A comunidade do Vale do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, amanheceu estarrecida com um furto ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 17.
Trata-se do veículo usado no projeto Recicla Capão, um caminhão baú de pequeno porte Chevrolet D-10, que foi levado de onde estava estacionado, no bairro Portal das Flores, ou Portal de Wilson, como o local é mais conhecido no distrito.
O caminhão foi deixado no estacionamento para ser usado nesta quinta-feira, no mutirão de coleta que é realizado quinzenalmente. O veículo é usado para o projeto, que existe há mais de sete anos e realiza estas coletas de materiais recicláveis no Vale do Capão, retirando da natureza e dos lixões da Chapada toneladas de resíduos anualmente. O veículo foi uma doação feita para a comunidade, por meio da iniciativa.
O Recicla Capão recebe os recicláveis no coreto da vila do Capão quinzenalmente, além de ter parcerias com associações de moradores e estabelecimentos para coleta periódica. Sem o carro, fica impossível realizar esse trabalho de utilidade pública, já que os moradores da localidade não têm para onde destinar os resíduos.
Nas redes sociais, a idealizadora do projeto, Jucirene Nascimento, se mostrou indignada e fez um apelo a quem furtou o veículo para que devolva o instrumento de trabalho. “Quando fomos ver o carro agora de manhã, não estava mais lá no estacionamento. Peço que quem levou, devolva, que esse carro foi doado para o Recicla Capão para realizarmos nosso trabalho de reciclagem”, apelou.
Jucirene e o marido Manoel registraram um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Palmeiras nesta manhã.
Foto: Thiago Caribé e divulgação Recicla Capão
Fonte: Chapada News