domingo, 29 novembro, 2020
15.7 C
Caeté-Açu
- publicidade -
Início Comunidade Movimento ÉduCapão

Movimento ÉduCapão

Mobilização coletiva pela reforma e construção do prédio Rufino Rocha

Slider

Éducapão é uma mobilização coletiva da comunidade do Vale do Capão na Chapada Diamantina, com o objetivo de arrecadar fundos para a construção de uma sede para o funcionamento do Ensino Médio atualmente alocado nas dependências da Escola Municipal de Caeté-Açu mas que devido ao constante crescimento demográfico do Vale, tem se tornado pequena para a quantidade de alunos.


Lutamos para que o atual anexo do Colégio Estadual Professora Nilde Maria Monteiro Xavier atualmente funcionando no Vale do Capão não seja extinto como já foi sinalizado pelo Governo da Bahia recentemente e os atuais, e em crescente demanda, 76 alunos não tenham que se locomover diariamente 30 km em uma estrada de terra em más condições, comprometendo inclusive o seu comparecimento em períodos chuvosos ou de estiagem onde o problema se agrava ainda mais.


O terreno onde a sede será construída foi doado em 1975 por Rufino Rocha à comunidade para fins educacionais onde já funcionou a primeira escola do Vale e atualmente o antigo prédio de valor histórico ainda é utilizado para fins culturais e esportivos embora esteja em péssimas condições de conservação.
O nosso projeto agrega as atividades já atuantes no espaço do Rufino Rocha e pretende transformar o espaço em um anexo da escola integrado ao espaço cultural já existentes.
De maneira totalmente voluntária e colaborativa está sendo realizado o projeto arquitetônico e orçamento de materiais. Em breve teremos à disposição a planta do projeto bem como o orçamento e mais informações para os interessados.


A Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-açu (APEA-CA) está se responsabilizando pela arrecadação de recursos e prestação de contas através de uma conta exclusiva para o Movimento Éducapão. Contamos com o apoio de pais, professores e pessoas de toda a comunidade que acreditam na importância de garantir o acesso à educação aos nossos jovens.

ATUALIZAÇÃO:

Depois de um ano e meio de trabalho voluntário (eventos, brechó, pedágios e vaquinhas) angariamos o suficiente para encarar a reforma. Conseguimos também, durante esse período, sensibilizar Wilson Rocha que se dispôs a doar boa parte dos materiais de construção.


Com muito esforço iniciamos as aulas em fevereiro. Professores e estudantes entusiasmados com a conquista, quando, em 18 de março, nos surpreendeu o distanciamento social e a paralisação das escolas devido à pandemia do COVID-19..

Agradecer à todos que contribuíram com o movimento ÉduCapão é uma lista infinita e variada. Mas queremos deixar claro que a nossa Gratidão é infinita também.


Nesse período de isolamento, não paramos de trabalhar. Estamos cumprindo as disposições do estado, com aulas on-line e concluindo ações de infraestrutura. Inclusive projetando a instalação de mais pias em locais estratégicos.

comunidade

Como você pode nos ajudar a viabilizar esse projeto?

  • doando materiais de construção;
  • participando ativamente das mobilizações do Movimento ÉduCapão;
  • doando roupas e objetos para nosso brechó, bingos e rifas;
  • contribuindo financeiramente depositando na conta da Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açu, apoiadora do projeto ou através do PagSeguro

APOIE O MOVIMENTO ÉDUCAPÃO

(depósito identificado)

Banco Bradesco – 237 Agência 1087-1 Conta Corrente 6779-2

Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açu CNPJ: 01428080/0001-43

Doação através do PagSeguro

(aceita cartões de débito, crédito e pagamentos via boleto bancário) clique no link: https://pag.ae/7UqAEZnYM

Siga nossas redes sociais:

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Movimento ÉduCapão

Mobilização coletiva pela reforma e construção do prédio Rufino Rocha

Associação Sociocultural e Ambiental Colmeia

Associação sem fins lucrativos criada com o objetivo de realizar ações e projetos nas áreas de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Cidadania

GAQ – Grupo de Apoio à Quarentena Vale do Capão

Doações de alimentos e roupas na quarentena

Associação Flor Nativa

Associação de Apicultura do Vale do Capão

APEA-CA – Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açú

A Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açú (APEA-CA) foi criada em junho do ano de 1996 com o objetivo de unir os pais dos estudantes para melhorar o ensino na comunidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reflexão: vivemos a era da “pós-verdade”?

Às vezes, por formações superficiais, ou no ritmo ditado e estabelecido nas redes sociais pelos seus algoritmos, ao apreciarmos uma situação astrológica, um fato sugerido pelos astros, corremos o risco de nos enquadrarmos numa visão fechada e estreita.

Receita Tabule Libanês

Aprenda a fazer duas versões diferentes do Tabule Libanês

Você sabe o que é Empreendedorismo Feminino?

Bel Caldeira explica o que é e qual a importância do empreendedorismo feminino.

Nós mudaremos o mundo!

Quando passamos a separar os resíduos que geramos, podemos perceber com maior clareza o que estamos consumindo e então buscar maneiras simples e diárias de suavizar nosso impacto na realidade local e global.

O que seria do Vale do Capão sem os movimentos coletivos?

O que seria daqui sem as atividades artísticas? Onde você levaria seu filho(a) se não tivesse o Circo, as escolas infantis? O que os hóspedes da sua pousada fariam no sábado à noite na vila se não tivessem os artistas de rua e músicos?

Outubro Rosa

Nesse vídeo, Bel alerta para a importância do autoexame das mulheres (tocarem a própria mama) e o paralelo do autocuidado diário da pele do rosto (que também é um toque).

Faça parte do Portal

Dê mais visibilidade à sua iniciativa, seu projeto ou coletivo publicando no Portal. É grátis! E será uma honra tê-los conosco 🙂