quinta-feira, 21 janeiro, 2021
21 C
Caeté-Açu
- publicidade -

Eleições 2020 e a importância do voto consciente

Conteúdo Eleições 2020 e a importância do voto consciente

Eleições 2020 e a importância do voto consciente

A relação entre candidato e eleitor conforme normas e recomendações do TRE

Desde a Constituição de 1988 que o voto foi instituído para escolha dos representantes políticos da população, tal como presidentes da república, governadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos e vereadores. Desde então, durante as campanhas eleitorais, é comum escutarmos frases sobre a importância de um voto consciente. Mas você já se perguntou o que, de fato, significa ter um voto consciente e quais são as análises a serem feitas na hora de escolher o melhor candidato?

Pensando em trazer as recomendações do Tribunal Regional da Bahia (TRE – BA) acerca deste tema, nós do Portal do Vale vamos trazer algumas orientações para serem levadas em consideração na hora de escolher o seu candidato.

Desse modo, quando levantamos o debate sobre o voto consciente, precisamos antes esclarecer alguns pontos que permeiam a relação entre o voto e quais são as informações disponíveis sobre os candidatos, postura e histórico dos mesmos.

No momento em que oficializa a candidatura, o candidato deve apresentar o Programa de Governo. Esse documento é público e deve contar todas as propostas a serem cumpridas ao longo do mandato, caso eleito. Ler e se inteirar dessas propostas a partir do programa de governo, horário eleitoral e debates, é papel do cidadão nesse processo de definição.

Por parte do eleitor, trata-se de uma escolha completamente livre de qualquer tipo de interesse pessoal, já que o mesmo, na hora do voto, deve pautar sua decisão a partir da reflexão de qual candidato está mais apto a atender as demandas da população e defender os interesses coletivos.

Outros pontos além de conhecer as propostas, identificar as afinidades ideológicas e o histórico político, buscar informações acerca dos partidos que compõem a coligação, os apoiadores da campanha e as convicções dos candidatos, bem como conhecer os deveres e as responsabilidades desses cargos em questão, são também de extrema importância no processo de conscientização do voto.

Estar atento (a) e questionar ofertas duvidosas também é papel do cidadão. Em todo Brasil, uma prática que, apesar de ilegal, é recorrente durante o período eleitoral, é a compra de votos. Essa infração, além de demonstrar a falta de ética por parte do candidato, é classificada como crime pelo Código Eleitoral (Lei número 4.737/1965) “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto”.

Ao longo desta semana, o Portal Vale do Capão trará uma matéria com a relação dos candidatos que oficializaram suas pré-candidaturas pela prefeitura de Palmeiras e Câmara de Vereadores. Ao longo das próximas semanas, vamos também trazer entrevistas individuais com cada um deles publicadas por ordem alfabética, com o objetivo de exemplificar as propostas e munir eleitores de informações acerca dos projetos e história política dos concorrentes.

No âmbito democrático, é cabível aos gestores públicos honestidade, ética e compromisso. Por parte eleitor, o voto consciente é sobre o compromisso cívico com o destino de nossas cidades.

Nayara Araújo
Nayara Araújo
Nayara Araújo é jornalista formada pela Universidade de Cuiabá e repórter de política aposentada das redações. Mato-grossense de raízes pantaneiras, é moradora do Vale do Capão há 6 anos. Se dedica atualmente a pesquisa e prática dos saberes tradicionais através do Ayurveda, Ginecologia Natural e Plantas Medicinais.
- publicidade -
Slider

Relacionado

Entrevista com a candidata a vereadora pela Candidatura Coletiva Capão – Taís Cunha

Em en­tre­vista ao site Portal Vale do Capão, a candidata a vereadora na Candidatura Coletiva Capão, Taís Cunha (PT), expõe o que é a Candidatura Coletiva Capão e cita necessidades emergenciais do Vale

Eleições 2020 – Vídeo Entrevista com o Candidato a Vereador Giba

Em en­tre­vista ao site Portal Vale do Capão, o can­di­dato a vereador Giba (PT), defende suas propostas, faz críticas ao atual prefeito e fala sobre necessidades emergenciais do Vale do Capão

Saiba quem são os candidatos a Prefeitura e Câmara de Vereadores de Palmeiras nas eleições 2020

Candidatos oficializam perante o Tribunal Superior Eleitoral os registros de candidatura para a Prefeitura de Palmeiras e Câmara de Vereadores. São quatro concorrentes a uma vaga na prefeitura e 39 postulantes a vereador.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Atenção! Comentários ofensivos, palavras de baixo calão ou que ofendam a conduta, moral e ética profissional serão excluídos. Agradecemos a compreensão.
Slider

Veja Também

RESPONSABILIDADE somos uma grande família!

Os jiraus do Vale do Capão tem dado o que falar, tem incomodado, alguns sendo retirados, todos extravasantes e sendo repensados.

Mais um Jirau retirado no Vale do Capão

No último dia 13 de janeiro um grande Jirau que estava localizado na rua do Gorgulho foi retirado por moradores, trabalhadores da atual empresa que realiza a Coleta de Resíduos sólidos no Distrito e o responsável pela Pousada Vila Flor, que encontrava-se em frente ao local onde estava a instalação.

Vênus e Saturno, Quem Governa o Ano?

Quando começou o ano de 2021, na minha observação diária de acontecimentos, fatos e expectativas, fiquei diante de perspectivas de momentos tensos e difíceis, alertados por várias correntes de opinião, correntes de pensamentos, filosóficas e espirituais.

No Vale do Capão

Fabinho do Adubo

Adubo de gado e cabra

Deusdato Gustavo

Jardinagem, marcenaria e restauração de móveis

Chalé Encantado para 2 pessoas na Rua da Harmonia

Chalé para 2 pessoas na rua da Harmonia. Aluguel por temporada no Vale do Capão

Casa Açaí para 8 pessoas no Riacho do Ouro

Casa com 3 Quartos - estadia máxima 30 dias

- em destaque -

Fabinho do Adubo

Adubo de gado e cabra

Deusdato Gustavo

Jardinagem, marcenaria e restauração de móveis

Chalé Encantado para 2 pessoas na Rua da Harmonia

Chalé para 2 pessoas na rua da Harmonia. Aluguel por temporada no Vale do Capão

Casa Açaí para 8 pessoas no Riacho do Ouro

Casa com 3 Quartos - estadia máxima 30 dias