segunda-feira, 8 agosto, 2022

Palmeiras realiza a 1ª Feira Black

ConteúdoCulturaPalmeiras realiza a 1ª Feira Black

Palmeiras realiza a 1ª Feira Black

No último domingo, 28, foi realizada, na Praça Dr. José Gonçalves, em Palmeiras, a 1ª Feira Black, que reuniu diversas comunidades quilombolas do município, como Tejuco, Corcovado e Fundão. Moradores e moradoras de Segredo, distrito de Souto Soares, e Barriguda, área rural de Mucugê, também participaram das apresentações.

“A 1ª Feira Black da Chapada Diamantina foi um sonho realizado para mim. Uma realização sem tamanho. Há muito tempo, já tinha este projeto na gaveta. Com apoio de amigos, educadores e das próprias comunidades quilombolas, conseguimos tirar do papel e realizar”, conta a organizadora Nelcy Freire. O evento começou com a palestra da psiquiatra e especialista em Saúde Coletiva Maria de Lurdes Silvia, da Comunidade Quilombola de Rio de Contas. Ela abordou o tema “O Empoderamento Negro”.

A feira teve ainda desfile de beleza negra feminina, masculina e mirim. Gil e Jair percussão e o grupo Pérola Negra, da Comunidade Quilombola de Segredo, cantaram para o público, que pôde apreciar também barracas de comida e artesanatos. Devido à chuva, a apresentação do desfile foi realizada no salão da Câmara de Vereadores. “Foi muito gratificante o resultado, mesmo com as falhas que tivemos. Foi tanta emoção que as falhas foram compensadas com aceitação, apoio e a participação das comunidades. Foi muito emocionante ver nosso povo negro trazendo suas manifestações culturais”, avalia Nelcy.


Os convidados e participantes da feira degustaram uma tradicional feijoada e levaram para casa um potinho de geleia (feita na Comunidade Quilombola do Tejuco) e turbantes para toadas.

Joilson Santos é estagiário e produziu esta reportagem sob supervisão do editor Aurelio Nunes

close
Portal Vale do Capão
Portal Vale do Capão
A vitrine virtual do Vale do Capão! Apoie o Portal fazendo uma doação de qualquer valor via PIX. Chave (CNPJ): 43518009000100
- anúncio patrocinado -
- anúncio patrocinado -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

Relacionado

Villaflor Pousada

@villaflorpousada localizada a 300 metros da Vilazinha, com seus chalés e apartamentos aconchegantes, oferece hospedagem em um ambiente cercado de árvores e plantas nativas por onde passa o rio do Capão, dando ao lugar a sensação de paz que todos nós queremos e merecemos.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Atenção! Comentários ofensivos, palavras de baixo calão ou que ofendam a conduta, moral e ética profissional serão excluídos. Agradecemos a compreensão.
- anúncio patrocinado -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Veja Também

- anúncio patrocinado -

No Vale do Capão

- anúncio patrocinado -
- anúncio patrocinado -

- em destaque -