Bem vindos a “CozinhAmor” a coluna de culinária da “Vozes do Vale” no Portal Vale do Capão
Hoje a chef do “Natural Bistrô”, Sabina Galletto fala um pouco sobre o “PEIXINHO DA HORTA”.
O PEIXINHO é uma PANC (planta alimentícia não convencional) e além de ser muito gostosa é também muito nutritiva e saudável. A planta peixinho apresenta quantidades expressivas dos minerais, potássio, cálcio e ferro, além de ser uma excelente fonte de fibra alimentar que corresponde a 13% do seu teor de matéria seca. Além disso, utiliza-se na medicina popular para aliviar a tosse e as irritações na faringe. Isso porque a hortaliça possui efeito béquico, ou seja, age contra a tosse, e emoliente, que amolece e abranda os tecidos, por isso chamada também de Pulmonaria.
O peixinho usado na receita foi colhido na horta de Sabina, mas normalmente ela compra da sua amiga Jusimara da “Morada do Miuan” que tem uma horta belíssima com muitas verduras e PANCs. A chef comenta que gosta de comprar dela porque sabe que ela planta com amor e tudo que ela produz é orgânico.
Precisamos escolher bem o nosso alimento e saber de onde vem os ingredientes que a gente come e é importante também apoiar a Economia Local e os pequenos produtores.
Mas vamos lá…
Hoje vamos cozinhar o PEIXINHO frito e acompanhado por um babaganush de pimentão.
Babaganush:
Ingredientes: 4 Pimentões, 1 colher abundante de tahine, azeite, sal, pimenta do reino, páprica defumada, alho e ervas aromáticas (na receita acima foram usadas, salsinha, menta, tomilho, manjericão)
Modo de preparo: Assar os pimentões e tirar a pele, depois disso batemos tudo no liquidificador.
Para o Peixinho:
Ingredientes: 6 colheres de farinha de trigo (mas pode fazer sem glúten utilizando farinha de grão de bico, de milho, ou de mandioca), 1/3 xic de água, pimenta do reino, noz moscada e sal.
Modo de preparo: Misture os ingredientes até virar uma massa grossa, passe peixinho nessa massa e frite em uma frigideira com um fio de óleo. (também pode assar no forno).