domingo, 8 dezembro, 2024

Atividades de aceiro negro e queima controlada nos Gerais do Vieira e Gerais do Rio Preto

ConteúdoNotíciasAtividades de aceiro negro e queima controlada nos Gerais do Vieira e...

Atividades de aceiro negro e queima controlada nos Gerais do Vieira e Gerais do Rio Preto

Nos períodos de 23 a 25 de julho e de 30 de julho a 1 de agosto o ICMBio, em parceria com a Associação Comunitária do Pati – ASCOPA, irá realizar um aceiro negro na região dos Gerais do Vieira e uma queima controlada na região do Gerais do Rio Preto, ambas situadas na comunidade tradicional do Vale do Pati, no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Essas atividades serão realizadas com a participação ativa dos moradores do Vale do Pati e fazem parte de pesquisas da UEFS e UFBA.

O QUE É UM ACEIRO NEGRO?

É uma das ferramentas utilizadas no combate a incêndios. São faixas de terra onde a vegetação é removida preventivamente para evitar ou retardar a passagem do fogo. Quando é confeccionado com a utilização do fogo recebe o nome de aceiro negro.

O QUE É QUEIMA CONTROLADA?

São fogos planejados utilizados como ferramenta para produções como a agrícola, pecuária, extração de mel, coleta de frutas, entre outros. Podem ser realizadas por comunidades tradicionais, indígenas e produtores rurais. Quem autoriza queimas controladas no interior das Unidades de Conservação federais é o ICMBio.

POR QUÊ SÃO REALIZADAS QUEIMAS CONTROLADAS DENTRO DE UM PARQUE NACIONAL?

O Parque Nacional da Chapada Diamantina abriga em seu interior fitofisionomias dos Biomas Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. Os ambientes de Cerrado foram moldados com a ocorrência natural do fogo ao longo de milhões de anos. Por este motivo as políticas públicas estão migrando da visão de “fogo zero” para o manejo integrado do fogo, que integra saberes tradicionais, científicos e técnicos na gestão do fogo, ou seja, no planejamento e execução das atividades de prevenção e combate a incêndios, preparação e usos do fogo. No caso das comunidades tradicionais que residem no interior de Unidades de Conservação de proteção integral, elas possuem direitos sobre seus conhecimentos, práticas e usos, direitos que precisam ser compatibilizados com a conservação da biodiversidade. No caso dos Gerais do Rio Preto e Gerais do Viera, que tratam-se de áreas de campo tolerantes ao fogo, ocorre a compatibilização de direitos ambientais que levaram a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina e os direitos sociais da comunidade do Vale do Pati, que necessita estimular a rebrota da vegetação das áreas de gerais para alimentação das suas mulas.

Por Marcela de Marins 

Fonte: Parque Nacional Chapada Diamantina

Portal Vale do Capão
Portal Vale do Capão
A vitrine virtual do Vale do Capão! Apoie o Portal fazendo uma doação de qualquer valor via PIX. Chave (CNPJ): 43518009000100
- anúncio patrocinado -
- anúncio patrocinado -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

Relacionado

Recicla Capão

Com 9 anos de atuação, o projeto Recicla Capão tem sido um pilar essencial na comunidade do Vale do Capão, Palmeiras/Bahia, promovendo a sustentabilidade...

Grupo MPF

Grupo MPF se destaca no Sul da Bahia com soluções 100% ecológicas para tratamento de esgoto, confira:A empresa Grupo MPF tem se destacado no...

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Atenção! Comentários ofensivos, palavras de baixo calão ou que ofendam a conduta, moral e ética profissional serão excluídos. Agradecemos a compreensão.
- anúncio patrocinado -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Veja Também

- anúncio patrocinado -

No Vale do Capão

- anúncio patrocinado -
- anúncio patrocinado -

- em destaque -