Trilhas no Vale do Capão: informações úteis e boas práticas
Caeté Açu (popular Vale do Capão), é distrito da cidade de Palmeiras, na Bahia. Em Palmeiras, onde está situada a sede do ICMBio, Instituto Chico Mendes de conservação da biodiversidade, órgão responsável por Unidades de Conservação (UCs), áreas de preservação ambiental. Esta unidade do ICMBio é responsável pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) que possui 152.000 hectares e, em sua extensão, podem ser encontrados 3 biomas: Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. As cidades onde se encontram o Parque e fazem parte de seu entorno são: Palmeiras, Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis e Mucugê.
O Vale do Capão (no município de Palmeiras) é entorno deste parque e nele fica situada a Sede da ACV-VC (Associação de Condutores de Visitantes do vale do Capão) no “bairro” dos Campos.
O Vale do Capão possui diversos atrativos naturais. Trilhas dos mais diversos estilos e níveis de dificuldade, cachoeiras, rios, serras e montanhas, além dos atrativos culturais entre diversos festivais musicais, apresentações que acontecem no Circo do Capão, atividades religiosas, e a própria cidade em si.
Trilhas mais populares no Vale do Capão:
- Cachoeira da Fumaça,
- Cachoeira do Rio Preto,
- Rodas,
- Cachoeira das Angelicas,
- Cachoeira da Purificação,
- Cachoeira das Águas Claras,
- Cachoeira do Riachinho (Parque Natural Municipal, que possui taxa de acesso),
- Cachoeira da Boa Vista (em Conceição dos Gatos, vizinho ao Capão, esse passeio é feito muitas vezes em conjunto com a cachoeira do Riachinho, pois possuem níveis mais fáceis de acesso)
- Acesso ao Vale do Pati.
Trilhas com menos procura, devido à terem níveis mais altos de dificuldade, são, entre elas, o Poço do Gavião e o Morrão.
Sempre recomendamos o acompanhamento de um condutor/guia nas trilhas, para orientações, informações, segurança entre outros motivos.
Para incentivar as boas práticas na visitação turística no Vale do Capão conheça as:
Dicas da Pa
- Vamos praticar verdadeiramente o ecoturismo, turismo de natureza e o turismo de aventura
- Vamos todos curtir e cuidar do nosso meio ambiente preservando e com segurança
- Opte sempre por ser acompanhado por um condutor/guia!
- Leve todo o seu lixo de volta (orgânico e seco)
- Não passe protetor antes de entrar no Rio ou Cachoeira (aguarde pelo menos 30 minutos caso já tenha passado)
- Não pegue plantinhas e pedrinhas (lembre-se que se cada um pegar “só uma” daqui a pouco não teremos mais nada)
- Não abra novas trilhas (as vezes molhar o pé faz parte da aventura e da vivência)
- Leve sempre água e se hidrate no caminho
- Não leve bebida alcoólica para as trilhas
- Respeite sempre o seu limite e o da natureza
- Siga sempre as orientações dos órgãos que cuidam do espaço e da natureza! (ICMBio, ACVVC e outras Associações de condutores da Chapada Diamantina).
- AJUDE A PRESERVAR E CONSERVAR O NOSSO MEIO AMBIENTE, você também faz parte dele e é sua responsabilidade.
Ótimas dicas! É sempre bom acompanhar o trabalho de quem contribui de verdade com um turismo responsável, que as dicas se propaguem e que a galera siga a risca…. Afinal uma exceção gera outra e outra e assim perdemos o contato respeitoso com essa Natureza tão linda e abundante que nos rodeia.