Na manhã deste sábado (15), o Rufino Rocha sediou um encontro entre os representantes dos diversos coletivos e instituições do Vale do Capão, formando o CGC – Conselho de Gestão do Capão. Todos os moradores do distrito – e que fazem parte de alguma associação – podem participar do conselho, uma vez que o seu principal intuito é facilitar a comunicação entre os movimentos que acontecem no Vale.
Na oportunidade, foi possível dialogar sobre a situação do Vale do Capão diante do atual contexto da saúde pública do estado em relação à pandemia causada pelo Coronavírus. Walney da Silva de Paula, Secretário de Saúde do Município de Palmeiras, abriu o diálogo nos trazendo os dados estatísticos dos números de casos confirmados de Covid-19 no estado da Bahia, nos revelando o aumento gradativo de pessoas infectadas com o vírus, que até o dia 14 de agosto constava o aumento de 4.075 casos por dia. Então, a proposta de Walney é que permaneçamos com as barreiras e restrições que vêm sido seguidas até os próximos tempos, havendo uma abertura gradual. O Secretário de Turismo e Meio Ambiente Nininho (Janivaldo Vieira dos Santos) nos revelou que estamos sendo pressionados para a reabertura do turismo no município, e ambos os representantes garantem que estarão empenhados para que isto aconteça com todos os cuidados necessários.
“No município de Palmeiras tivemos o total de 15 casos confirmados, e nenhum óbito. Hoje não temos nenhum caso ativo, mas isso pode mudar facilmente com a reabertura do turismo no Vale do Capão, levando em consideração que muitas pessoas pensarão na natureza como um refúgio”, disse Walney.
Na ocasião, foi possível compreender que, embora seja o Turismo Ecológico seja a base de sustento do Vale do Capão, e que estejamos todos sofrendo com a situação, é absolutamente necessário preservar a saúde em detrimento da economia na atual conjuntura da saúde pública.
É uma decisão de extrema importância e responsabilidade. Temos mesmo que pensar muito bem como será essa reabertura e se a prefeitura vai conseguir fiscalizar o cumprimento dos protocolos de segurança que serão assinados. A vida deve estar acima de qualquer interesse.
Oi Sa…. Espero que aqui não abra tbem… Pois para que isso aconteça, temos estar preparados todos os sentidos… Até pq nem a estrutura de hospitais nós não temos… Bjosss