundo. È importante para controlar os casos de Covid na escola, e para manter as aulas presenciais”, conta o estudante do 2º ano Italo Bruno.
Além das escolas, o município realizou 12 testes em pessoas da comunidade que estão com alguns sintomas da Covid. Foram encaminhadas 63 amostras do município para o Laboratório Central do Estado (Lacen/BA). Se caso os resultados forem positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários serão aplicados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos.
Nos dias quatro e 18 de novembro, o Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas enviou 50 amostras para o Lacen/BA. Destas, 48 tiveram resultado não detectável. Para SARS CoV-2, duas amostras foram positivas. Uma estudante que estava com sintomas fez o teste rápido e deu positivo.
De acordo com a coordenadora de Saúde do município, Alessandra Lima, foram testados 20% de toda a comunidade escolar. “As amostragens são aleatórias entre os indivíduos assintomáticos. E a escola que seleciona as pessoas, e os profissionais de saúde fazem a testagem”, explica Alessandra.
Joilson Santos é estagiário e produziu esta reportagem sob supervisão do editor Aurelio Nunes