“Quando discípulo reconhece Saturno como deus que dá oportunidade e não o vê apenas como a divindade que traz a desventura, então ele esta no caminho do aprendizado e não apenas teoricamente, mais de fato”
Alice A. Bailey – Astrologia esotérica
No mapa natal Sol, Lua e Ascendente representam a consciência do indivíduo, as reações inconsciente, os instintos e os padrões de comportamentos. O sol, aquilo que indivíduo quer e veio ser. A lua aquilo que necessita e se emociona, O ascendente, à sua maneira de agir e se mostrar.
Estes três elementos, combinados com Saturno passam a ser espinha dorsal do mapa, do ponto de vista do caráter.
1.Saturno no signo de câncer ou na casa 04.
A casa quatro ė o domínio da infância, a origem, a raiz , a família e a base pessoal do mapa. São locais onde observamos a estabilidade e a segurança íntima. Também descreve a atmosfera das emoções enquanto não temos idade para escolher.
A ideia Junguiana do consciente pessoal, está na quarta casa, que é associada a influência de antes do desenvolvimento da mente, e qualquer planeta ali presente tem importância significativa. São informações da psique que precisam serem trazidas para superfície. Fazem parte do baú das lembranças para nossa evolução.
A quarta casa do mapa natal, é como um rio subterrâneo que se mantem silencioso ou adormecidos por grandes períodos. Sua influência está oculta sob a personalidade que é desenvolvida pelo sol e pelo ascendente. Sem ser visto esse rio pode ser extremamente poderoso e dominador. A ponto de dominar o nosso comportamento.
Ali também pode ser a casa do pai ou da relação com o pai. Mas mais do que isso, a casa 4 e a casa 10 são os eixos dos pais. Não é necessário definir qual das duas representa o pai e a mãe. Mas são a estrutura da família e da segurança da criança.
Ali estão contidas as indicação de uma vida difícil, desafiadora, de um abandono ou de um lar desfeito no período da infância. Geralmente isso “coincide” com planetas aflitos na casa 04 do mapa. Quando Saturno esta na quarta casa ou no signo de Câncer geralmente indica um desinteresse, uma limitação, autoridades sem amor, rispidez, separação, ausência ou isolamento da vida do lar.
O isolamento pode ser de uma forma simbólica, um pai que tem a presença física e não oferece amor, simpatia, apoio ou afeto. Mas também desapontamento, violência drogas e bebidas. Algumas vezes ênfase nos valores materiais e pouca expressão emocional. São as referencias dos sentimentos de segurança de proteção dos seres em desenvolvimento que são negados ou frustrados.
Nesse sentido a expressão esta negada, bem como o pertencimento a família, a terra, a origem e a tribo . Uma negação interior, na consciência individual que vai representar a sua expressão lá fora, na profissão e no seu reconhecimento ou realização. Com isso pode haver um sentimento de desconfiança em relação a intimidade pessoal.
Saturno também pode ser representado de outra forma, como deixar apegado a família as tradição ter um lado muito conservador ou sentir frustação com o lugar que nasceu, com a família ou um temor de ir para fora, se fechando na expressão se tornando rígido.
Também pode indica uma compulsão de acumular terras ou coisas. E a compensação na necessidade de segurança. A influência é maior na casa 4 do que no signo de câncer.
Na verdade a influência de Saturno na 4, nos obriga a criar aquele componente que está em falta como divida, e é nesse momento que esta oferecida a grande oportunidade de construir um sentimento interior de segurança de auto aceitação e de maturidade.
Sim pode indicar as feridas, a falta de segurança na infância e no masculino, mas em compensação o Saturno na casa 4 ou já signo de Câncer terá como aliado tempo. O tempo necessário para descer nas profundezas emocionais e integrar com serenidade masculino e o feminino. E assim, mostrar um planeta com estigma negativos e pesados se tornando o portador da Sabedoria e da evolução individual e coletiva. Saturno sendo Saturno.