segunda-feira, 15 julho, 2024

Eleições 2020 e a importância do voto consciente

ConteúdoEleições 2020 e a importância do voto consciente

Eleições 2020 e a importância do voto consciente

A relação entre candidato e eleitor conforme normas e recomendações do TRE

Desde a Constituição de 1988 que o voto foi instituído para escolha dos representantes políticos da população, tal como presidentes da república, governadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos e vereadores. Desde então, durante as campanhas eleitorais, é comum escutarmos frases sobre a importância de um voto consciente. Mas você já se perguntou o que, de fato, significa ter um voto consciente e quais são as análises a serem feitas na hora de escolher o melhor candidato?

Pensando em trazer as recomendações do Tribunal Regional da Bahia (TRE – BA) acerca deste tema, nós do Portal do Vale vamos trazer algumas orientações para serem levadas em consideração na hora de escolher o seu candidato.

Desse modo, quando levantamos o debate sobre o voto consciente, precisamos antes esclarecer alguns pontos que permeiam a relação entre o voto e quais são as informações disponíveis sobre os candidatos, postura e histórico dos mesmos.

No momento em que oficializa a candidatura, o candidato deve apresentar o Programa de Governo. Esse documento é público e deve contar todas as propostas a serem cumpridas ao longo do mandato, caso eleito. Ler e se inteirar dessas propostas a partir do programa de governo, horário eleitoral e debates, é papel do cidadão nesse processo de definição.

Por parte do eleitor, trata-se de uma escolha completamente livre de qualquer tipo de interesse pessoal, já que o mesmo, na hora do voto, deve pautar sua decisão a partir da reflexão de qual candidato está mais apto a atender as demandas da população e defender os interesses coletivos.

Outros pontos além de conhecer as propostas, identificar as afinidades ideológicas e o histórico político, buscar informações acerca dos partidos que compõem a coligação, os apoiadores da campanha e as convicções dos candidatos, bem como conhecer os deveres e as responsabilidades desses cargos em questão, são também de extrema importância no processo de conscientização do voto.

Estar atento (a) e questionar ofertas duvidosas também é papel do cidadão. Em todo Brasil, uma prática que, apesar de ilegal, é recorrente durante o período eleitoral, é a compra de votos. Essa infração, além de demonstrar a falta de ética por parte do candidato, é classificada como crime pelo Código Eleitoral (Lei número 4.737/1965) “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto”.

Ao longo desta semana, o Portal Vale do Capão trará uma matéria com a relação dos candidatos que oficializaram suas pré-candidaturas pela prefeitura de Palmeiras e Câmara de Vereadores. Ao longo das próximas semanas, vamos também trazer entrevistas individuais com cada um deles publicadas por ordem alfabética, com o objetivo de exemplificar as propostas e munir eleitores de informações acerca dos projetos e história política dos concorrentes.

No âmbito democrático, é cabível aos gestores públicos honestidade, ética e compromisso. Por parte eleitor, o voto consciente é sobre o compromisso cívico com o destino de nossas cidades.

Nayara Araújo
Nayara Araújo
Nayara Araújo é jornalista formada pela Universidade de Cuiabá e repórter de política aposentada das redações. Mato-grossense de raízes pantaneiras, é moradora do Vale do Capão há 6 anos. Se dedica atualmente a pesquisa e prática dos saberes tradicionais através do Ayurveda, Ginecologia Natural e Plantas Medicinais.
- anúncio patrocinado -
- anúncio patrocinado -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

Relacionado

Entrevista com a candidata a vereadora pela Candidatura Coletiva Capão – Taís Cunha

Em en­tre­vista ao site Portal Vale do Capão, a candidata a vereadora na Candidatura Coletiva Capão, Taís Cunha (PT), expõe o que é a Candidatura Coletiva Capão e cita necessidades emergenciais do Vale

Eleições 2020 – Vídeo Entrevista com o Candidato a Vereador Giba

Em en­tre­vista ao site Portal Vale do Capão, o can­di­dato a vereador Giba (PT), defende suas propostas, faz críticas ao atual prefeito e fala sobre necessidades emergenciais do Vale do Capão

Saiba quem são os candidatos a Prefeitura e Câmara de Vereadores de Palmeiras nas eleições 2020

Candidatos oficializam perante o Tribunal Superior Eleitoral os registros de candidatura para a Prefeitura de Palmeiras e Câmara de Vereadores. São quatro concorrentes a uma vaga na prefeitura e 39 postulantes a vereador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Atenção! Comentários ofensivos, palavras de baixo calão ou que ofendam a conduta, moral e ética profissional serão excluídos. Agradecemos a compreensão.
- anúncio patrocinado -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Veja Também

- anúncio patrocinado -

No Vale do Capão

- anúncio patrocinado -
- anúncio patrocinado -

- em destaque -