Lindo viver!
Esse desejo é o que tenho para mim e para você. Envolvida com este sentimento estarei buscando aqui junt♡s refletirmos sobre ♡s catadores de resíduos sólidos, recicláveis ou não.
Diante do cenário no qual vivemos em uma sociedade crescente, produtora, consumidora, geradora, e que descarta mais e mais toneladas de resíduos por segundo em todo planeta, consequentemente há um notável, lógico e gigantesco impacto ambiental, seja no solo, nas águas, no ar, na flora, na fauna, no clima, nas relações humanas… Sim, nas relações humanas, pois nesse ambiente catastrófico e destrutivo surgem pessoas que exercem um papel importantíssimo em nossa atualidade – ♡s Catadores de Resíduos Sólidos.
Antes gostaria de me lembrar da relevância do Eu, do Eu que se percebe fazendo parte de um coletivo, sim, afinal pensando por um aspecto planetário não há dicotomia entre o Eu e Você, entre o Eu e Natureza, somos Nós, definitivamente somos Nós, ninguém está aqui sozinh♡, todos moramos neste belo lar Planeta Terra, estamos tod♡s iluminad♡s pelo mesmo Sol.
Se faz urgente pôr em prática a lição que tantos de nós escutamos desde criança: faça ao outrem como gostaria que a ti fizessem.
Há a necessidade de equacionar os impactos ambientais decorrentes da atividade humana, é cada vez mais evidente a necessidade da coleta seletiva, e para isto ocorrer precisamos nos comprometer em fazer minimamente nossa grandiosa parte em limpar, separar e corretamente encaminhar o resíduo que geramos, entregando-os em condições apropriadas à quem trabalhe com isto. Os catadores precisam ser respeitados enquanto trabalhadores e educadores ambientais, a ação del♡s incide diretamente na preservação ambiental.
A nível local, em nosso município de Palmeiras, temos a atuação do GAP, uma associação de catadores de material reciclável, atualmente com 15 participantes, que realizam coleta nas ruas, assim como campanhas de educação ambiental e estão construindo um Museu de arte reciclada intitulado “A cara do lixo”. Fundamental conhecer a ação do GAP para/em nossa comunidade. Assista o vídeo acessando o link no final do artigo.
Ações Objetivas de cada sujeito pautadas na Responsabilidade Social se faz mais que indispensável. Não podemos mais fingir a realidade dos lixões, verdadeiros cânceres ao céu aberto, degradando tudo ao seu entorno, inclusive pessoas que passam a viver do/no lixo, exercendo uma atividade de altíssimo risco e insalubridade, na busca de sobrevivência.
A Reciclagem é o melhor caminho para a Redução desta triste realidade, assim como uma forma direta em poupar recursos naturais.
Logo, penso eu que Minha ação é poderosa para com Nossa realidade planetária…
Expresso aqui minha gratidão a classe trabalhadora e educadora de Catador♡es, assim como meu anseio por ações pessoais, sociais, empresariais, governamentais, locais e planetárias que visem direitos e responsabilidade para com os resíduos gerados e seus envolvidos, garantindo saúde integra Mundial.
Lembrando que toda última quinta-feira do mês nós, Coletivo Capão, realizamos um mutirão voluntário de coleta seletiva no Coreto da Vila das 8 às 12 da manhã, no qual pedimos que levem seus resíduos limpos e secos para serem encaminhados ao GAP.
Tendo dúvidas, sugestões, vontade de participar das ações, será uma alegria que entre em contato conosco.
Coleta Seletiva Já!
Saudações amorosas
Lú Lavigne, assistente social participante do Coletivo Capão
Assista ao vídeo e conheça mais sobre o GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras) veja a importância de cuidar dos seus resíduos e tornar o trabalho de todos os envolvidos com a reciclagem mais digno.