sexta-feira, 30 julho, 2021
17 C
Caeté-Açu

Declare seu amor pelo Vale do Capão!

InícioVozes do ValeDeclare seu amor pelo Vale do Capão!

Declare seu amor pelo Vale do Capão!

Em 2019 o Coletivo Capão lançou uma campanha intitulada: “Cuide do seu lixo!

Cuide do Vale do Capão!

Sente amor na energia desse lugar?!

Retribua!!”

Para mim um alegria imensa vir falar sobre esta campanha.

Ao lê-la senti o chamado da palavra amor e de todo coração pulsante expresso aqui: eu amo o Vale do Capão! E você?

Vindo morar aqui sempre me causou sentimento de tristeza ver os jiraus assustadores e nojentos, assim como encontrar lixo em minhas caminhadas diárias (meu meio de locomoção é a pé). É lixo beirando rio, é lixo na mata, é lixo nas ruas principais, é lixo na vila…

É só abrir os olhos e ver.

E Eu com isso? Eu???

Eu posso fazer minha parte! Eu posso ao menos fazer o mínimo da melhor forma! Eu posso fazer a diferença! Eu posso ser a diferença!

E esse Eu se refere a mim e a Você, pois juntos somos Nós!

Assim sendo, cuidar do “lixo” que produzo é responsabilidade minha.

É simples e prazeroso: primeiro eu separo o que é orgânico (casca de frutas, legumes, restos de alimentos, etc.) do que é reciclável (papel, plástico, metal, vidro). O orgânico eu coloco sobre a terra para compostagem e o reciclável eu limpo, deixo seco, separo e analiso, sendo útil para mim eu Reutilizo, caso não me sirva eu busco encaminhamento a quem Recicle.

Sigo Repensando na importância em Reduzir o consumo de alta geração de descartáveis.

Reconheço que cada passo é de uma vez, afinal a Lua fica cheia gradativamente.

Só lembrando: nós, Coletivo Capão, estamos constantemente buscando encontrar soluções responsáveis e criativas com respeito ao melhor encaminhamento possível dos resíduos sólidos recicláveis gerados aqui no Vale do Capão.

Sempre bem vindos!

Uma importante ação do Coletivo Capão que voltou a acontecer todas as últimas quintas-feiras do mês, no Coreto da Vila é o Mutirão de Coleta, em que voluntariamente participantes do Coletivo ficam das 8 às 12hrs recebendo os materiais recicláveis da comunidade para melhor direcionamento. É necessário preencher um cadastro antes de levar seus resíduos, é simples e rápido. Clique aqui e participe! Cadastro Coletivo Capão

Desejando mais informações entrem em contato conosco e nos acompanhem em nossas redes sociais.

Grata a oportunidade.

*Escrito por Lú Lavigne, participante do Coletivo Capão.

- anúncio -
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio -

Mais da Coluna

Eu e o Lixão tem solução.!?…

Nunca visitei pessoalmente um lixão, mas já vi e ouvi diversas imagens em meios de comunicação e arte, é simplesmente tocante e chocante pensar sobre isto. Permanece viva em mim a triste sensação da primeira vez que me deparei com uma mulher, negra, desapropriada de sua própria qualidade de existência, visivelmente mal nutrida, por sobre as lixeiras da cidade grande em busca de alimento, de sobrevivência.

Nem sempre o que os olhos não veem o coração não sente…

Em nossas experiências diárias sempre temos reflexões do porquê fazer algo e como o que fazemos influencia em nosso dia a dia. Para fazer uma escolha precisamos estar conscientes que o que nós consumimos é sim NOSSA RESPONSABILIDADE.

EMPATIA

Diante do cenário no qual vivemos em uma sociedade crescente, produtora, consumidora, geradora, e que descarta mais e mais toneladas de resíduos por segundo em todo planeta, consequentemente há um notável, lógico e gigantesco impacto ambiental

Veja Também

Prefeitura de Palmeiras planeja asfalto e pedágio na Estrada do Capão

A novela da pavimentação da Estrada do Vale do Capão ganhou uma polêmica adicional: é que além do asfaltamento, a Prefeitura de Palmeiras prepara um Projeto de Lei para regulamentar a cobrança de pedágio no trecho de 20km que separa as sedes do município e do distrito de Caeté-Açu.

Você é a favor ou contra?

A questão da estrada, anunciada pelo governador Rui Costa no último dia 3 de julho, é uma discussão antiga na comunidade. Ao contrário do que o jornal Correio da Bahia insinua na sua postagem, não acredito que seja uma simples oposição entre moradores que querem as comodidades de uma estrada e alguns conservadores que temem o aumento da atividade turística.

Mais do Vale

- anúncio -

- em destaque -