quinta-feira, 13 maio, 2021
28 C
Caeté-Açu
- publicidade - spot_img

Após longo período de isolamento social devido a Pandemia, artistas sentem a necessidade de organizar de forma efetiva e segura as possíveis apresentações neste contexto

Músicos e musicistas do Vale do Capão organizam Coletivo para discutir demandas da temporada

ConteúdoCulturaMúsicos e musicistas do Vale do Capão organizam Coletivo para discutir demandas...

Músicos e musicistas do Vale do Capão organizam Coletivo para discutir demandas da temporada

Após longo período de isolamento social devido a Pandemia, artistas sentem a necessidade de organizar de forma efetiva e segura as possíveis apresentações neste contexto

Moradores do Vale do Capão, profissionais da música, que trabalham e acreditam no desenvolvimento cultural e artístico da comunidade, se unem para discutir propostas artísticas diversas para sua valorização. Através de reuniões periódicas o Coletivo visa organizar espaços e agendas culturais do Distrito de Caeté-açu, para a criação de propostas educativas, pedagógicas, terapêuticas, criação de materiais audiovisuais, divulgação dos serviços dos profissionais da música estabelecendo parcerias com produtores culturais, comerciantes e com a Prefeitura Municipal de Palmeiras.

O grupo considera que neste contexto de pandemia mundial é fundamental a organização para lidar, da melhor maneira possível, com os desafios da atualidade: conseguir desenvolver o trabalho e a subsistência mantendo o cuidado com a nossa saúde e a de todos os que estão ao nosso redor. Por isso, também estão elaborando uma agenda cultural organizando os eventos em espaços adequados, ao ar livre, descentralizados da Vila, seguindo corretamente os protocolos sanitários.

O Coletivo se reuniu no dia 10 de dezembro na Vila de Caeté-Açu, junto com representantes da Comissão da Festa de São Sebastião e de locais vizinhos, para organizar o movimento de artistas durante a temporada e assim evitar o caos sonoro e administrativo. Para elaborar a pauta da reunião levaram em consideração o fato de que ainda não existe um protocolo específico para esta área e a necessidade de trabalhar se faz cada vez mais urgente devido ao fim do auxílio emergencial.

Para este ano, devido às restrições, e protocolos e por causa do isolamento social preventivo devido à pandemia de COVID-19, foram desenvolvidas uma série de atividades para beneficiar tanto aos artistas como aos comerciantes que rodeiam o circuito previsto para o acontecimento do trabalho artístico.

O Coletivo realizou uma primeira tentativa de comunicação com a Prefeitura Municipal de Palmeiras para que a mesma autorizasse o trabalho dos artistas no espaço público, para que assim retomassem as suas atividades econômicas e culturais, porém para qualquer determinação faz-se necessário esperar o novo decreto do Governo da Bahia depois do dia 17 de dezembro que será determinante para prosseguir com as organizações do Coletivo.

Para aqueles artistas que queiram conhecer as propostas que estão sendo desenvolvidas e contribuir com ideias e ações as reuniões estão acontecendo às terças 18 horas (online/presencial). Para consultas e para envio dos seus projetos artísticos ao Coletivo de Músicos podem contatar o e-mail: coletivodemusicosdocapao@gmail.com

Gabriela Witencamps
Gabriela Witencamps
Atriz, professora de teatro e argentina formada pela Escola de Teatro de La Plata, Buenos Aires, onde é assistente na área de Metodologia da Investigação em artes na carreira de Licenciatura em Teatro. Atualmente trabalha como produtora e coordenadora em El Vodevil, programa de rádio de Artes Cênicas na Rádio de La Universidade Nacional de La Plata e também é integrante da equipe editorial de “El Anzuelo, Educación e Investigación en Artes Escénicas”; Jornal digital editado pela Universidade Nacional de La Plata. Moradora do Vale do Capão onde desenvolve seu projeto de pesquisa sobre as danças afro brasileiras através do estudo da Técnica Silvestre.
- publicidade -

Relacionado

Rádio Capão FM

A Capão FM é uma emissora nativa do vale do capão que surgiu com o intuito de interagir nossa cultura local com as demais culturas em todo o mundo e está no ar do Capão para o mundo desde setembro de 2020.

Moradores do Bairro dos Brancos convocam Assembleia com Vizinhos para discutir a Coleta dos Resíduos Sólidos

Em um parecer que nos foi enviado, Vanina e Mauro nos contam um pouco sobre o trajeto das ações que antecederam a realização de um abaixo assinado que solicita um Plano de Resíduos Sólidos para o município e organização emergencial da Coleta de Lixo, principalmente em tempo de pandemia.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Atenção! Comentários ofensivos, palavras de baixo calão ou que ofendam a conduta, moral e ética profissional serão excluídos. Agradecemos a compreensão.

Veja Também

No Vale do Capão

- em destaque -