O Portal esteve neste sábado, 10 de maio, na reunião aberta à Comunidade para continuidade da Campanha Ambiental do Capão. Após uma primeira convocação no dia 29/03 como divulgado na matéria “Campanha Ambiental do Vale do Capão”.
Uma dinâmica regida por Manjula Maiekaina (participante do Coletivo Capão e responsável pela Escola Quintal dos Sonhos) tece em um único fio, verde, a união e o pacto coletivo que deve nos manter unidos em prol do bom desenvolvimento deste lugar que recebe tão bem à tantos.

Yuri, participante do Grupo de Mediadores da Campanha, primeiramente faz a apresentação do que foi proposto na última reunião e o resultado após o encaminhamento do documento (lido por Yuri) feito coletivamente pelos presentes no último encontro, assim como a apresentação do grupo de mediadores.
O documento tem como pauta principal o impacto ambiental da pavimentação asfáltica que está sendo finalizada no atual momento e de maneira coletiva todas as colaborações foram comtempladas ou adaptadas para construir o mesmo, anexo abaixo:

Após a leitura do documento e discussão dos próximos passo, foi aprovado de forma unânime a solidariedade a Serra da Chapadinha, as comunidades quilombolas e populares e que estão sob ameaça das mineradoras.
No dia 31 de março representantes do Gt de Mediadores realizaram a leitura do documento na sessão da câmara de vereadores, que foi registrada em ata, entregue e enviada à todas as instituições municipais, estaduais e federais.
O grupo não obteve resposta formal por parte do gabinete da prefeitura no entanto, as secretarias correspondentes, como a de infraestrutura, educação e cultura estavam presentes na primeira reunião e em contato.
Na esfera Estadual, obteve retorno positivo por parte do gabinete do governador. E por parte da União, obteve retorno do gabinete da presidência, que encaminhou para os Ministérios correspondentes; Meio Ambiente, Educação, Esporte, este último que já emitiu uma resposta. Segundo um dos presentes, haveriam comunicado que um dos pontos de pauta do Conselho de Meio Ambiente, que acontecerá na próxima terça-feira (13/05) é comum ao que solicitado no documento que a gestão recebeu.
Raiane, representante do Horto Comunitário Vale Flora e do Grupo de Mediadores faz a leitura dos slides trazidos e a proposta de divisão dos presentes em Grupos de Trabalho (Gt de mediadores: ponte com instituições e órgãos públicos e organização interna da Campanha (o que já está sendo feito), Gt técnico: plano diretor, legislação e o que mais surgir neste aspecto e Gt de Comunicação e Mobilização: mobilizar e criar comunicação visual, assim como elaborar um Plano de Comunicação para a Campanha e suas ações). Após a divisão, os grupos tiveram trinta minutos para desenvolverem as propostas iniciais.



A reunião se encerra com próxima data e horário agendados para seguirmos compartilhando as demandas e o andamento das mesmas, no sábado dia 07 de junho às 10:00 esperamos por você para fazer parte deste movimento!
Imagens por Katharina Giglio e Grupo de Mediadores
Simbora gente linda, bora nos Unir com Ação e Respeito em favor da Vida dos seres da Natureza do Vale do Capão!
Salve a Vida Natural em Era Digiital