segunda-feira, 8 agosto, 2022

2º episódio da websérie musical Cocriadoras convida

No próximo dia 13/08, acontece o lançamento do segundo episódio da websérie Cocriadoras convida. Desta vez, Nildes Sena e Cocriadoras abordam a força das palavras, da Capoeira Angola e da performance Drag King para falar de temas como violência, ancestralidade negra e história das mulheres.

Na próxima sexta-feira, 13 de agosto, às 21h, no Youtube Cocriadoras, acontece o lançamento do segundo episódio da websérie musical Cocriadoras convida.

A convidada da vez é Nildes Sena (Cruz das Almas/ Camaçari), mulher negra de corpo encapoeirado, artista plástica, atriz, bonequeira, escritora, educadora social e Mestra em Crítica da Cultura, com mais de 30 anos de atuação. O artivismo de Nildes Sena ecoa através da arte de resistência negra que é a Capoeira Angola, através do teatro, das artes visuais e do ativismo. Sua presença firma o lugar da ancestralidade e da memória das mulheres negras na Bahia.

Cocriadoras convidam Nildes na canção “Mulher é argumento”, de autoria de Ive Farias e Gabri Ela, para performar o Drag King Ivan Bernardino, um capoeirista que se divide entre atitudes machistas e expressões de uma sexualidade fluida.
Na performance “Cheguei de Aruanda pra ficar”, de autoria de Nildes Sena, Cocriadoras e a musicista Keilla Calmon fazem o coro e a cama sonora para Nildes cantar histórias de travessias, cheganças e reinvenção.
As gravações foram realizadas em Camaçari, com uma equipe reduzida, em meio a pandemia de Covid-19 e o acirramento do confinamento, um desafio para a equipe e todas pessoas envolvidas.

A direção e o roteiro da websérie são da pesquisadora e multiartista Laura Franco que, junto com Suyá Sinergy, na mixagem e masterização, Michele Ramos na edição de imagens e Natália Arjones na fotografi, apresentam um produto com alta qualidade de áudio e vídeo.

O primeiro episódio, com Tereza Raquel, já está disponível e pode ser visto na íntegra no Youtube Cocriadoras. O terceiro e último episódio desta edição convida a banda Panteras Negras e tem previsão de lançamento ainda para agosto.

Cocriadoras Convida é um projeto da dupla Cocriadoras, composta por Gabri Ela e Ive Farias. A websérie musical convida artivistas que atuam na roça e na capital baiana para compartilhar canções, obras autorais e diálogos urgentes. Artivismo é a junção entre arte e ativismo, uma forma de amplificar o debate e sensibilizar a sociedade para temas sociais e comuns a todes.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Fotos: Natália Arjones

Data

13 ago
Expired!

Hora

21:00 - 23:00
YouTube

Localização

YouTube
on-line

Organizador

Cocriadoras
Telefone
71996151455
E-mail
[email protected]
Website
http://youtube.com/cocriadoras

Próximo Evento