segunda-feira, 8 agosto, 2022

São Sebastião é celebração de fé, força e união do Capão

ConteúdoNotíciasSão Sebastião é celebração de fé, força e união do Capão

São Sebastião é celebração de fé, força e união do Capão

Suspensa em 2021 por conta da pandemia do coronavírus, a Festa de São Sebastião voltou a ser celebrada este ano no Vale do Capão. Como de praxe, as celebrações iniciadas com a novena em homenagem ao padroeiro atingiram seu ponto alto neste domingo, 23, com a celebração de missa na centenária capela seguida pela tradicional procissão pelas ruas da Vila puxada pelas imagens de Jesus Cristo, Nossa Senhora e São Sebastião.

O domingo foi totalmente dedicado às celebrações do padroeiro, que começaram logo cedo, com a alvorada, seguida por uma café da manhã e um almoço servido à comunidade. No sábado também já haviam sido realizadas uma missa e uma procissão menor, apenas com o estandarte do padroeiro.

Uma multidão acompanhou o cortejo de domingo, animado por uma charanga que veio do município de Rui Barbosa. Depois da apresentação do coral da igreja entoando o Hino a São Sebastião, foi lida uma nota em tom de protesto.

“Antes de anunciar os nomes da nova comissão, gostaríamos de pedir desculpas à comunidade por não fazer uma festa grandiosa como acontece todos os anos”, declarou Daniele, que na condição de membro, falava em nome da Comissão de Festeiros.

Depois de discorrer sobre as dificuldades geradas pela pandemia, ela fez um pedido de desculpas e ao mesmo tempo um desabafo contra o comportamento do novo pároco em relação aos festejos. “Aproveitamos o ensejo para pedir desculpas ao padre Valeriano, caso o tenhamos ofendido. Não foi nossa intenção, a comunidade sempre esteve de braços abertos pra receber todos os padres que passaram por aqui. E com o senhor não seria diferente. O que o senhor presenciou aqui foi apenas a força de uma comunidade unida, que está disposta a tudo pra manter essa tradição. E que ano após anos relembra e revive a história dessa comunidade difundida por todo o mundo, que é visitada por povos de todos os lugares do planeta, que vem curiosos por esta cultura”, declarou.

“Deixamos ao senhor, padre Valeriano, um carinhoso convite a participar de maneira mais ativa dessa comunidade, antes de tentar impor novas regras, a conhecer melhor a nossa cultura. Quem sabe assim, poderemos trabalhar de mãos dadas, comunidade e paróquia. Mais uma vez pedimos desculpas, mas vamos continuar lutando pra manter nossa tradição viva, com quermesse, barraca, leilão, fanfarra, tudo o que resgata a memória desse povo, que já enfrentou demais tempos de dor, e que ainda assim, com o pouco que tinham, faziam uma festa de São Sebastião com muita fartura, ainda que com muita simplicidade, mas muita união, amor e devoção, pontuou.

“É imprescindível tentar primeiro compreender e respeitar a cultura local, antes de tentar muda-la. Estávamos entre a cruz e a espada, tentando compreender as novidades que o padre trazia e entende-as como se fossem as verdades dele, afinal, se ele traz essa novidades pra nós é porque fazem parte da cultura dele também, mas vamos continuar lutando pra manter as tradições do vale do Capão vivas”, alertou.

O texto da Comissão lamentou a impossibilidade de “dar continuidade a festejos cada vez mais grandiosos” e responsabilizou o pároco e o bispo Dom Tommaso Cascianelli, da Diocese de Irecê, pela não realização da festa dançante, o tradicional Forró realizado no coreto da Vila. “Por fim, depois de muita conversa com o Padre Valeriano e o Bispo Dom Tommaso, resolvemos acatar a decisão de não fazer a festa dançante este ano, pois, abre aspas, por estarem usando o nome do padroeiro, a Igreja Católica pode sofrer punições por estar cometendo um crime contra a saúde pública. Fecha aspas. Palavras do bispo.”

Padre Valeriano, que já não estava mais presente durante a leitura do texto, não foi encontrado para falar sobre o assunto. O bispo Dom Tommaso não compareceu ao evento. A reportagem encaminhou mensagens aos religiosos via whatsapp, mas até o momento não obteve resposta.

A nota foi concluída com agradecimentos. “Apesar disso, só temos a agradecer a São Sebastião por ter protegido a comunidade nesses tempos epidêmicos, ele que é o protetor contra a fome – e quem é nativo do Capão sabe muito bem disso – contra a guerra e as pestes epidêmicas. Embora tenhamos tido perdas em nossa comunidade, agradecemos por não termos tido perdas em números expressivos”, completou Daniele, antes de anunciar os nomes dos próximos festeiros e noiteiros (responsáveis pela novena).

NOVA COMISSÃO DE FESTEIROS
Presidentes: Jefinho e Mineli
Vice-presidentes: José Ribeiro e Cleide Martins
Tesoureiros: Valtinho e Binha

NOITEIROS
1ª noite: Dinha de Almir e Mateus de Camilo
2ª noite: Maria de Dil e Moisés Catalá
3ª noite: Roseli e Joaldo
4ª noite: Jaci de Zeca e Gatinha
5ª noite: Marlene de Dalva e Tião de Araci
6ª noite: Leusa de Paulinho e Cosme de Binho
7ª noite: Andrea da Mata e Armando de Jose
8ª noite: Alana de Delson e Rogério GG
9ª noite: Elsinha de Milton e Wilson Rocha

E viva o São Sebastião do Vale do Capão!

close
Aurelio Nunes
Aurelio Nunes
Jornalista de profissão, palmeirense de coração, morador do Vale do Capão
- anúncio patrocinado -
- anúncio patrocinado -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

Relacionado

Villaflor Pousada

@villaflorpousada localizada a 300 metros da Vilazinha, com seus chalés e apartamentos aconchegantes, oferece hospedagem em um ambiente cercado de árvores e plantas nativas por onde passa o rio do Capão, dando ao lugar a sensação de paz que todos nós queremos e merecemos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Atenção! Comentários ofensivos, palavras de baixo calão ou que ofendam a conduta, moral e ética profissional serão excluídos. Agradecemos a compreensão.
- anúncio patrocinado -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Veja Também

- anúncio patrocinado -

No Vale do Capão

- anúncio patrocinado -
- anúncio patrocinado -

- em destaque -