quarta-feira, 17 agosto, 2022

Eu e o Lixão tem solução.!?…

InícioVozes do ValeEu e o Lixão tem solução.!?...

Eu e o Lixão tem solução.!?…

Nunca visitei pessoalmente um lixão, mas já vi e ouvi diversas imagens em meios de comunicação e arte, é simplesmente tocante e chocante pensar sobre isto.

Permanece viva em mim a triste sensação da primeira vez que me deparei com uma mulher, negra, desapropriada de sua própria qualidade de existência, visivelmente mal nutrida, por sobre as lixeiras da cidade grande em busca de alimento, de sobrevivência.

Imagino isso em proporções multiplicadas infindavelmente, pois sim, há lixões e lixões por todo Planeta Terra, ilhas e montanhas de lixo e mais lixo, asfixiando os mais diversos reinos: mineral, animal, vegetal, todo meio ambiente e tudo que lhe faz parte, inclusive nós, humanidade.

O que Eu estou gerando neste Planeta tão maravilhoso, vasto e diverso? Qual Minha mínima responsabilidade diante das coisas diárias e simples?

Há uma imensidão de possibilidades em sermos mais éticos e amorosos para com o Todo.

Os lixões são cânceres a céu aberto, no qual o chorume tóxico contamina tanto o ar, quanto o solo, o lençol freático, a água. Espalham mal cheiro, atraem animais e insetos vetores de doenças como dengue, leptospirose, cólera, hepatite, dentre tantas outras.

Quando ocorre a queima dos lixões, são emitidas toneladas de gases poluentes na camada de ozônio, agredindo-a e aumentando ainda mais a poluição, o efeito estufa e o aquecimento global, além de causar danos respiratórios às populações vizinhas.

E mesmo sem estar em processo de queima os lixões geram constantemente gases a partir da decomposição dos materiais ali despejados, gases estes que além de poluir o ar ainda ocasiona o aumento de número de incêndios.

♡s catador♡s que vivem na/da busca de materiais recicláveis e reutilizáveis no lixão são provenientes de uma população de baixa renda, em sua maioria não tem acesso a equipamentos de segurança para manipular o lixo, ficando sujeitos a vidros quebrados, contaminação por líquidos tóxicos, metais pesados e diversos agentes causadores de doenças, além de serem socialmente excluídos e marginalizados, em suma, um sofrimento sócio econômico psicológico existencial.

A forma inadequada de disposição final de rejeitos e resíduos misturados sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou a saúde pública – isso é Lixão, um local onde resíduos domiciliares, comerciais juntamente com hospitalares e industriais se misturam e geram uma verdadeira bomba naturalizada por tant♡s, e desconhecida por muit♡s.

Esse é um problema ambiental, social, de saúde pública e bem estar global.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos está previsto a extinção dos lixões e criação de aterros sanitários visando minimizar tantos impactos.

Uma maravilhosa notícia: Eu e o Lixão tem solução!

A coleta seletiva se faz urgente.

Eu, Você, Nós podemos mudar a realidade. Carregamos em nós o potencial Revolucionário! Precisamos Repensar nossas ações!

Você sabe para onde vai o que é colocado nos jiraus aqui no Vale do Capão? Você sabe para onde é levado seus resíduos entregues a coleta pública aqui? São levadas para um lixão situado em Palmeiras. Nesses dias inclusive tem circulado vídeos da atual situação catastrófica do lixão em nossa região. Gentileza assistam e observem as fotografias registrando maio 2021, e poderão compreender melhor um pouco dos que lhes conto (link abaixo do artigo). São imagens gentilmente concedidas por Joás, idealizador e fundador do GAP, em ação e educação há mais 40 anos.

Lixão de Palmeiras em Maio 2021
Animais se alimentando de lixo, animais estes, que muitas vezes são alimento humano sendo um vetor de contaminação.

Existem ótimas opções para diminuir intensamente o número de resíduos encaminhados a estes lugares.

Tenho certeza que se cada Um fizer Sua parte e espalhar esses hábitos transformaremos essa realidade do lixo e dos lixões.

É simples, me ajudem a completar a lista:

☆ Separar os recicláveis (papel, plástico, vidro, metal), limpar, secar, guardar e encaminhar para quem trabalhe com reciclagem.

Aqui em nosso município temos o Grupo Ambientalista de Palmeiras (GAP) que desenvolve um belo trabalho de coleta seletiva. Entre em contato, procure conhecer.

No Vale do Capão, nós do Coletivo Capão temos ações de mutirão de coleta seletiva e buscas criativas e ativas para melhores encaminhamentos dos reutilizáveis e recicláveis, buscando formas de fortalecimento da economia e sustentabilidade local, pautad♡s na educação como chave para transformação. Para mais informações fale conosco e nos siga nas redes sociais.

☆ Os orgânicos (cascas de frutas e legumes, restos de alimentos…) ou usar para composteira ou alimentar animais (galinhas…) Aos menos com essas duas medidas teremos um excelente e notório resultado na redução do lixão, que é sim Responsabilidade também Nossa.

Grata a compreensão e cooperação na construção de uma realidade melhor para Tod♡s e para o Todo.

Reutilizar quanto e quando puder, se não encaminha a quem trabalhe com reciclagem.

No amor
Lú Lavigne, assistente social participante do Coletivo Capão

Publicação do vídeo do Lixão de Palmeiras

close
Coletivo Capão
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -