quarta-feira, 17 agosto, 2022

Menos é mais

faça a diferença

Menos é mais

Você faz coleta seletiva? Ou faz compostagem com seu lixo orgânico? São tantas opções de diminuir o nosso impacto no meio ambiente que poderíamos fazer uma lista enorme aqui, mas que tal falar de algo simples que você pode fazer sem muitos desafios todas as vezes em que sair para comprar seus alimentos?


Nós já sabemos inclusive, comentamos no nosso último artigo, que um dos grandes vilões para a sustentabilidade é o plástico! E ele está presente em quase todos os momentos das nossas vidas desde o nascimento até a hora da gente ir embora… Então, como podemos diminuir o nosso impacto e fazer com que menos consumo de plástico seja mais interessante para o nosso planeta?


É muito simples! Basta escolher outro material todas as vezes que tivermos oportunidade…


Novamente poderíamos fazer uma lista de momentos em que se pode escolher não usar o plástico, desde os brinquedos de madeira para os nossos filhos até os cotonetes dos nossos banheiros… Mas vamos falar de algo mais simples e mais acessível para não complicar o nosso dia a dia e pode ser um primeiro passo para maiores mudanças?

Vamos falar das sacolas plásticas, aquelas que usamos para trazer nossas compras para casa. Já tivemos informação sobre uma lei municipal que regulamenta a distribuição de sacolas plásticas pelos comércios, esse seria um grande passo, que já está sendo organizado, mas enquanto isso, alguns mercados aqui do Vale do Capão já tem aderido a uma política de não entregar sacolas plásticas, sempre que possível, aos seus clientes como o Mercado Bastos e o Mercado Flamboyant. Além disso temos um empório que vende alimentos a granel e muitos lojistas que se preocupam com as embalagens dos seus produtos, mas então você deve se perguntar, como os clientes levam as compras para casa? É muito simples, em sacolas retornáveis, mochilas, bolsas…

Há diversas opções, basta escolher a sua. Há moradores e visitantes que já levam as suas sacolas e mochilas específicas para as compras, mas temos também aquele público que vem de outro lugar e que não traz a sua sacola retornável e por essa razão que devemos ter uma alternativa para oferecer a esses compradores, desse jeito os mesmos praticando algo melhor aqui, quem sabe, retornando para os seus lares, poderão pensar igual e inspirar outras pessoas a diminuírem uso do plástico também…

No município de Lençóis existe um projeto inspirador que o coletivo capão vem “namorando” há cerca de um ano. O projeto “faça sua parte” onde as costureiras da cidade confeccionam sacolas retornáveis com embalagens plásticas, aquelas dos alimentos como de arroz, farinha de trigo, feijão, açúcar… O resultado é algo muito chamativo aos olhos e muito eficaz na prática de consumir menos plástico. Na cidade há alguns pontos de coleta e periodicamente as costureiras vão retirar, uma equipe faz a limpeza desse material, que já não tem restos de alimento, mas devido a pandemia precisa de uns cuidados extras com a higiene, e confeccionam as sacolas que são vendidas nos mercados. Não seria uma ideia incrível implementar isso aqui no Vale? Com muito carinho e ajuda de pessoas que pensam parecido o Coletivo Capão vem estudando a possibilidade de trazer esse projeto para cá… Você topa?

A galera da “Transa Criativa” está interessada em colaborar, se você é costureira ou conhece alguma pessoa que trabalha nessa área e tem interesse em participar de uma ação bacana como essa, que fará uma mudança maravilhosa no lugar onde moramos, entra em contato conosco e conheça um pouco mais dessa ideia! Vamos preparar um lindo projeto que pode iniciar um passo muito importante em Caeté – Açu. E enquanto esse projeto ainda não está funcionando aqui, ainda assim, é importante que você diminua a quantidade de plástico… Utilize sua sacola retornável, compre alimentos a granel e reutilize os plásticos que você não puder evitar… A sua parte já é bastante e faz a diferença!

Escrito por Clarissa Caballero participante do Coletivo Capão.

close
Coletivo Capão
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.
- anúncio patrocinado -

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom este artigo!! Parabéns Clarissa e Maria Luisa que sempre nos inspiram com suas palavras e ações!!
    Pequenas ações que fazem a diferença!
    Avante Coletivo Capão e Recicla Capão!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Ressignificar e Renovar

Há alguns poucos anos nós do Coletivo Capão iniciamos uma ação voluntária na qual vamos com alegria para o coreto toda última quinta do mês receber os materiais recicláveis de nós moradores aqui do Vale, assim como de empresári♡s locais, na qual solicitamos uma contribuição monetária para o transportar o recolhido até o GAP.

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -