sexta-feira, 6 dezembro, 2024
InícioComunidadeColetivo Capão

Coletivo Capão

em Ação pela Comunidade

O que é o Coletivo Capão?

Uma postagem em rede social sobre a situação do lixo no Vale gerou diversos comentários e sugestões, mobilizou moradores e acabou saindo das telinhas. Foi o ponto de partida para uma reunião presencial que deu início ao Coletivo Capão, um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos.

O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.

Um pouco do panorama que mobiliza o Coletivo Capão


Como é o descarte dos resíduos no Vale?

Atualmente no Vale do Capão existem vários jiraus onde grande parte da população deposita os resíduos que ali aguardam até a retirada pelo caminhão da coleta pública comum. É frequente ver estes jiraus abarrotados de todo tipo de lixo: recicláveis, sanitário e orgânico, tudo misturado. Situação que gera diversos transtornos, atrai animais que podem proliferar doenças, ou mesmo outros que rasgam os sacos e espalham os resíduos por todo entorno. Este material fica exposto a chuva e ao vento sendo arrastado para as ruas ou rios mais próximos. O resultado é risco à saúde da população, poluição de todo ambiente, além de um visual bastante desagradável.

Para onde é levado o lixo?

Todo resíduo recolhido é despejado no lixão de Palmeiras (sede do município), onde fica exposto ao tempo e causa mais transtornos à saúde pública e ambiental. Semanalmente são previstas três coletas públicas para o lixo do Vale. Frequentemente há falha nesta periodicidade ou o caminhão enviado não comporta o material gerado.


Há coleta seletiva na comunidade?


Atualmente, não há coleta seletiva regular. A comunidade já se mobilizou diversas vezes, ao longo das últimas décadas, propondo soluções para o lixo, mas as ações acabaram sendo temporárias.
Durante o último ano, o Coletivo Capão moveu uma ação voluntária de coleta seletiva mensal que teve grande adesão da população chegando a encaminhar cerca de 300kg/mês de resíduos para reciclagem.


Quais os desafios para a realização de coleta seletiva?


São alguns os pontos chaves para uma solução eficiente para o lixo na comunidade.
Transporte e Armazenagem – as ações comunitárias e voluntárias esbarram nestes principais pontos. Para que a coleta de recicláveis continue acontecendo de forma regular é necessário transporte adequado para o ponto de triagem mais próximo, o Grupo Ambientalista de Palmeiras; ou um espaço onde os resíduos possam ser armazenados até alcançarem um volume específico para a retirada por empresas de triagem da cidade de Seabra.

Educação – Consciência e responsabilidade no consumo e no trato com o lixo gerado por cada um. Durante as coletas voluntárias do Coletivo foi possível observar boa adesão da comunidade, e ao mesmo tempo, a necessidade de orientação mais eficiente sobre os cuidados para que os resíduos estejam aptos à reciclagem.

Apoio de órgãos públicos – viabilizando soluções duradouras para coleta semanal seletiva exclusiva e direcionamento dos resíduos à triagem e reciclagem.

Ações do Coletivo Capão em 2019/2020

O Coletivo tem atuado e proposto ações para mudar o panorama atual dos resíduos sólidos no Vale.

– Atuou e dialogou com o poder público para o cumprimento de pontos referentes à regularidade da coleta pública, disponibilização de caminhão destinado à coleta seletiva e apoio às ações comunitárias. O Coletivo levou um abaixo assinado à câmera dos vereadores e posteriormente participou de reunião com o prefeito e secretários de meio ambiente, saúde e educação.

– Apresentou palestras: “Impactos Ambientais do descarte inadequado dos Resíduos Sólidos” na Semana do Meio Ambiente, e “O Lixo e a Saúde” no Posto de Saúde. Foi convidado pela Escola Comunitária Brilho do Cristal e propôs atividade educacional para os alunos sobre “Responsabilidade e Cuidados com o nosso Lixo”.

– Promoveu campanha de conscientização para a redução do uso de descartáveis, incentivando a adesão às canecas reutilizáveis na festa do São João. Participou de discussões com comerciantes e incentivou o fim da comercialização de “long-neck” no Vale.

– Promoveu coleta pública mensal de recicláveis destinando o material para pontos de triagem na região.

– Iniciou visitas de casa em casa para coleta de dados e orientação sobre o lixo, tais como: destino ideal de resíduos orgânicos e preparo de resíduos para reciclagem. Para esta ação, promoveu encontro de mobilização e capacitação de voluntários.

– O Coletivo Capão está presente e atuante nas redes sociais com campanhas de conscientização e divulgação de ações amigas do meio ambiente.

Como contribuir com o Coletivo Capão?

Para cada coleta o Coletivo solicita uma contribuição que é utilizada nas despesas que o grupo tem com o material recebido, como o frete. A colaboração mínima é de R$ 10,00 podendo ser um valor superior, dependendo da quantidade de materiais a serem entregues pelo morador(a). Caso deseje colaborar com o Coletivo entre em contato conosco, toda ajuda é bem vinda ❤


Informações de Contato

[email protected]

Redes Sociais

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Leia Também

Faça parte do Portal

Dê mais visibilidade à sua iniciativa, seu projeto ou coletivo publicando no Portal. É grátis! E será uma honra tê-los conosco :)