O Coletivo realiza o mutirão de Coleta Seletiva em parceria com o Recicla Capão. É uma alegria trabalhar com essa dupla tão experiente e inspiradora.
Desde o mês passado levamos os recicláveis com a caminhonete que ganhamos para a comunidade, especialmente para esta ação.
Como sabemos a manutenção de um veículo é cara, ainda mais no lugar onde moramos. Por isso precisamos da sua ajuda, como morador do Capão, e também, principalmente, de VOCÊ comerciante local.
Você sabia que pedimos uma colaboração dos cadastrados que levam os resíduos para o coreto? Imagina como usamos este valor?
Uma vez por mês tínhamos o mutirão de coleta no Coreto, onde recebemos os recicláveis e encaminhamos para o GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras). Para estar mais presente e facilitar para todos os moradores, tornamos a coleta quinzenal.
Em cada mutirão pedimos uma colaboração de a partir de R$ 10, por exemplo. O valor arrecadado paga o combustível da corrida até Palmeiras, antes de termos o próprio veículo, pagava um frete. Mas além do combustível, agora temos outras despesas importantes para continuarmos este lindo trabalho.
É importante a participação de todes. Gostaríamos muito de passar de casa em casa, tornando a coleta ainda mais participativa, mas para isso precisamos primeiro conseguir manter esse Projeto.
O Coletivo e o Recicla já está organizando os cadastrados de acordo com os bairros, ou seja, em breve, tendo o espaço aqui no Vale, poderemos passar de casa em casa! Já pensou?
E você? Como você pode ajudar a tornar este sonho realidade?
Escrito por Clarissa Caballero, participante do Coletivo Capão
Com a união da comunidade e do comércio tenho certeza que esse projeto vai ter grandes resultados nos resíduos gerados aqui no Vale.
Que maravilha! Acho que as ações tem que começar devagar. Sei bem o custo da coleta seletiva e da importante participação financeira de todos. Acho que para residências o valor poderia sim ser a partir de $10 mas comerciantes, pousadas, bares, a taxa de contribuição deveria ser maior. Coletar resíduos de casa em casa vai demandar muito mais despesas de combustível, manutenção e trabalho dos coletores. Sabe-se que não há participação de prefeitura, portanto, a única maneira do projeto dar certo é com a taxa sendo cobrada regularmente. Obrigada! Muito importante esse trabalho para o Capão