Uma visitante que esteve no Vale do Capão no último fim de semana denunciou o arrombamento do veículo em que estava com outros acompanhantes, após deixá-lo estacionado nas proximidades da Cachoeira Poço dos Patos, um dos pontos turísticos mais visitados da região. Ao retornar ao local, o grupo encontrou o carro com o vidro traseiro quebrado e sinais de que objetos haviam sido levados do interior. Em contato com a reportagem, a vítima relatou detalhes do ocorrido, as providências adotadas após o furto e o impacto da situação durante a visita.
Segundo relato, o veículo permaneceu estacionado por menos de três horas enquanto o grupo realizava a trilha até a cachoeira. “Chegamos lá aproximadamente 12h20 e quando retornamos da cachoeira era por volta de 15h. Foi o momento em que percebemos que nosso carro tinha sido arrombado”, afirmou.
A visitante informou ainda que o estacionamento estava cheio no momento da chegada. “Quando chegamos, tinham poucas vagas livres e era já no final do estacionamento”, disse. Até o momento, não há confirmação sobre testemunhas que tenham presenciado a ação.
Após perceber o ocorrido, o grupo buscou informações com pessoas que estavam nas proximidades da entrada da trilha, mas não obteve retorno. “Fomos até a barraquinha que fica na entrada da trilha tentar alguma informação com pessoas que estavam por lá, tentar ver se alguém tinha visto alguma coisa, mas não obtivemos resposta nenhuma”, relatou. Segundo ela, os monitores responsáveis pela entrada da trilha também foram acionados, mas não puderam auxiliar naquele momento.
De acordo com a vítima, um casal de turistas que também estava na trilha se deslocou até o município de Palmeiras para acionar a polícia, que compareceu ao local em seguida. O grupo precisou aguardar até o período da noite para registrar o Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade.
Frequentadora do Vale do Capão desde 2019, a visitante afirmou que costumava retornar à região entre três e quatro vezes por ano e que não imaginava vivenciar situação semelhante no destino. “De tudo o que nos levaram — e não foi pouca coisa — o que mais dói é saber que um lugar mágico está perdendo a essência por causa da ação de más pessoas que estão, de certa forma, se aproveitando do crescimento local e da maior facilidade de chegar e sair depois do asfalto”, declarou.
Ela finalizou deixando um alerta a outros visitantes: “O Vale do Capão é um lugar maravilhoso e vale muito a pena conhecer, mas precisamos deixar claro que, como em qualquer outro lugar, agora precisamos ser muito mais atentos”.







