O artista Rony Cácio lança, pela Editora Patuá, seu primeiro livro de poesias e bordados, “O Menino que Roubou o Olhar do Poeta”, no Vale do Capão, no dia 1º de novembro, a partir das 17h, no Quincas Café.
A obra é uma homenagem sensível à mãe do autor, bordadeira, e ao poeta Manoel de Barros, cuja poesia semeia o olhar para o simples e o encantamento pela natureza. Entre linhas, palavras e silêncios, Rony costura o universo do bordado e da poesia “como um anti-inflamatório”, em suas próprias palavras.
“Por gostar de plantar abraços, bordar amizades, refinar e costurar artes, busco compartilhar minhas inquietudes e oferecer um respiro ao olhar apressado, nesse tempo tão ruidoso e distraído”, diz o autor.
O livro reúne dez poemas e dez bordados criados por Rony Cácio, um verdadeiro sopro de leveza, um abraço no belo.
“É poesia como abraço bom.
É bordado como alento aos olhos.
É arte como reencontro.
Pela beleza da poesia.
Pela beleza do bordado.
Pela beleza do olhar de Manoel de Barros.”

Rony Cácio é multiartista. Ator, humorista, indigenista, parodista, brincante, artesão, estandartista, costureiro, modelista, agroflorestor, agente sócio ambiental, agitador cultural, sacizeiro, educador, estudioso da cultura popular, folgazão, arte educador, produtor, bordadeiro, bricoleur brasileiro raiz.
Serviço:
Lançamento do livro “O Menino que Roubou o Olhar do Poeta”
Autor: Rony Cácio
Local: Quincas Café — esquina da rua principal, em frente ao portal do Wílson, Vale do Capão
Data: 1º de novembro de 2025
Horário: a partir das 17h
Editora: Patuá – www.editorapatua.com.br/o-menino-que-roubou-o-olhar-do-poeta-poemas-de-rony-cacio/p









