quinta-feira, 28 janeiro, 2021
19.9 C
Caeté-Açu
- publicidade -

O Vale do Capão e suas Memórias

Início Vozes do Vale O Vale do Capão e suas Memórias

O Vale do Capão e suas Memórias

O Vale do Capão e suas memórias, algo encantador é relembrar do tempo antigo desse lugar. Dependendo do contador as suas histórias são de alegrias ou cheias de dor. Então aqui para iniciar a vocês vou contar um pouco do que ouvi e também vivi desse Capão antigo.  

café

         Pelo momento presente que estamos passando a economia foi algo que que venho refletindo, pois, o turismo hoje é a principal atividade econômica da comunidade e nesse momento essa atividade está parada e sem previsão de retorno.

         Durante muitos anos o vale do Capão teve como principal atividade econômica a produção de café. As famílias vendiam o café nas feiras das cidades de Palmeiras e Lençóis.

         Admirar a paisagem do Vale do Capão era também admirar as gigantescas plantações de café que estava por todos os lados desde a beira do rio até o topo da montanha. Na época de colheita mesmo em dias de chuva, dias quentes ou na lama estavam crianças, adultos e idosos na lavoura de café.

         Assim contam que algumas famílias por necessidade negociavam a produção do café , antes mesmo de colher, vendiam para familiares ou amigos o fruto ainda na floração.

E assim a produção do café no Vale do Capão ficou no esquecimento, nas lembranças das prosas e saudades do tempo. Mas, desde abril, escuto relatos de que agora ele volta a ser lembrado, muitos dos pés resistiram ao tempo e continua a produzir seus frutos. 

E agora, para encerrar, uma poesia da minha autoria vou compartilhar:

A labuta é diária
cedo se levanta
Antes mesmo do dia raiar
O dia começa depois da goela esquentar
São muitas etapas a realizar
Tem a chuva da floração
As visitas das abelhas
Os frutos em formação
Cerejas vermelhas ou amarelas a coletar
Expostas ao sol para secar
No pilão é hora de socar
No Vale do Capão conhecemos é pilar
Lorenzo é convidado para a palha soprar
Eita que sabedoria popular
E na bola a girar
Está o café a cheirar
Convidando toda a vizinhança para degustar
Mara
Mara
Mãe, professora circense e artista. Nascida no Vale do Capão. Formada em Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em agroecologia na Universidade Federal de Viçosa MG.
- anúncio -
Slider

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo artigo, e pelo poema.
    É preciso, realmente, preservar as tradições de cada lugar, e o Vale do Capão, pelo que conheço, tem muitas histórias a contar.
    Continue nessa luta aguerrida, para preservar costumes e tradições desse lindo lugar.

  2. Adoro escutar as histórias de como era o capão!! Acho tão importante relembrar como era, de onde este lugar vem! Muito grata para compartilhar conosco este lindo pedaço de história!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Mais da Coluna

O Vale do Capão e suas Memórias

O Vale do Capão e suas memórias, algo encantador é relembrar do tempo antigo desse lugar. Dependendo do contador as suas histórias são de alegrias ou cheias de dor. Então aqui para iniciar a vocês vou contar um pouco do que ouvi e também vivi desse Capão antigo.

Vivendo no Vale: novas possibilidades e novos significados

Quando recebi o convite para escrever para o blog, fiquei imaginando o que compartilhar com vocês. Aí surgiu a ideia do quintal de saberes...
- anúncio -
Slider

Veja Também

Festa do Padroeiro do Vale do Capão

São mais de cem as paróquias de São Sebastião no Brasil, as festas acontecem de norte a sul do país e possuem peculiaridades em cada lugar. No Vale do Capão, o evento que marca a tradição do padroeiro já tem mais de 100 anos e é considerado uma das festas mais representativas para toda a comunidade.

A Coragem Empodera

Como fugir do padrão, encarar seus medos e usar a coragem como impulsionadora do empoderamento da mulher? Acompanhe uma trilha repleta de emoção, coragem, histórias e um final feliz!

RESPONSABILIDADE somos uma grande família!

Os jiraus do Vale do Capão tem dado o que falar, tem incomodado, alguns sendo retirados, todos extravasantes e sendo repensados.

Mais do Vale

TupiMazon

Criamos peças únicas, autênticas e exclusivas. Em couro reciclado de grandes indústrias, metais, madeira. Trabalhamos com esculturas em resina entre muitas outras coisas. Nossas peças...

Alma Bistrô

Restaurante de culinária afetiva e diversificada

Casa Sitio Mirante do Vale para 3 pessoas no Engenho Velho

Casa com 2 quartos, cozinha equipada, ventilador e wi-fi no Engenho Velho

Vasos e Plantas

Vendo vasos de cimento e plantas

- em destaque -

Fabinho do Adubo

Adubo de gado e cabra

Deusdato Gustavo

Jardinagem, marcenaria e restauração de móveis

Chalé Encantado para 2 pessoas na Rua da Harmonia

Chalé para 2 pessoas na rua da Harmonia. Aluguel por temporada no Vale do Capão

Casa Açaí para 8 pessoas no Riacho do Ouro

Casa com 3 Quartos - estadia máxima 30 dias