sexta-feira, 21 junho, 2024

O Vale do Capão e suas Memórias

InícioVozes do ValeO Vale do Capão e suas Memórias

O Vale do Capão e suas Memórias

O Vale do Capão e suas memórias, algo encantador é relembrar do tempo antigo desse lugar. Dependendo do contador as suas histórias são de alegrias ou cheias de dor. Então aqui para iniciar a vocês vou contar um pouco do que ouvi e também vivi desse Capão antigo.  

café

         Pelo momento presente que estamos passando a economia foi algo que que venho refletindo, pois, o turismo hoje é a principal atividade econômica da comunidade e nesse momento essa atividade está parada e sem previsão de retorno.

         Durante muitos anos o vale do Capão teve como principal atividade econômica a produção de café. As famílias vendiam o café nas feiras das cidades de Palmeiras e Lençóis.

         Admirar a paisagem do Vale do Capão era também admirar as gigantescas plantações de café que estava por todos os lados desde a beira do rio até o topo da montanha. Na época de colheita mesmo em dias de chuva, dias quentes ou na lama estavam crianças, adultos e idosos na lavoura de café.

         Assim contam que algumas famílias por necessidade negociavam a produção do café , antes mesmo de colher, vendiam para familiares ou amigos o fruto ainda na floração.

E assim a produção do café no Vale do Capão ficou no esquecimento, nas lembranças das prosas e saudades do tempo. Mas, desde abril, escuto relatos de que agora ele volta a ser lembrado, muitos dos pés resistiram ao tempo e continua a produzir seus frutos. 

E agora, para encerrar, uma poesia da minha autoria vou compartilhar:

A labuta é diária
cedo se levanta
Antes mesmo do dia raiar
O dia começa depois da goela esquentar
São muitas etapas a realizar
Tem a chuva da floração
As visitas das abelhas
Os frutos em formação
Cerejas vermelhas ou amarelas a coletar
Expostas ao sol para secar
No pilão é hora de socar
No Vale do Capão conhecemos é pilar
Lorenzo é convidado para a palha soprar
Eita que sabedoria popular
E na bola a girar
Está o café a cheirar
Convidando toda a vizinhança para degustar
Mara
Mara
Mãe, professora circense e artista. Nascida no Vale do Capão. Formada em Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em agroecologia na Universidade Federal de Viçosa MG.
- anúncio patrocinado -

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo artigo, e pelo poema.
    É preciso, realmente, preservar as tradições de cada lugar, e o Vale do Capão, pelo que conheço, tem muitas histórias a contar.
    Continue nessa luta aguerrida, para preservar costumes e tradições desse lindo lugar.

  2. Adoro escutar as histórias de como era o capão!! Acho tão importante relembrar como era, de onde este lugar vem! Muito grata para compartilhar conosco este lindo pedaço de história!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

Feira Cultural tem 4ª edição confirmada

A Feira Cultural Vale do Capão acontecerá Dia: 1 de junho de 2024, sábado, Horário: 16:00h as 21:30h, Local: Coreto do Portal Flores da Chapada (Lot. Wilson, no fundo da Vila)

Prefeitura lança campanha de cadastramento do perfil de turistas e prestadores de serviços turísticos no município

A prefeitura Municipal de Palmeiras por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, lança neste dia 08 de fevereiro de 2024 a Campanha de cadastramento do Perfil de Turistas e dos Prestadores de Serviços Turísticos de Palmeiras.
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -