domingo, 18 abril, 2021
30 C
Caeté-Açu
- publicidade - spot_img

A Terra é Redonda

Como a humanidade fez para descobrir e confirmar o formato da Terra? Como a genialidade de um Grego e o espírito aventureiro dos Portugueses contribuíram?

InícioVozes do ValeA Terra é Redonda

A Terra é Redonda

Em aproximadamente 200 anos Antes de Cristo, na Grécia, o astrônomo Eratóstenes colocou um poste alto em uma cidade, aguardou o meio-dia e mediu a sombra projetada pelo poste. Um ano depois, para que o dia da estação coincidisse, ele colocou o mesmo poste em outra cidade 800 km ao norte e aguardou o meio-dia para fazer a mesma medida da sombra projetada. Como esperava, encontrou dois valores diferentes. A sombra mais ao norte era maior do que a sombra mais ao sul devido à esfericidade da Terra.

Com estes dois valores além de concluir que a Terra é Redonda, valendo-se de geometria, calculou que a circunferência da terra era de 40.000 km, errando em menos de 0,01%, pois o valor exato médio da circunferência da Terra é de 40.040 km.

Isso foi feito 200 anos antes de Cristo, ou seja, a 2.220 anos atrás.

Depois disso a Europa entrou em uma idade de obscurantismo que relegou a descoberta de Eratóstenes ao esquecimento. Passaram a acreditar que a Terra era plana e que se um navegante se aventurasse por mares distantes cairia da borda dessa Terra.

Por volta de 1520, Fernão de Magalhães, um navegador português, liderou uma expedição que foi a primeira a realizar a Circum-Navegação do Globo Terrestre, sainda da Europa em direção a Leste e chegando novamente à Europa pelo Oeste, provando, definitivamente, que a Terra era realmente redonda, como já dizia Eratóstenes vários séculos antes. Agora sabia-se que se viajarmos para Leste, voltaremos ao ponto de partida pelo Oeste, ou vice-versa, pois vivemos em um enorme globo quase perfeitamente esférico.

Agora, no século 21, existe um grupo de pessoas que querem reviver o obscurantismo europeu da idade média. Renegam alguns tratamentos médicos, não tomam vacinas e acreditam que a Terra é Plana, além de algumas outras tolices. Acredito que essa turma deveria ir viver em Marte, pois ao se aproximarem teriam certeza da esfericidade do planeta.

Almir Edson
Almir Edson
O Almir é Engenheiro Mecânico, adora Matemática e Física e gosta de bolar novas maneiras de fazer as coisas. Gosta muito de leitura, particularmente sobre os fatos da humanidade. É morador do Vale do Capão desde 2012.
- anúncio -

6 COMENTÁRIOS

  1. O que mais me impressiona é a genialidade de Eratóstenes em imaginar uma maneira extremamente simples para provar algo que não era senso comum, pois assim como uma formiga colocada sobre uma bola de basquete imaginaria estar andando no plano.

  2. Ótimo artigo!! É inacreditável a teoria desse pessoal da terra plana. Tantos séculos de estudos e provas. Chega a ser ridículo, mesmo.

    Valeu Almir!

    • Muito bom! Incrível que depois de 2.200 anos ainda tem gente que não acredita… Tantas provas científicas, tantos satélites rodopiando ao redor da bola Terra, mas essa gente insiste no obscurantismo!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Mais da Coluna

- anúncio -

Veja Também

Habitar a palavra

Oficina para treinar a palavra falada e seu potencial para o desenvolvimento cotidiano e artístico (palhaços, declamadores, cantores, etc.) no Vale do Capão

#LeiAldirBlanc – Projeto valoriza tradições e promove inclusão digital de comunidade quilombola em Palmeiras

A preservação da memória e das tradições culturais, geração de renda, requalificação da produção culinária, fortalecimento do artesanato e a promoção da inclusão digital estão entre os benefícios alcançados pelo projeto de Desenvolvimento Territorial do Quilombo de Corcovado

Mais do Vale

- em destaque -