Para começar este artigo compartilho uma informação importante com você.
Grande parte do lixo que chega ao lixão de Palmeiras é do Vale do Capão. Mesmo com mutirão de Coleta Seletiva no Coreto feito pelo Coletivo Capão toda última quinta-feira do mês…
No mutirão recebemos os resíduos recicláveis e enviamos para o GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras). Mas quantas pessoas levam os resíduos para reciclagem e quantas entregam o “lixo” na coleta regular?
Esta é uma pergunta muito importante. Pois a resposta revela o volume do que é reciclado e o volume que a natureza recebe de forma indevida.
O Coletivo tem 130 cadastrados que participam desse movimento. Ou seja, menos de 10% da população de moradores do Vale. Se você pensar bem nesta informação, percebe o impacto dela.
Mas, será que tem uma solução? Claro que sim! Informação, educação, comunicação, são a chave para fazer a diferença! Portanto, vamos fazer o seu cadastro?
Clique no link abaixo e seja responsável pelos resultados do seu consumo.
https://forms.gle/B4Pmw38XEN1hW6GRA
E agora que estou cadastrado que acontece?
Dando este passo você começa um caminho de cuidado e respeito com a Natureza, por exemplo. Mas e se outra pessoa não ler este artigo? Não conhece as redes sociais do Coletivo? Como podemos tornar este caminho mais acessível?
É onde quero chegar! No nosso último artigo https://portalvaledocapao.com.br/sonho-que-se-sonha-junto-e-realidade-raul-seixas/ a participante Lú Lavigne escreveu sobre uma Campanha muito importante para o Vale. A chegada de uma caminhonete para a Coleta Seletiva!
O que mais é preciso para mudar totalmente a relação do Vale do Capão com o lixão?
Além disso, o mais importante é um espaço, um centro de triagem, separação e armazenamento para a reciclagem. Um galpão! E estamos muito próximos deste sonho, que não “sonhamos só”!
Da mesma forma que o Coletivo deseja a Coleta Seletiva, o Recicla Capão está disposto a retomar suas atividades. O Percurso CGC e alguns moradores estão conectados com essa missão. E agora toda a população precisa fazer a sua parte.
Por outro lado, estamos aguardando a possível doação de um terreno para a construção deste Galpão. Depois disso, devemos seguir conectados com o assunto, sempre nos informando e fazendo a diferença em ações do dia a dia.
Em outras palavras, em breve a relação do Vale do Capão com o lixo vai mudar, faça parte desta mudança!
Escrito por Clarissa Caballero, participante do Coletivo Capão.
Com a nova estrada, haverá muito mais pessoas no Vale. É de extrema urgência o descarte correto tanto dos materiais recicláveis quanto dos resíduos finais. O lixão de Palmeiras é gravíssimo.
Verdade! Mais do que nunca precisamos ter atenção com o Vale.