A vaquinha organizada por moradores do Vale do Capão arrecadou R$ 1.500 de 26 doadores para a reconstrução do parquinho da Vila. O valor equivale à metade do orçamento previsto para a compra dos materiais necessários para realizar a obra.
Nesta quarta-feira, 9, houve uma reunião no coreto para decidir os primeiros passos a serem dados. Ficou decidido que a reforma será feita aos poucos, começando pelas partes mais urgentes, que são a troca da areia, a retirada da grade pontuda e a reconstrução da ponte.
“Eu acredito na força da comunidade para fazermos um mutirão. Cortar as cordas, desmontar o cabo e refazer a ponte”, defendeu Lina Gonzàlez, uma das mães presentes ao encontro. “Mesmo que sejamos poucos, alguém precisava realizar uma reunião, dar a cara a tapa e fazer alguma coisa. Será que é preciso uma criança ter um acidente grave para que algo aconteça?”, indagou Manuela Félix.
O morador Jack Villarpando dos Santos, que já participou de um trabalho voluntário na região da Mata, também deu algumas ideias. “Eu acredito que o mais produtivo agora é fazer um plano de ação. Na minha opinião, o mais importante é a areia. E saber qual é o custo de limpar, como poderíamos fazer. Podemos conseguir doações de materiais”, disse.
Joaquim, companheiro de Manuela Felix, lembrou da urgência sobre a reforma e que as autoridades locais teriam dado pouca atenção ao assunto. “Não podemos esperar mais! Precisamos interditar para que ninguém use o parquinho como está, pois as crianças correm risco. Eu, que sou pai, que vivo com Estrela no único lugar público onde as crianças podem ir (no Capão), acredito que isso seja urgente. Não podemos esperar três meses pra que a reforma seja feita”.
O próximo passo da força coletiva dos pais do Capão? Marcar um mutirão com data e tarefas bem definidas. O Vale agradece!
A lista completa de materiais a serem utilizados é a seguinte:
- 35m de cerca de arame retangular de 1.5m
- sacola de pregos em U
- 10m de corrente de ferro grossa
- 1m de madeira de taipa de 30cm
- 4 rolamentos de bolas
- tubo de 1 polegada chapa 16
-Parafusos de 1 1/2 - 2 Eucalipto de 4m de 10cm a 12m
- 2 Eucalipto de 2,2 MTS de 12cm a 14cm
- 120m de corda de 1,5 cm
- 130 parafusos de 20 cm tipo francês com porca e ruela
- 130 parafusos do tipo gancho fechado
- cimento
- areia
- lixas
- eletrodos
- discos de corte
- cola
Reportagem de Laura Moreira Silva