No último domingo, 21, o ciclista Ulan Bastos Galinski, 23 anos, nascido no Vale do Capão, distrito de Palmeiras, conquistou o Campeonato Brasileiro de Maratona (XCM). A prova foi disputada em Juiz de Fora, Minas Gerais. Com a vitória, o atleta da equipe Caloi / Henrique Avancini Racing ganhou o direito de utilizar a camisa com a bandeira no Brasil na temporada 2022.
O vencedor participou de uma disputa muito concorrida, na qual teve uma vantagem de 24 segundos sobre o vice-campeão, que também é baiano. “Foi uma prova rápida, muito tática, muito disputada, mas consegui me posicionar muito bem no pelotão desde o início e fazer a diferença na última subida de asfalto para sair com esse título”, disse Ulan, que terminou a prova em 1h52min35seg.
Para Ulan, que é filho do casal Maryanne Dultra Bastos e Jean Paul Galinski, proprietários do Circo do Capão, ser campeão é uma concretização do sonho de infância: “É engraçado que, lá atrás, eu sempre acreditei que eu me tornaria um dia campeão brasileiro. Agora finalmente aconteceu. Está sendo difícil de cair a ficha, mas estou muito feliz com essa conquista”, declara. Ulan deixou a categoria Sub-23 esse ano para competir na elite do Brasil. Na prova seguinte, o Brasil Ride, ele fez dupla com Edson Rezende, seu parceiro de equipe na Caloi / Henrique Avancini Racing. Ambos foram TOP 3 na maior prova de ultramaratona de mountain bike das Américas.
O ciclista do Capão se tornou o primeiro nordestino da história a ser campeão na categoria elite do Campeonato Brasileiro de Maratona Mountain Bike.
A próxima meta de Ulan nesse momento é descansar e curtir as férias com a família e amigos no Vale do Capão, pois, daqui a três semanas, já começa a preparação do atleta para 2022.
Joilson Santos é estagiário e produziu esta reportagem sob supervisão do editor Aurelio Nunes