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Brilho do Cristal

Escola Comunitária

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História do Brilho

Até os finais dos anos de 1980 a educação do Vale do Capão era degradante em todos os seus aspectos. O prédio com paredes rachadas e o telhado quebrado com madeiras apodrecendo estava condenado a cair, havia duas salas de aula, uma varanda e nenhum banheiro. Foi justamente nesse “prédio velho” da Escola Municipal Rufino Rocha que, nos meados da década de 1980, começou o movimento de se fazer uma escola diferente, quando um grupo de pais e mães se juntou e pediu autorização à prefeitura para usar o prédio no turno da tarde com a intenção de oferecer as crianças uma escola diferente da que eles estavam frequentando.

A escola à tarde era chamada de “Escola Integrada”, o que era apenas um nome fantasia, pois oficialmente todas as crianças eram alunas da Escola Municipal Rufino Rocha que funcionava pela manhã nas condições descritas anteriormente. A condição de dependência da prefeitura trouxe várias situações desagradáveis e de desrespeito. Esta realidade obrigou ao grupo de pais, mães e educadores a se mobilizarem no sentido de construir a própria escola. A falta de recursos financeiros e de apoio dos órgãos públicos não impediu a concretização da construção da Escola, pois tivemos ao nosso favor a força do coletivo. Um grupo de pais fez a doação do terreno e em mutirão iniciou-se a construção da Escola.

Em março de 1992 iniciava-se o ano letivo no “prédio” novo, o grupo se constituía de cinco educadores, mais ou menos vinte crianças e uns vinte sócios: pais mães e colaboradores. Entramos e percebemos que construir uma escola não se limitava a levantar as paredes. Numa nova realidade, novas necessidades se apresentavam, entre tantas, a mais urgente era registrar a Escola. Para isto, a escola precisava ter nome e uma instituição mantenedora. Qual será o nome da escola? Muitas conversas entre as crianças e em assembleia elas elegeram o nome: “Brilho do Cristal” – a criança que sugeriu o nome da Escola, hoje, é educadora da Escola na turma de educação infantil – prof. Regina Neves.

Com a Escola “batizada” partiu-se para a fundação da Associação de Pais Mestres e Amigos da Escola Comunitária Brilho do Cristal: convocar reuniões, construir pauta, conduzir assembleia, fazer o estatuto, constituir a diretoria e o quadro de sócios. É interessante registrar que naquele momento estávamos aprendendo a nos organizarmos politicamente, juridicamente, e, mais uma vez, a prática da Brilho nos possibilitava uma formação a partir da auto-organização, autonomia e coletividade. Concluída a tarefa de organizara a associação partimos para seu registro.

Nossa associação não tem fins lucrativos, sua diretoria é composta por voluntários e seu objetivo é criar estratégias para manutenção da escola. Nesse processo, o grupo deu saltos qualitativos, a necessidade foi nosso mestre e assim o grupo começava aprender a organizar-se coletivamente, afinal, era preciso sustentar economicamente a Escola e somente a força coletiva poderia enfrentara tal desafio.

A escola não pertence a nenhuma instituição pública governamental, sua instituição mantenedora é a Associação de Pais, Professores e Amigos da Escola Comunitária Brilho do Cristal, uma Associação sem fins lucrativos tendo como objetivo manter a escola e buscar parcerias com o mesmo intuito. Atualmente contamos com a parceria com o projeto italiano “Conexão Vida”.

A participação coletiva é incentivada através de mutirões, forrós, pedágios, passeios, almoços festivos, assembleias, reuniões pedagógicas bimestrais, administração coletiva, prestação de conta mensal, formação continuada, planejamento coletivo, diárias para manutenção, merenda coletiva e ações pedagógicas participativas, contextualizadas e criativas.

Nossa realidade financeira ainda é muito precária, porém acreditamos que “trabalhando juntos” podemos vencer o desafio.

Estruturalmente possui sete salas de aulas, um refeitório, uma secretaria, uma cozinha, cinco banheiros, um campinho de futebol, uma horta, uma roça de banana, um pomar, um herbário e muitos canteiros de flores. O espaço é acolhedor, cada canto tem a marca do coletivo que faz a Escola, marcas de lutas e conquistas.

A Escola está fundamentada pedagogicamente nos identificamos com a Pedagogia histórico-crítica e filosoficamente com o sociointeracionismo de Vigotski por afirmar que o desenvolvimento humano deve acontecer de maneira integral, tendo como base as relações e interações humanas, de acordo com o contexto histórico, cultural e social do grupo. Também nos referenciamos em Paulo Freire também por defender a contextualização, a problematização e o diálogo como fundamentais numa pedagogia libertadora. A coordenação pedagógica da Escola é coletiva, se efetiva através do planejamento coletivo, das avaliações semestrais, da formação continuada e das semanas pedagógicas semestrais.

A proposta pedagógica da Escola

Trabalhamos com base na Pedagogia de Projetos, que possibilita desenvolver experiências pedagógicas transdisciplinares, minimiza a fragmentação do conhecimento, além de tornar fluentes as interações. O objetivo de trabalhar com projetos é de possibilitar a construção de conhecimento a partir da pesquisa, o que torna o conhecimento significativo, especialmente quando o objeto de estudo é fruto da experiência, curiosidade e desejo do grupo.

Para alcançar o objetivo proposto o “Brilho do Cristal” busca: desenvolver as ações pedagógicas de maneira transdisciplinar; trabalhar os conteúdos das áreas de estudos, português matemática, ciências, história, geografia, artes, educação física e educação ambiental a partir de execução do projeto de pesquisa; incentivar a leitura e a escrita respeitando a linguagem local, incentivando o registro gráfico e estético das histórias contadas pelos avós, criação de poesias, elaboração de relatórios das atividades cotidianas da escola; construção de textos teatrais e composições musicais; complementar nas ações pedagógicas, o diálogo entre o Brilho do Cristal e a comunidade; executar ações externas que beneficie a comunidade do vale, com todos os que fazem a escola.

A Brilho do Cristal é uma escola experimental, que propõe uma construção curricular, não autoritária mediatizada pela realidade do sujeito como forma de possibilitar a transformação da sociedade a partir da conscientização do povo, do seu valor e do seu papel na sociedade. Para tanto defende o diálogo amoroso e a arte como fundamental no processo de construção do conhecimento.

Nosso objetivo é pensar a construção da autonomia da escola, para que no futuro próximo possamos melhorar e ampliar cada vez mais nossas ações pedagógicas no âmbito da escola e da comunidade. A motivação da escola é formar o sujeito para a vida, numa perspectiva de leitura de mundo, que interferem, agem, participam e contribuem efetivamente com a construção de conhecimento do coletivo e do indivíduo. Venha conhecer o Brilho, faça-nos uma visita!

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Movimento ÉduCapão

Mobilização coletiva pela reforma e construção do prédio Rufino Rocha

Horto Comunitário Vale Flora

Comissão de Meio Ambiente do Vale do Capão

Brilho do Cristal

Escola Comunitária

Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão – ACV-VC

entidade sem fins lucrativos fundada em abril de 2000

GAQ – Grupo de Apoio à Quarentena Vale do Capão

Doações de alimentos e roupas na quarentena

Cine Caeté

O Cine Caeté é um Cineclube voluntário que promove a difusão de obras cinematográficas no Vale do Capão

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