sexta-feira, 30 julho, 2021
17 C
Caeté-Açu

A Essência Que Habita em Cada Um

InícioVozes do ValeA Essência Que Habita em Cada Um

A Essência Que Habita em Cada Um

Sempre aqui buscando vencer meus desafios com a escrita e escrever para o Portal Vale do Capão é extremamente especial, são muitas reflexões e desejos de expressar sentimentos e vivências acompanhadas das seguintes perguntas: O que compartilhar? Qual a melhor forma para compartilhar?

A essência que habita em cada um surgiu após uma conversa com uma grande amiga Kleyde Brito que mora na cidade. Falávamos sobre a importância do plantar. Ela enviou fotos de suas plantas e contou que havia preparado uma deliciosa salada com tomate e rúcula da sua horta em vasos.

Perceber as diferenças de realidade entre a cidade e o campo principalmente em relação ao espaço disponível para plantar, depende de algo que cada ser traz em sua essência e o desejo que cada um tem em produzir seu alimento. Assim me disse Kleyde: “ É preciso um olhar mais apurado para dentro de si. E querer voltar esse olhar é um passo importante. No campo ou na cidade, em si plantando tudo dá, principalmente o amor”.

Cada ser carrega dentro de si sua essência, sinto isso principalmente nessa conexão com a terra. O como fazer está dentro de cada um, é preciso perceber, sentir olhar e observar. E assim vamos fortalecendo nossas práticas com a agricultura.

PRODUZIR nosso alimento é nutrir nosso corpo e nossa alma!

VIVENCIAMOS um momento de reconexão com nossa grande mãe terra, essa mãe abundante que nos dá sem nada pedir em troca, essa mãe que necessita de cuidado. Nesse momento convido todos a refletir as ações de cuidado consigo e com o próximo.

- anúncio -
Mara
Mãe, professora circense e artista. Nascida no Vale do Capão. Formada em Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em agroecologia na Universidade Federal de Viçosa MG.

1 COMENTÁRIO

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio -

Mais da Coluna

O Vale do Capão e suas Memórias

O Vale do Capão e suas memórias, algo encantador é relembrar do tempo antigo desse lugar. Dependendo do contador as suas histórias são de alegrias ou cheias de dor. Então aqui para iniciar a vocês vou contar um pouco do que ouvi e também vivi desse Capão antigo.

Veja Também

Prefeitura de Palmeiras planeja asfalto e pedágio na Estrada do Capão

A novela da pavimentação da Estrada do Vale do Capão ganhou uma polêmica adicional: é que além do asfaltamento, a Prefeitura de Palmeiras prepara um Projeto de Lei para regulamentar a cobrança de pedágio no trecho de 20km que separa as sedes do município e do distrito de Caeté-Açu.

Você é a favor ou contra?

A questão da estrada, anunciada pelo governador Rui Costa no último dia 3 de julho, é uma discussão antiga na comunidade. Ao contrário do que o jornal Correio da Bahia insinua na sua postagem, não acredito que seja uma simples oposição entre moradores que querem as comodidades de uma estrada e alguns conservadores que temem o aumento da atividade turística.

Mais do Vale

- anúncio -

- em destaque -