Éducapão é uma mobilização coletiva da comunidade do Vale do Capão na Chapada Diamantina, com o objetivo de arrecadar fundos para a construção de uma sede para o funcionamento do Ensino Médio atualmente alocado nas dependências da Escola Municipal de Caeté-Açu mas que devido ao constante crescimento demográfico do Vale, tem se tornado pequena para a quantidade de alunos.


Lutamos para que o atual anexo do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier atualmente funcionando no Vale do Capão não seja extinto como já foi sinalizado pelo Governo da Bahia recentemente e os atuais, e em crescente demanda, 76 alunos não tenham que se locomover diariamente 30 km em uma estrada de terra em más condições, comprometendo inclusive o seu comparecimento em períodos chuvosos ou de estiagem onde o problema se agrava ainda mais.

O terreno onde a sede será construída foi doado em 1975 por Rufino Rocha à comunidade para fins educacionais onde já funcionou a primeira escola do Vale e atualmente o antigo prédio de valor histórico ainda é utilizado para fins culturais e esportivos embora esteja em péssimas condições de conservação.
O nosso projeto agrega as atividades já atuantes no espaço do Rufino Rocha e pretende transformar o espaço em um anexo da escola integrado ao espaço cultural já existentes.
De maneira totalmente voluntária e colaborativa está sendo realizado o projeto arquitetônico e orçamento de materiais. Em breve teremos à disposição a planta do projeto bem como o orçamento e mais informações para os interessados.

A Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-açu (APEA-CA) está se responsabilizando pela arrecadação de recursos e prestação de contas através de uma conta exclusiva para o Movimento Éducapão. Contamos com o apoio de pais, professores e pessoas de toda a comunidade que acreditam na importância de garantir o acesso à educação aos nossos jovens.
ATUALIZAÇÃO:
Depois de um ano e meio de trabalho voluntário (eventos, brechó, pedágios e vaquinhas) angariamos o suficiente para encarar a reforma. Conseguimos também, durante esse período, sensibilizar Wilson Rocha que se dispôs a doar boa parte dos materiais de construção.

Com muito esforço iniciamos as aulas em fevereiro. Professores e estudantes entusiasmados com a conquista, quando, em 18 de março, nos surpreendeu o distanciamento social e a paralisação das escolas devido à pandemia do COVID-19..
Agradecer à todos que contribuíram com o movimento ÉduCapão é uma lista infinita e variada. Mas queremos deixar claro que a nossa Gratidão é infinita também.
Nesse período de isolamento, não paramos de trabalhar. Estamos cumprindo as disposições do estado, com aulas on-line e concluindo ações de infraestrutura. Inclusive projetando a instalação de mais pias em locais estratégicos.


Como você pode nos ajudar a viabilizar esse projeto?
- doando materiais de construção;
- participando ativamente das mobilizações do Movimento ÉduCapão;
- doando roupas e objetos para nosso brechó, bingos e rifas;
- contribuindo financeiramente depositando na conta da Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açu, apoiadora do projeto ou através do PagSeguro
APOIE O MOVIMENTO ÉDUCAPÃO
(depósito identificado)
Banco Bradesco – 237 Agência 1087-1 Conta Corrente 6779-2
Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açu CNPJ: 01428080/0001-43
Doação através do PagSeguro
(aceita cartões de débito, crédito e pagamentos via boleto bancário) clique no link: https://pag.ae/7UqAEZnYM
Siga nossas redes sociais: