Há alguns poucos anos nós do Coletivo Capão iniciamos uma ação voluntária na qual vamos com alegria para o coreto toda última quinta do mês receber os materiais recicláveis dos moradores aqui do Vale, assim como de empresári♡s locais. Nestes encontros solicitamos uma contribuição monetária MUITO IMPORTANTE para transportar o recolhido até o GAP e ajudar a manter este Projeto que conta com o apoio voluntário de muitos, mas ainda assim tem gastos para cumprir sua missão.
No mês de agosto de 2021, iniciamos uma parceria com o Recicla Capão, o qual se prontificou a voluntariamente estar fazendo o transporte utilizando a caminhonete que ganhamos para esta finalidade. Este é nosso atual contexto, que está em transformação, construção e transição, estaremos fazendo isto de forma coletiva e comunicada. Fiquem atent♡s !
No entanto, mesmo depois de certo tempo em ação e informação muitas pessoas ainda tem dúvidas em relação aos materiais recicláveis recolhidos, assim como, muit♡s permanecem na utilização da palavra lixo quando se referem a este resíduo.
Para mim foi marcante um dos primeiros encontros do Coletivo, no qual Jucirene deixou bem clara a importância em perceber a significância da forma como nomear os recicláveis. Chamá-los de lixo é uma atitude errônea sendo necessário o exercício de desmistificar “o lixo”. Jucirene é fundadora do Recicla Capão, tendo experiência ativa na coleta seletiva e na triagem dos resíduos aqui em nossa comunidade.
Aproveitei o momento da coleta de agosto e fiz algumas perguntas a Jucirene para irmos construindo nosso conhecimento sobre esta temática. Seguem alguns pontos a Refletir:
• Recicláveis não são lixo.
•Logo, quem trabalha com recicláveis não trabalha com lixo.
• Lixo é aquilo que não tem mais serventia, que não poderá ser reutilizado nem reciclado.
• Assim vos peço a gentileza em Repensar a palavra lixo e com isto Ressignificar o trato com os Resíduos que geramos.
• Renovar nossas ações.
O material Reciclável é dividido em categorias:
☆Papel: Papelão, caixa de leite, revistas, jornal, caixa de leite condensado, caixa de creme de leite, caixa de pasta de dente…
☆Plástico: Pet, sacolinha de mercado, todos os tipos de plásticos de salgadinho fazem parte do plástico também;
☆Metal e alumínio: Lata de extrato de tomate, milho, ervilha, lata de cerveja, ferro-velho, fogão, máquina de lavar, geladeira, panela velha, resto de fio velho, carcaça de computadores, etc;
☆O vidro só pode ser inteiro, não queremos que quem trabalhe se machuque;
Super Importante estarmos atentos às condições dos recicláveis entregues: eles precisam estar limpos e secos. Além de evitar a proliferação de fungos, bactérias, e atrair ratos, baratas, moscas, prevenindo a contaminação de quem coleta e faz triagem, mantém o resíduo na condição de reciclável, pois alguns materiais úmidos ou com alguns danos podem deixar de serem aptos à reciclagem.
Alguns resíduos buscamos dinamizar aqui dentro do Vale, esse movimento dentro do Coletivo Capão chamamos de “Reutiliza Comunidade”! Um exemplo é o óleo de fritura, sugerimos engarrafar em pet bem fechada e entrar em contato com Sabão Damão.
Além do óleo de fritura temos outros parceiros que recebem materiais para reutilização:
Vidros: Sr. Ovídio 79 9 9654 6359
Pets e caixas de papelão: Horto Vale Flora
Ecotijolos (pet com plásticos “moles” limpos e secos prensados): Palana – Capão Food Trekking
Para nossas próximas coletas gostaríamos de solicitar o apoio de tod♡s nós em dar mais um passo (muito importante por sinal), além de limpar e secar, passarmos a separar por categoria facilitando a triagem dos mesmos. Na última Coleta o Recicla Capão deu uma aula de como é simples separar os materiais e ao entregarem no GAP escutaram o feliz comentário de um colaborador do grupo “Nossa… primeira vez quem vem assim, ajuda muito”! Gostamos de ajudar não é mesmo? Então tenham a certeza de que é muito prazeroso fazer parte da mudança. Nós criamos Nossa realidade! Eu, Você, Nós somos importantes nesse processo.
Se tiver dúvidas pode perguntar.
E tenha certeza Você é bem vind♡ nesta parceria coletiva.
Com carinho
Escrito por Lú Lavigne e Clarissa Caballero, participantes do Coletivo Capão