Os artistas do Vale do Capão celebraram a decisão da Prefeitura de Palmeiras de permitir a realização de eventos culturais em áreas abertas com até 100 pessoas. A decisão publicada no Diário Oficial desta quinta-feira, 17, revoga dispositivo do decreto 031/2022, de 10/02, que proibia a realização de qualquer atividade artística no município entre os dias 17 de fevereiro e 10 de março.
A decisão foi celebrada pelos artistas. “Essa mudança na postura da prefeitura foi, em boa parte, fruto da organização de musicistas, artistas e produtores culturais que estavam tendo sua subsistência ameaçada pela impossibilidade de trabalhar e obter renda durante a vigência do decreto 031”, diz trecho da carta assinada pelo Coletivo de Musicistas do Capão.
“Aproveitamos a oportunidade para chamar todos e todas que vivem de arte e cultura no município de Palmeiras para seguirmos nos organizando e aproveitarmos dessa primeira conquista para que possamos encaminhar outras demandas como a criação de um calendário cultural e de uma política de fomento a cultura no município de Palmeiras”.
Na segunda-feira, 14, um grupo de 25 artistas do Vale do Capão realizou uma manifestação em Palmeiras. Vestidos de preto e munidos de faixas e cartazes, os manifestantes percorreram as principais ruas da sede do município gritando palavras de ordem contra o projeto a restrição da atividade da categoria.
Em Carta Aberta à Prefeitura de Palmeiras, o Coletivo de Musicistas do Vale do Capão; a Acomtuv Associação Comercial do Turismo do Vale do Capão, os Artistas Circenses e Dançarinos do Vale do Capão e os Produtores Culturais do Vale do Capão reivindicavam a permissão de eventos para até 200 pessoas em espaços abertos com os protocolos sanitários vigentes dentro do contexto da pandemia, ou seja, com distanciamento social e utilização de máscaras. Caso o decreto não fosse modificado, a categoria solicitava a disponibilidade de auxílio para os trabalhadores da cultura.
parabéns Artistas !
que sigam se organizando!
sucesso na empreitada