domingo, 18 abril, 2021
30 C
Caeté-Açu
- publicidade - spot_img

Vivendo no Vale: novas possibilidades e novos significados

InícioVozes do ValeVivendo no Vale: novas possibilidades e novos significados

Vivendo no Vale: novas possibilidades e novos significados

Quando recebi o convite para escrever para o blog, fiquei imaginando o que compartilhar com vocês. Aí surgiu a ideia do quintal de saberes e sabores. Inicio aqui com algo que sempre me trouxe inquietações: o abandono das práticas agrícolas na comunidade do Vale do Capão. 

Desde criança a prática agrícola estava presente na minha vida.  Eu sempre ia para a roça ou ajudava minha mãe a cuidar do quintal, tinha minha enxada, meu balaio e uma mão de pilão, essas ferramentas eram de acordo com meu tamanho. Na roça ou no quintal brincava de trabalhar. 

Adolescente escutava de familiares e amigos falas de que não era possível viver da agricultura e os mesmos contavam histórias sofridas e as dificuldades enfrentadas para assim garantir a sobrevivência.  

Nesse contexto atual fez refletir as práticas agrícolas e sua importância para a economia local. Acho que nesse momento o maior desafio da nossa comunidade está na economia que tem como principal atividade o turismo. 

Vale aqui compartilhar que esse contexto que estamos vivenciando está sendo importante para refletir os caminhos a trilhar agora na pandemia e também após a pandemia. A comunidade vive um momento de desaceleramento. Nesse desacelerar estamos resgatando conhecimentos ancestrais a exemplo das práticas agrícolas. A agricultura nesses últimos 5 meses na comunidade do Vale do Capão tem proporcionado às famílias um novo diálogo com a mãe terra.

E as atividades agrícolas estão acontecendo principalmente nos quintais e com o envolvimento de toda a família. Assim os quintais do Vale do Capão ganharam novos significados e novas possibilidades. São espaços muito importantes para as famílias na produção de alimentos, produção das artes, produção de conhecimento e tantos outros diversos saberes que são compartilhados. 

Acredito que a retomada das práticas agrícolas na comunidade do Vale do Capão está sendo essencial para fortalecer a economia local e garantir alimentos de verdade para os moradores.

Mara
Mara
Mãe, professora circense e artista. Nascida no Vale do Capão. Formada em Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em agroecologia na Universidade Federal de Viçosa MG.
- anúncio -

9 COMENTÁRIOS

  1. Lindo texto, Mara! Momento para pensarmos sobre todas as possibilidades que estão diante de nós (e sempre estiveram!). Um resgate à nossa criatividade e à valorização da nossa cultura! Os benefícios são diversos, além de mais saúde, tem mais união na família, mais convívio, mais ensino e aprendizagem… obrigada pela reflexão!

  2. Um aprendizado diário a lida com a terra, valorizamos cada dia de sol, cada chuva, destinamos nosso lixo orgânico, já com os planos de aproveitar suas propriedades no cultivo de novos alimentos, muito rico ver essa comunidade dialogar com a terra assim novamente. Que o novo siga se desenvolvendo cada vez mais. Um abraço, muito bom acompanhar sua visão aqui no Portal. <3

  3. Muito bom Mara!
    É um resgate que faz bem pra alma!
    A mãe natureza agredece esse apreço dado por ti, belo texto. PARABÉNS!
    Grande abraço amiga!

  4. Querida que depoimento rico, que bom saber um pouco mais de você … Lindo texto
    Muitas realizações e sabores nesse Vale de beleza e sabores da terra e na sua arte no circo. Você realmente é muito especial Mara.
    Felicidades …

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Mais da Coluna

O Vale do Capão e suas Memórias

O Vale do Capão e suas memórias, algo encantador é relembrar do tempo antigo desse lugar. Dependendo do contador as suas histórias são de alegrias ou cheias de dor. Então aqui para iniciar a vocês vou contar um pouco do que ouvi e também vivi desse Capão antigo.
- anúncio -

Veja Também

Habitar a palavra

Oficina para treinar a palavra falada e seu potencial para o desenvolvimento cotidiano e artístico (palhaços, declamadores, cantores, etc.) no Vale do Capão

#LeiAldirBlanc – Projeto valoriza tradições e promove inclusão digital de comunidade quilombola em Palmeiras

A preservação da memória e das tradições culturais, geração de renda, requalificação da produção culinária, fortalecimento do artesanato e a promoção da inclusão digital estão entre os benefícios alcançados pelo projeto de Desenvolvimento Territorial do Quilombo de Corcovado

Mais do Vale

- em destaque -