sábado, 7 setembro, 2024

O Vale do Capão e suas Memórias

InícioVozes do ValeO Vale do Capão e suas Memórias

O Vale do Capão e suas Memórias

O Vale do Capão e suas memórias, algo encantador é relembrar do tempo antigo desse lugar. Dependendo do contador as suas histórias são de alegrias ou cheias de dor. Então aqui para iniciar a vocês vou contar um pouco do que ouvi e também vivi desse Capão antigo.  

café

         Pelo momento presente que estamos passando a economia foi algo que que venho refletindo, pois, o turismo hoje é a principal atividade econômica da comunidade e nesse momento essa atividade está parada e sem previsão de retorno.

         Durante muitos anos o vale do Capão teve como principal atividade econômica a produção de café. As famílias vendiam o café nas feiras das cidades de Palmeiras e Lençóis.

         Admirar a paisagem do Vale do Capão era também admirar as gigantescas plantações de café que estava por todos os lados desde a beira do rio até o topo da montanha. Na época de colheita mesmo em dias de chuva, dias quentes ou na lama estavam crianças, adultos e idosos na lavoura de café.

         Assim contam que algumas famílias por necessidade negociavam a produção do café , antes mesmo de colher, vendiam para familiares ou amigos o fruto ainda na floração.

E assim a produção do café no Vale do Capão ficou no esquecimento, nas lembranças das prosas e saudades do tempo. Mas, desde abril, escuto relatos de que agora ele volta a ser lembrado, muitos dos pés resistiram ao tempo e continua a produzir seus frutos. 

E agora, para encerrar, uma poesia da minha autoria vou compartilhar:

A labuta é diária
cedo se levanta
Antes mesmo do dia raiar
O dia começa depois da goela esquentar
São muitas etapas a realizar
Tem a chuva da floração
As visitas das abelhas
Os frutos em formação
Cerejas vermelhas ou amarelas a coletar
Expostas ao sol para secar
No pilão é hora de socar
No Vale do Capão conhecemos é pilar
Lorenzo é convidado para a palha soprar
Eita que sabedoria popular
E na bola a girar
Está o café a cheirar
Convidando toda a vizinhança para degustar
Mara
Mara
Mãe, professora circense e artista. Nascida no Vale do Capão. Formada em Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em agroecologia na Universidade Federal de Viçosa MG.
- anúncio patrocinado -

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo artigo, e pelo poema.
    É preciso, realmente, preservar as tradições de cada lugar, e o Vale do Capão, pelo que conheço, tem muitas histórias a contar.
    Continue nessa luta aguerrida, para preservar costumes e tradições desse lindo lugar.

  2. Adoro escutar as histórias de como era o capão!! Acho tão importante relembrar como era, de onde este lugar vem! Muito grata para compartilhar conosco este lindo pedaço de história!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

Pré venda do livro (entre) Dualidades

Verbos que vivem através de poesias, essa é a experiência escrita no primeiro livro de poesias da poeta e psicóloga Fabiana Lenz.O livro “(entre)...

Introdução à Oficina de Abará na Cozinha Mangalô

A Cozinha Mangalô irá realizar no dia 28 de setembro de 2024 a oficina de abará na Cozinha Mangalô, onde vamos explorar os sabores e tradições da culinária baiana.
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -