sábado, 27 julho, 2024

Peixinho da Horta

InícioVozes do ValePeixinho da Horta

Peixinho da Horta

Bem vindos a “CozinhAmor” a coluna de culinária da “Vozes do Vale” no Portal Vale do Capão

Hoje a chef do “Natural Bistrô”, Sabina Galletto fala um pouco sobre o “PEIXINHO DA HORTA”.

O PEIXINHO é uma PANC (planta alimentícia não convencional) e além de ser muito gostosa é também muito nutritiva e saudável. A planta peixinho apresenta quantidades expressivas dos minerais, potássio, cálcio e ferro, além de ser uma excelente fonte de fibra alimentar que corresponde a 13% do seu teor de matéria seca. Além disso, utiliza-se na medicina popular para aliviar a tosse e as irritações na faringe. Isso porque a hortaliça possui efeito béquico, ou seja, age contra a tosse, e emoliente, que amolece e abranda os tecidos, por isso chamada também de Pulmonaria.

O peixinho usado na receita foi colhido na horta de Sabina, mas normalmente ela compra da sua amiga Jusimara da “Morada do Miuan” que tem uma horta belíssima com muitas verduras e PANCs. A chef comenta que gosta de comprar dela porque sabe que ela planta com amor e tudo que ela produz é orgânico. 

Precisamos escolher bem o nosso alimento e saber de onde vem os ingredientes que a gente come e é importante também apoiar a Economia Local e os pequenos produtores.

Mas vamos lá…

Hoje vamos cozinhar o PEIXINHO frito e acompanhado por um babaganush de pimentão.

Babaganush:

Ingredientes: 4 Pimentões, 1 colher abundante de tahine, azeite, sal, pimenta do reino, páprica defumada, alho e ervas aromáticas (na receita acima foram usadas, salsinha, menta, tomilho, manjericão)

Modo de preparo: Assar os pimentões e tirar a pele, depois disso batemos tudo no liquidificador.

Para o Peixinho:

Ingredientes: 6 colheres de farinha de trigo (mas pode fazer sem glúten utilizando farinha de grão de bico, de milho, ou de mandioca), 1/3 xic de água, pimenta do reino, noz moscada e sal.

Modo de preparo: Misture os ingredientes até virar uma massa grossa, passe peixinho nessa massa e frite em uma frigideira com um fio de óleo. (também pode assar no forno).

Sabina Galletto
Sabina Galletto
Sou cozinheira do Natural Bistrô, restaurante vegetariano e vegano do Vale do Capão.  A cozinha sempre foi a minha paixão, comecei cozinhar muito jovem junto com minha avó e minha mãe, preparando Ravioli, gnocchi e vários outros pratos. Há 6 anos comecei pesquisar o mundo vegano. Acredito que comer é um ato político, também, por isso acho importante a gente cuidar daquilo que a gente compra e daquilo que a gente come. A comida pelo nosso corpo pode ser medicina, pode nos ajudar a viver saudáveis sem perder o prazer do sabor. "A gente é o que a gente come" Ippocrate falava isso e eu acredito. Acredito que é importante cozinhar só com ingredientes orgânicos, por isso estou cultivando uma horta para poder cozinhar sempre com alimentos frescos e saudáveis.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

Atividade da Pré-Fligê, acontece nesta terça-feira

Será realizado no dia 23, terça-feira, às 14h, a edição #8 do Abrindo o Código. A atividade fará parte do Pré-Fligê (Feira Literária de Mucugê) e das comemorações dos 20 anos do Cultura Viva, que estão ocorrendo em todo o Brasil durante o mês de julho de 2024.
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -