Alegrias!
Nosso mutirão voluntário de coleta tem sido quinzenal e cada vez mais pessoas têm chegado e feito parte desse movimento coletivo no qual todos somos muitíssimo importantes para o Todo.
Tenho visto muitas pessoas chegarem com as garrafas pets recheadas e logo me veio a inspiração em pesquisar um pouco sobre e compartilhar com vocês o que encontrei de informação.
O plástico é um material que nos traz grande atenção pois cada vez mais este é produzido, consumido e descartado. Estudos recentes revelam que cerca de 5 trilhões de resíduos plásticos, pesando mais de 250 mil toneladas, boiam pelos oceanos, tirando a vida de milhares de animais marinhos.
Em 1964, em média de 15 milhões de toneladas de plástico foram fabricadas, já em 2015 este número pulou para 322 milhões de toneladas. Já imaginou em pleno 2021 em uma realidade planetária pandêmica na qual o uso do descartável foi incentivado e utilizado em maior escala?!? (Um tanto quanto assustador…)
Não adianta chorar, o grande lance é reconstruir ideias e ideais. Pensar e repensar em nosso consumo e em nosso descarte. Buscar alternativas de menor impacto, novas e criativas soluções para tentar minimizar o problema e reduzir danos ao meio ambiente. Aqui se encaixa com beleza e utilidade o eco tijolo.
Você conhece ? Sabe como fazer? Sabe qual utilidade pode ter?
Eco Tijolo (ou eco ladrilho) vai além da questão da reciclagem e preservação ambiental. Para rechear as garrafas pets podemos colocar sacolas plásticas, pedaços de embalagem, rótulos, plástico filme, canudos, isopor, etc, tudo bem socado dentro da garrafa pet, pois estas devem ser cheias em sua capacidade máxima garantido a segurança na utilização do eco tijolo nas construções. Por exemplo, uma pet de 250ml deve pesar em média 100gr, a de 500ml pesar 200 gr , a de 1l pesar em torno de 350 gr.
Feito isto podemos utilizar os mesmos em construções de casas, bancos, puffs, móveis modulares, cercas, divisórias…
Paredes feitas de eco ladrilho são mais resistentes que as convencionais, trazem por volta de 50% de economia na construção, são anti-sísmicas, geram menos emissão de gás carbônico (dispensam tijolos queimados e transporte) enfim reduzem a contaminação ambiental, reduz consumo de matéria-prima além de Reutilizar um material que sendo jogado em aterros sanitários, ou em lixões contaminam o solo, nos centros urbanos contribuem piorando os problemas das enchentes, no mar , no rio , na terra, no ar, o plástico solto por aí só traz danos. E mais, a reciclagem desse material tem limite, podendo só ser reusado desta forma poucas vezes.
O plástico não se decompõe, tendo vida longa , precisamos minimizar seu uso e descarte para um Planeta mais saudável em sua grandeza.
Então vamos fazer parte dessa transformação… Onde a reciclagem vem depois da reutilização?
Aqui no Vale iniciamos uma Campanha chamada Reutiliza Comunidade, incentivando a reutilização de materiais antes do envio para reciclagem. E para o item eco tijolo contamos com o parceiro Palana do Capão Food Trekking. Eles estão construindo um cômodo com estas maravilhas! Então pode entrar em contato com ele e combinar a entrega o Vale e todo o planeta agradecem. Para fazer parte deste movimento entre em contato conosco, envie dúvidas, sugestões e vamos juntes!