Arcano menor do tarot, umas das figuras de corte do naipe de copas, cujas cartas costumam retratar os cenários que encontramos na vida, diferentemente dos maiores, cujo significado trata de nossas potências, mas com as figuras de corte, o pajem ou valete, rainha e rei, o simbolismo e um pouco diferente pois as cartas de corte abordam aspectos de nosso caminhar no mundo, os pajem, somos nós jovens ainda, nos coloca como aprendizado diante de um cenário, os Reis e rainhas são nossas formas mais estruturadas de já maduras diante do mundo e de seus cenários.
Resumidamente, os arcanos maiores, representam no jogo aspectos , arquetipicos nossos, enquanto os menores num jogo retratam cenários, situações em que estamos inseridos naquele momento da leitura. As figuras de corte com o pajem, são uma exceção dentre os menores, pois eles são uma pouco de cada um dos arcanos, ao mesmo tempo que falam de cenários, trazem a nossa persona dentro daquele cenário.
O naipe de copas representa os nossos cenários emocionais, as nossas águas, e o pajem representa uma situação nova, jovem ainda que está iniciando em nossas vidas, pode ser uma nova emoção em um relacionamento antigo, pode ser um novo relacionamento, o podemos estar em uma situação de onde nos colocamos como aprendiz, caso a carta esteja na luz ou imaturo, se estiver na sombra.
Pode indicar também que o consulente está disponível para uma relação nova, tudo vai depender do arcano maior e da casa da Mandala que o arcano saiu. No geral é um cenário emocional novo, um sentimento novo, um aprendiz diante de uma situação emocional recente, ainda jovem, possivelmente imaturo, mas com potencial para se desenvolver. Tudo vai depender do encadeamento simbólico das duplas, maior e menor, nas 12 casas da Mandala. Geralmente ele aparece como um cenário positivo, principalmente nas casas de água ou que trata de assuntos relativos às nossas afetividades como a casa 7 ou na 11.
Ser um aprendiz, ter novas emoções pode ser interessante, pode trazer sempre novas possibilidades de se relacionar consigo mesmo, com o outro e com a vida!