O Vale do Capão e suas memórias, algo encantador é relembrar do tempo antigo desse lugar. Dependendo do contador as suas histórias são de alegrias ou cheias de dor. Então aqui para iniciar a vocês vou contar um pouco do que ouvi e também vivi desse Capão antigo.
Pelo momento presente que estamos passando a economia foi algo que que venho refletindo, pois, o turismo hoje é a principal atividade econômica da comunidade e nesse momento essa atividade está parada e sem previsão de retorno.
Durante muitos anos o vale do Capão teve como principal atividade econômica a produção de café. As famílias vendiam o café nas feiras das cidades de Palmeiras e Lençóis.
Admirar a paisagem do Vale do Capão era também admirar as gigantescas plantações de café que estava por todos os lados desde a beira do rio até o topo da montanha. Na época de colheita mesmo em dias de chuva, dias quentes ou na lama estavam crianças, adultos e idosos na lavoura de café.
Assim contam que algumas famílias por necessidade negociavam a produção do café , antes mesmo de colher, vendiam para familiares ou amigos o fruto ainda na floração.
E assim a produção do café no Vale do Capão ficou no esquecimento, nas lembranças das prosas e saudades do tempo. Mas, desde abril, escuto relatos de que agora ele volta a ser lembrado, muitos dos pés resistiram ao tempo e continua a produzir seus frutos.
E agora, para encerrar, uma poesia da minha autoria vou compartilhar:
A labuta é diária cedo se levanta Antes mesmo do dia raiar O dia começa depois da goela esquentar São muitas etapas a realizar Tem a chuva da floração As visitas das abelhas Os frutos em formação Cerejas vermelhas ou amarelas a coletar Expostas ao sol para secar No pilão é hora de socar No Vale do Capão conhecemos é pilar Lorenzo é convidado para a palha soprar Eita que sabedoria popular E na bola a girar Está o café a cheirar Convidando toda a vizinhança para degustar
Parabéns pelo artigo, e pelo poema.
É preciso, realmente, preservar as tradições de cada lugar, e o Vale do Capão, pelo que conheço, tem muitas histórias a contar.
Continue nessa luta aguerrida, para preservar costumes e tradições desse lindo lugar.
Adoro escutar as histórias de como era o capão!! Acho tão importante relembrar como era, de onde este lugar vem! Muito grata para compartilhar conosco este lindo pedaço de história!