Há 2 anos passados, recebi um convite para um encontro no salão do Posto de Saúde aqui em nossa comunidade de Caete Açu, encontro este para compartilharmos nossos sonhos e juntos sonharmos com o Vale do Capão habitado por seres despertos e conscientes para com a coleta seletiva, responsáveis pelo lixo gerado, um vale perfumado por flores e por ações amorosas para com este encantador lugar. Uma proposta revolucionária de sermos a mudança da qual tanto falamos, mudança esta que percebe a importância do Eu e do Nós, do indivíduo e do coletivo.
Uau! Foi assim que me senti, surpreendida e atraída pela maravilhosa oportunidade de sair do conforto de meramente me transformar, mas sim junt♡s transformarmos essa realidade na qual vivemos marcada por jiraus transbordantes, resíduos misturados, lixos espalhados, desequilíbrio ecológico e social.
Sonhar, planejar, executar e celebrar! Assim passamos a nos encontrar constantemente, uma fluidez perfeita no decorrer desta caminhada enquanto Coletivo Capão, onde Eu não estou sozinh♡.
Neste momento inicial, em 2019, o Recicla Capão estava atuante realizando coletas de materiais recicláveis na porta de quem solicitava, era uma maravilha! O único trabalho era separar, limpar, secar, guardar e aguardar o Recicla ir buscar. Já imaginou? Pois era assim…
Neste contexto nascia o Coletivo Capão, um grupo de pessoas atentas e amorosas que buscam honrar a Grande Mãe Terra através de atitudes diárias individuais e coletivas, procurando conhecer, compreender e encontrar maneiras de causar impactos mais respeitosos e responsáveis para com o meio ambiente.
Nosso foco principal desde o início é pautado nos 5Rs – Repense, Recuse, Reduza, Reutilize, Recicle. Para mim os Rs se tornaram infinitos pois perpassam pelo Respire, Respeite, Responsabilidade, Revolucione…
Pois bem, naqueles primeiros momentos repletos de buscas por soluções para os resíduos recicláveis gerados aqui no Vale, tínhamos a ideia de unir forças com o Recicla Capão, mas o Recicla Capão precisou suspender as atividades naquele justo momento por falta de infraestrutura. Já não podiam continuar suas atividades sem ter um local apropriado para realizar triagem e armazenamento desses resíduos, assim como não podiam fazer os investimentos que viabilizassem as atividades desde o transporte, e contratação de pessoal.
Naquele momento para nós foi um grande choque, pois casaria perfeito o trabalho de educação ambiental do Coletivo Capão e o Recicla atuando na coleta e destino do recolhido.
Nós, Coletivo Capão, seguimos adiante pesquisando, experimentando, atuando de diversas formas, e realizando mutirões voluntários de coleta no coreto dando assim a oportunidade da comunidade ter como encaminhar seus recicláveis, os quais levamos para o GAP que prontamente recebe, nos sendo de grande importância e por isso somos imensamente grat♡s.
E agora?
Agora junt♡s sonhando e junt♡s realizando, estamos avançando juntamente com outras pessoas que somam e outros grupos que fortalecem, a família que segue crescendo.
Recentemente ganhamos uma caminhonete D10 para servir de transporte para coleta seletiva e estamos em campanha para trazê-la até nós.
E outra ótima notícia: a idealizadora do Recicla Capão, Jucirene, afirma sua vontade e disposição em atuar com este serviço para o bem planetário e reativar a coleta aqui no Vale .
O que precisamos ?
Um Galpão. Ou melhor expressando, um terreno para nele termos um Galpão projetado para armazenar da forma devida os materiais recicláveis, levando em consideração as necessidades de saúde, higiene e bem estar d♡s envolvidos neste trabalho tão importante para a sociedade atual. Tudo bem planejado tecnicamente visando o belo e sustentável em prol a comunidade em inúmeros aspectos , inclusive geração de emprego e renda e por consequência economia local e visibilidade para gerenciamento dos resíduos como algo de verdadeira relevância. Tudo é muito cíclico, basta botar a energia em ação. ♻️
Assim trago essa mensagem de sensibilização para que cada Um de Nós possamos atuar para Nosso Bem Comum – a vida Planetária Saudável.
Escrito por Lú Lavigne, assistente social participante do Coletivo Capão
Maravilhaaaaaa..
Estamos juntas!
Sigamos juntos sempre! O Capão pede este cuidado e atenção. <3
Maravilhoso seu texto Malu!! Resume este impulso firme, bem planejado e amoroso com a Mãe Terra!!
Seguimos com a coletividade!!
Sim, sigamos! Que cada vez tenhamos mais corações.