A segunda edição do edital Circulações Literárias da Bahia, lançado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB/Secult/BA), em regime de cooperação cultural com a Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult/BA), tem possibilitado a movimentação de projetos literários baianos por todo estado. Tendo contemplado 14 artistas da palavra, que tiveram seus projetos selecionados para a circulação e distribuição de suas produções, o edital tem como ideia ampliar o alcance dessas obras por, no mínimo, três municípios diferentes da cidade de cada artista.
Naiara Gramacho, natural de Itabuna-BA e, atualmente, residente em Ilhéus-BA, contemplada com a proposta “Palavras na Infância – Do Litoral Sul à Chapada Diamantina”, é uma das aprovadas pelo edital. A autora, após participar do FLAP – Festival Literário da APA do Pratigi (Ituberá-BA), em novembro do ano passado, e já ter circulado por Canavieiras, no litoral sul da Bahia, agora chega à Chapada Diamantina.
Com os livros “A saudade do sol e da lua” (2022) e “Um Corpo de Palavras” (2025), ambos pela editora Via Litterarum (Ibicaraí-BA), Naiara Gramacho realizará, este mês, atividades pedagógicas e culturais para o público infantil em Palmeiras-BA. As ações acontecem no espaço ARCA (17/01, sábado) e no Circo do Vale do Capão (18/01, domingo). É uma oportunidade para as pessoas dos locais contemplados terem acesso ao trabalho desta talentosa multiartista baiana. Com uma rica produção literária, divulgadora da comunicação não-violenta, Naiara Gramacho realizará, gratuitamente, oficinas de Teatro de Sombras e Ilustração, contação de história do livro “A saudade do sol e da lua”, exibição do espetáculo “Um Corpo de Palavras”, distribuição de livros, além de proporcionar ao público um bate-papo com a autora.

Durante todas as ações haverá, como medida de acessibilidade, intérprete de libras. Também há, no canal da autora, no YouTube, versões virtuais de audiolivro para o público que desejar. O projeto “Palavras na Infância – Do Litoral Sul à Chapada Diamantina” pretende estimular, nas crianças, o interesse pela escrita, leitura, e ilustração, além de aguçar o olhar para outras formas de arte (como o teatro de sombras). Valoriza, também, a produção literária feminina, em editoras baianas, incentivando que mais crianças possam se imaginar escritoras e ilustradoras, ao ter referência de autoras do seu próprio estado. Estimula a produção literária na Bahia, gerando renda e visibilidade para as produções literárias de artistas locais. As obras envolvidas no projeto, se baseiam na escuta dos sentimentos e no não-julgamento do outro. Trazem o poder das “Palavras na Infância”. O poder que as palavras (julgamentos e, também, sentimentos) têm na vida das crianças.

O livro “Um Corpo de Palavras” conta a história de uma menina cujo corpo se cobria de palavras sempre que ouvia dos adultos, rótulos e julgamentos que diziam quem ela era ou deveria ser. É um livro que convida o público à reflexão sobre o poder das palavras rótulos que são usadas para as crianças, moldando a forma como elas se enxergam diante da vida. Um convite para se abrir para uma nova comunicação, com mais empatia e respeito. É baseado nos conhecimentos da Comunicação Não-Violenta e da Educação Parental e busca incentivar novos estudos sobre a comunicação entre adultos
e crianças na sociedade. O outro livro, “A saudade do sol e da lua”, fala sobre o poder de nomear as emoções para a criança, que muitas vezes não sabe reconhecer o que sente (missão nem sempre fácil até mesmo para os adultos). Quando o sol e a lua reconhecem a emoção da saudade, podem buscar novas formas criativas de se encontrarem novamente e/ou amenizar essa emoção que sentem. Também se inspira nos estudos da Comunicação Não-Violenta e da Educação Parental. Busca incentivar crianças e adultos a ouvirem suas emoções e comunicá-las, dando espaço para o sentir nas relações. Projeto que educa e alimenta de cultura o público infantil. Excelente alternativa para o período das férias. Fica a dica.
O quê: Circulações Literárias da Bahia – Projeto “Palavras na Infância – Do
Litoral Sul à Chapada Diamantina”, com Naiara Gramacho.
Onde: Chapada Diamantina, município de Palmeiras-BA.
Quando:
17/01/26 – Espaço ARCA, Rua Edson Botelho de Queiroz, Palmeiras, às 18h.
18/01/26 – Circo do Capão, no Vale do Capão, às 18h.
Este projeto foi contemplado pelo Edital Circulações Literárias da Bahia 2025 – Ano II, realizado pela Fundação Cultural do Estado/SecultB.








