segunda-feira, 8 agosto, 2022

Você conhece o Coletivo Capão?

InícioVozes do ValeVocê conhece o Coletivo Capão?

Você conhece o Coletivo Capão?

O Coletivo Capão surgiu no final de 2018 de uma necessidade de rever os hábitos da comunidade quanto ao cuidado no descarte do lixo produzido pela própria comunidade e visitantes, no Vale do Capão. Uma das ações mais relevantes foi direcionada à educação, conscientizando a população sobre a importância de cuidar dos resíduos sólidos que cada um produz.

Nesta ocasião participantes do Coletivo realizaram visitas aos domicílios da Zona da Vila, para fazerem um levantamento de informações sobre os resíduos produzidos por cada casa e, principalmente, para apresentar a cada morador alternativas de ações responsáveis sobre o correto descarte.

Durante estas visitas um cartaz informativo foi entregue, uma espécie de guia para que os moradores pudessem consultar o que fazer com cada resíduo, caso não estivessem familiarizados com a separação.

Como podem observar no cartaz distribuído durante as visitas, aparece um conceito muito importante, o “5 Rs” um movimento que visa sensibilizar a todos sobre as questões relacionadas ao consumo consciente, reaproveitamento de resíduos e destino adequado dos mesmos.

Convidamos a cada um de vocês a conhecerem o “6º R” que consiste em Relembrar o que significam os 5 Rs: Repense / Recuse / Reduza / Reutilize / Recicle. 

Repense: Cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente. Devemos repensar, por exemplo, nosso consumo e como fazemos o descarte dos nossos resíduos. Repensar é o início dessa mudança. 

Recusar: Chama a atenção para o consumismo — a aquisição de bens que não são necessários — e também para que sejamos críticos em relação ao que consumimos. Devemos pensar em adquirir apenas aquilo que realmente necessitamos e, de preferência, de empresas preocupadas com o meio ambiente.

Reduzir: “Eu preciso realmente disso?” Faça essa pergunta sempre que for adquirir um novo produto. Além disso, reduzir significa poupar. Devemos saber economizar quando o assunto são os nossos recursos naturais. Esse é o caso, por exemplo, da água potável, que é, muitas vezes, utilizada de maneira indiscriminada.

Reutilizar: É possível utilizar novamente alguns objetos que seriam descartados. Muitas embalagens podem ser reaproveitadas ou mesmo utilizadas para outras finalidades.

Reciclar: Trata-se do reaproveitamento de um produto de modo que ele se torne matéria-prima para a fabricação de outro objeto. Reciclar é importante, pois ajuda a reduzir a quantidade de lixo gerado e também reduz a utilização dos nossos recursos naturais. Entre os materiais que podem ser reciclados estão: o papel, o plástico e o alumínio.

Agora que já relembramos os 5 Rs, vamos colocá-los em prática?! A cada 15 dias o Coletivo Capão irá divulgar aqui nesta Coluna do Portal Vale do Capão informações e incentivos para juntos mudarmos a realidade que sufoca nosso Planeta. Lembramos que na última quinta-feira do mês realizamos a Coleta dos resíduos sólidos recicláveis no Coreto, para melhor organizarmos cada Coleta estamos cadastrando os moradores, se você ainda não se cadastrou basta clicar no link: Cadastro Coletivo Capão Conheça nossas redes sociais, participe das Campanhas e participe do Coletivo! Que esta união resulte em um bem maior para o Vale do Capão.  

Escrito por Clarissa Caballero, participante do Coletivo Capão.

close
Coletivo Capão
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -