sexta-feira, 1 março, 2024

3º episódio da websérie musical Cocriadoras convida

Cocriadoras anuncia o lançamento do 3º e último episódio da primeira temporada de websérie musical com artivistas da Bahia. Cocriadoras convida a banda Panteras Negras para o 3º episódio da websérie musical Cocriadoras convida. O lançamento será dia 27 de agosto (sexta), às 21h, no youtube/Cocriadoras.

A dupla Cocriadoras, Gabri Ela e Ive Farias (Chapada Diamantina), se unem à banda Panteras Negras (Salvador) para apresentar músicas autorais e bate-papo sobre arte, cura, memória e justiça.

Composta por Dedê Fatuma, Suyá Sinergy, Line Santana e Ziati Franco, a banda Panteras Negras é a primeira banda instrumental LGBTQIA+ negre do mundo. Sua arte promove representatividade e questionamentos sobre a norma presente (homens, brancos, heterossexuais) na música instrumental.

Cocriadoras e Panteras Negras tocam a música “5 anos”, composta por Gabri Ela. Ao som do blues e do reggae, a canção revela silêncios estridentes que acobertam, ontem e hoje, os abusos e as violências do pacto colonial exercidas pelo sexismo patriarcal sobre corpos de tantas mulheres e meninas.

Pantera Negras com Cocriadoras toca “NZINGA 2”, música de Dedê Fatuma, Suyá Sinergy, Line Santana e Ziati Franco. Nela, Dedê Fatuma firma a voz pelos direitos da população negra à vida, à memória e à justiça com seu poema autoral “Maré Kawô”.

Laura Franco, diretora da websérie, descreve a música Nzinga 2 como um “rock baiano com influência da black e soul music e forte diálogo com claves de matriz afroreligiosa, propondo uma releitura inovadora e contemporânea de rítmicas como o Ijexá e o Alujá (toques ligados às Iyabás e ao Orixá Xangô respectivamente)”.

A websérie “Cocriadoras convida” promove o encontro entre artivistas para difusão do trabalho artístico produzido por mulheres negras e LGBTQI+ da Bahia. São narrativas da criação que contribuem para reflexões sobre o presente e nosso futuro em sociedade.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A equipe composta, majoritariamente, por mulheres, profissionais de qualidade e muitas delas também artivistas, mesmo em meio a um contexto difícil de pandemia, crise ética e recursos mínimos, produziu uma websérie musical com qualidade e compromisso social que vem encantando o público.

Dois dos três episódios, desta primeira edição da websérie, já estão no ar. Acesse www.youtube.com/cocriadoras e se inscreva. Você pode assistir os encontros entre Cocriadoras, Tereza Raquel e Nildes Sena. Siga @cocriadoras nas redes sociais.

Créditos da foto montagem Natália Arjones e Michele Ramos

Data

27 ago
Expired!

Hora

21:00 - 23:00
YouTube

Localização

YouTube
on-line

Organizador

Cocriadoras
Telefone
71996151455
E-mail
[email protected]
Website
http://youtube.com/cocriadoras