O Arcano 5 do Tarô nos convoca a ordenar os nossos assuntos, a nossa mente. A buscar uma ordem interna pautada em um entendimento regido por uma moral, por um código de ética bem específico. É uma potência que nos orienta a dizer o sim e o não a partir do nosso lugar no mundo, da linguagem interna do que nos nutre, daquilo que nos é benéfico porque procura contemplar tudo que é correto para nossa alma.
Quando ele sai em uma tiragem nas casas de ar, casas 3, 7 e 11 respectivamente (gêmeos, libra e aquário), o conselho envolve ordenamentos da mente, da nossa forma de pensar. Pode ser também, como na casa 7, que o tema principal na cabeça do nosso companheiro(a) seja esse ordenamento de ideias na busca por uma solução mais ética, mais correta em relação a algum assunto. Se estamos sozinhos pode ser que os outros estejam a nos perceber assim, e por último , na casa de aquário o hierofante pode indicar que nos nossos círculos sociais somos vistos como alguém que detém conhecimentos, que somos conselheiros, quando o arcano está na luz.
Na sombra o hierofante pode ficar um pouco moralista, rígido, julgando o seu código e estudos superior aos dos outros, intolerante, por isso perdendo o seu brilho e capacidade de escutar e aconselhar pois ele fica um pouco estéril por dentro. É possível verificar a sua sombra quando frequentamos algumas igrejas e ouvimos palavras de ódio contra outras religiões. Grupos falando supostamente em nome de Deus!