terça-feira, 27 fevereiro, 2024

Dicas de Verão na Chapada Diamantina

InícioVozes do ValeDicas de Verão na Chapada Diamantina

Dicas de Verão na Chapada Diamantina

Verão, início do ano e na maioria das vezes férias. É tempo de cachoeiras, sim, nesse momento é quando temos muitas visitações. Período de sol, mas com chuvas também.

Mas ainda é tempo de lembrar, as trilhas estão abertas e devemos manter os cuidados com relação a covid-19 e seguir os protocolos de segurança da OMS e de instituições como por exemplo da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão, use máscara, mantenha distância, principalmente na água/banho (momento que as pessoas tiram as máscaras). Também não devemos esquecer todos os outros cuidados que devemos manter, com relação a natureza e aos limites e cuidados com relação a trilhas.

*Não esqueça de aguardar pelo menos 40 minutos, após passar o protetor, para entrar nas Cachoeiras e Rios.

*Fique atento na caminhada (olhe sempre onde está pisando)

*Todo resíduo que está levando traga de volta

*Siga sempre as instruções do seu(a) guia

*procure sempre informações sobre o local que vai visitar e no caso de trilhas procure saber também sobre nível de dificuldade

*Use roupas e calçados confortáveis (o calçado deve proteger o pé e evite usar pela primeira vez na trilha, amacie antes, as vezes, o primeiro uso pode criar bolhas no pé)

*Se houver muito sol, coloque boné/chapéu

*Leve sempre água para se hidratar no percurso e na permanência na cachoeira

*Leve um lanchinho

*Sinta a natureza e a conexão que tem com ela.

Em períodos de Verão, é preciso estar atento ao clima, as chuvas e as águas, por conta das trombas d’água (também conhecidas como cabeça d’água em algumas regiões), nem sempre precisa chover exatamente onde você está, mas se chover na cabeceira (nascente) ou percurso do rio, há perigo. Fique atento e alerta aos avisos do seu(a) guia.

Leia essas dicas e aproveite bem, lembrando que segurança é essencial. Agora é só curtir.

CURTA A CACHOEIRA COM SEGURANÇA E RESPEITO.

Paloma
Paloma
Turismóloga, mestre em desenvolvimento e meio ambiente, é condutora/guia na Chapada Diamantina, faz parte da Associação de condutores de visitantes do vale do Capão (ACV-VC). Amante da natureza desde a adolescência quando escoteira, sempre participou de diversas ações sociais e ambientais.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Chegada de 2022

Mais um ano se inicia e este réveillon foi banhado com festejo no Vale do Capão. O feriado de réveillon foi bem movimentado, tanto nas trilhas como na Vila.

Dicas de minimização de impactos

O Vale do Capão esta cada vez mais se abrindo ao turismo novamente, assim como diversos outros municípios com atrativos turísticos na Chapada Diamantina.

São João no Vale do Capão

Chegou o mês de Junho e com ele Santo Antônio, São João, São Pedro e todo Nordeste aquece o coração pra esses festejos! É tempo de fogueira, comida de milho, quadrilha e muito forró. Mesmo com tantas coisas boas como as tradições juninas do Nordeste, em 2020, devido a Pandemia, não tivemos a nossa festa de São João, como em 2021 a Pandemia ainda não acabou novamente ficaremos na saudade dos encontros regador a forró e licor.

Veja Também

Reunião – Festival CAPÃO IN BLUES

A produção do Festival "CAPÃO IN BLUES" convoca a comunidade para apresentar o projeto que terá sua primeira edição este ano. Vai acontecer o Festival CAPÃO IN BLUES! No dia 05/02, próxima segunda-feira às 19h no salão do Posto de saúde, apareça.
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -