Representante da Chapada foi eleita na Conferência Livre de Meio Ambiente realizada em 7 de dezembro de 2024.
A Chapada Diamantina está na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento teve início na terça-feira, 6, em Brasília, e contará com a representante da Chapada eleita na Conferência Livre do Meio Ambiente, realizada de forma virtual no dia 7 de dezembro de 2024.
Organizada pelo coletivo OCA – Observatório dos Conflitos Socioambientais da Chapada Diamantina, com apoio da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), por meio do Campus Avançado da Chapada Diamantina, e da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus Seabra, a conferência fez parte da agenda do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima visando elencar propostas da sociedade para as questões ambientais que o país vem enfrentando.
Na conferência realizada pela articulação socioambiental da Chapada foram elencadas propostas nos eixos de Mitigação, Justiça Climática, Governança e Educação Ambiental, que foram enviadas para inclusão no conjunto das propostas a serem votadas na conferência nacional.
A 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), neste ano, traz como tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. Promovido pelo Governo Federal, o evento vai até 9 de maio e reúne gestores, especialistas e lideranças da sociedade civil de todos os estados do país, com o objetivo de debater estratégias e soluções voltadas à crise climática e ao fortalecimento das políticas ambientais.
>>Confira aqui as propostas da Chapada Diamantina enviadas ao final da Conferência Livre.
Além da representação da Chapada, a delegação baiana conta com 44 delegados eleitos durante a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), realizada em Salvador. São 44 com prerrogativa de voto, sendo 22 representantes da sociedade civil, 10 do poder público e 12 do setor empresarial. Outros 15 representantes participarão como observadores.
Durante a etapa estadual, também foram elaboradas 20 propostas que foram levadas à 5ª CNMA, divididas em quatro por cada eixo temático: Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental .
Até sexta-feira, os delegados vão discutir as mais de 2.635 propostas já apresentadas nos estados e municípios. Ao final, serão votadas 100 propostas da Conferência Nacional para o Meio Ambiente, sendo escolhidas 10 como prioritárias. A conferência ocorre em um momento estratégico, já que o país se prepara para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Fonte: Brasil Participativo e Ascom/Sema | Foto: Valter Campanato/GovBR