quarta-feira, 17 agosto, 2022

Lixão ou Galpão?

Você sabia que os resíduos da coleta regular do Vale do Capão vão para um lixão? E se houver uma solução?

InícioVozes do ValeLixão ou Galpão?

Lixão ou Galpão?

Para começar este artigo compartilho uma informação importante com você.

Grande parte do lixo que chega ao lixão de Palmeiras é do Vale do Capão. Mesmo com mutirão de Coleta Seletiva no Coreto feito pelo Coletivo Capão toda última quinta-feira do mês…

Lixão de Palmeiras em maio 2021

No mutirão recebemos os resíduos recicláveis e enviamos para o GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras). Mas quantas pessoas levam os resíduos para reciclagem e quantas entregam o “lixo” na coleta regular?

Esta é uma pergunta muito importante. Pois a resposta revela o volume do que é reciclado e o volume que a natureza recebe de forma indevida.

O Coletivo tem 130 cadastrados que participam desse movimento. Ou seja, menos de 10% da população de moradores do Vale. Se você pensar bem nesta informação, percebe o impacto dela.

Mas, será que tem uma solução? Claro que sim! Informação, educação, comunicação, são a chave para fazer a diferença! Portanto, vamos fazer o seu cadastro?

Clique no link abaixo e seja responsável pelos resultados do seu consumo.

https://forms.gle/B4Pmw38XEN1hW6GRA

E agora que estou cadastrado que acontece?

Dando este passo você começa um caminho de cuidado e respeito com a Natureza, por exemplo. Mas e se outra pessoa não ler este artigo? Não conhece as redes sociais do Coletivo? Como podemos tornar este caminho mais acessível?

É onde quero chegar! No nosso último artigo https://portalvaledocapao.com.br/sonho-que-se-sonha-junto-e-realidade-raul-seixas/ a participante Lú Lavigne escreveu sobre uma Campanha muito importante para o Vale. A chegada de uma caminhonete para a Coleta Seletiva!

O que mais é preciso para mudar totalmente a relação do Vale do Capão com o lixão?

Além disso, o mais importante é um espaço, um centro de triagem, separação e armazenamento para a reciclagem. Um galpão! E estamos muito próximos deste sonho, que não “sonhamos só”!

Da mesma forma que o Coletivo deseja a Coleta Seletiva, o Recicla Capão está disposto a retomar suas atividades. O Percurso CGC e alguns moradores estão conectados com essa missão. E agora toda a população precisa fazer a sua parte.

Por outro lado, estamos aguardando a possível doação de um terreno para a construção deste Galpão. Depois disso, devemos seguir conectados com o assunto, sempre nos informando e fazendo a diferença em ações do dia a dia.

Em outras palavras, em breve a relação do Vale do Capão com o lixo vai mudar, faça parte desta mudança!

Escrito por Clarissa Caballero, participante do Coletivo Capão.

close
Coletivo Capão
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.
- anúncio patrocinado -

2 COMENTÁRIOS

  1. Com a nova estrada, haverá muito mais pessoas no Vale. É de extrema urgência o descarte correto tanto dos materiais recicláveis quanto dos resíduos finais. O lixão de Palmeiras é gravíssimo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Veja Também

Simba

O cão éo melhor amigo do homem ! Simbao marujode aventuras incontáveis… Parceiro adestradoa plateia o reverenciaextasiada ! Por quem os sinos dobram !Pelo sol que nasce...

Autocuidado

Até recentemente trabalhei no postinho aqui do Vale do Capão. É uma unidade de saúde vinculada ao programa Estratégia Saúde da Família (ESF), do...
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -