sexta-feira, 22 janeiro, 2021
21 C
Caeté-Açu
- publicidade -

O Ano é Novo, e os seus hábitos são? Não espere a virada do ano para mudar algo que pode ser mudado hoje!

Início Vozes do Vale O Ano é Novo, e os seus hábitos são? Não espere a...

O Ano é Novo, e os seus hábitos são? Não espere a virada do ano para mudar algo que pode ser mudado hoje!

Todo fim de ano temos a tendência em fazermos em nossas mentes uma retrospectiva (se você acompanha o sistema midiático pode perceber que o mesmo reforça ainda mais as expectativas das grandes massas, porém de forma não muito construtiva, digamos em termos mais brandos…) 

Nesta retrospectiva, muitas vezes identificamos coisas que não fizemos, metas que não cumprimos, eis então que surgem os pensamentos, “tarefas”, e planos para o próximo ciclo. Mas o que seria um próximo ciclo (de 365 voltas ao Sol) para nós humanos, pode não fazer tanta diferença para os pequenos e perfeitos ciclos da Natureza. É muito mais proveitoso nos dedicarmos a cada volta da terra em torno de si mesma (24hs) ao nosso dia dia, em pequenas ações cotidianas para conviver melhor com nosso planeta.

Em 2020 tivemos um ano atípico. Talvez para alguns, estando mais em casa, foi uma oportunidade ímpar de observar o que se consome e como são descartados os resíduos resultantes deste consumo.

O Coletivo Capão precisou dar uma parada no início do ano, como todos nós, respeitando os cuidados com a pandemia. Sendo assim, a Coleta de Resíduos não foi realizada por alguns meses. Em setembro retomamos a Coleta e juntos fomos pensando em alternativas para melhorarmos nossas ações, analisando, por exemplo, para onde iriam nossos resíduos (mesmo os recicláveis) e de que forma poderíamos distribuir os mesmos aqui dentro do Vale. Nasceu então “Reutiliza Comunidade”. Antes disso ainda tivemos uma novidade muito interessante: começamos a receber as esponjas de lavar prato e enviá-las para reciclagem através do Terracycle.

E você como foi sua experiência estando em casa? Percebeu algo que pode mudar? E Então, vamos mudar hoje? 👏

Como você faz a sua lista de compras? 

Compre os alimentos que precisa, nem sempre é necessário estocar muitos alimentos, eles podem estragar. E no caso de frutas e verduras, o melhor mesmo é consumi-las frescos, evite perdas. 😉

não deixa de ser uma opção interessante, se você tem uma forma de reutilizá-las depois. 😏

O que você leva para fazer sua compra?

Leve sempre sua lista, organizada de acordo com o que você vai preparar em sua casa. Além disso, é super importante levar sua sacola retornável. Não tem uma ainda? Providencie! Tem gente que prefere caixas de papelão, não deixa de ser uma opção interessante, mas é preciso ter uma forma de reutilizá-las depois. 😏

O que você compra?

Os produtos que você consome, vem em embalagens plásticas? Já experimentou comprar produtos a granel? Este hábito pode fazer uma grande diferença no volume de resíduos que você produz assim que chega em casa e guarda suas compras. 🤔

E por último, mas não menos importante… 

O que você faz com o seus Resíduos?

Você separa seus resíduos? A maioria já separa o “Lixo Seco” do “Lixo Orgânico” e está separação é de grande importância. Mas, para melhorar ainda mais o cuidado que você tem com os seus resíduos, procure conhecer quais são os recicláveis. Aqui no Vale do Capão o Coletivo encaminha os mesmos para pessoas que possam reutilizá-los dentro da comunidade, ou para o GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras), para que seja enviado ao destino final: a reciclagem. Se você não reside no Vale, procure saber qual a melhor forma de descartar o lixo que você gera. Entre em contato com alguém que recicle na sua cidade e crie a sua rede colaborativa, porque afinal de contas não existe jogar fora, não é mesmo? 

E vamos mudando a cada dia, porque na próxima segunda, ou na próxima semana pode ser tarde…

Escrito por Clarissa Caballero participante do Coletivo Capão

Coletivo Capão
Coletivo Capão
O Coletivo Capão, é um grupo voluntário atento com as questões ambientais e, particularmente, com a crescente produção de lixo: resíduos sólidos, recicláveis e orgânicos. O principal foco do Coletivo é ajudar a despertar uma maior consciência do consumo, e responsabilidade em relação aos cuidados e descarte de resíduos sólidos, para isto busca promover ações criativas e adequadas à realidade local.
- anúncio -
Slider

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Mais da Coluna

O Ano é Novo, e os seus hábitos são? Não espere a virada do ano para mudar algo que pode ser mudado hoje!

Todo fim de ano temos a tendência em fazermos em nossas mentes uma retrospectiva (se você acompanha o sistema midiático pode perceber que o mesmo reforça ainda mais as expectativas das grandes massas, porém de forma não muito construtiva, digamos em termos mais brandos…)

…eu não sou eu só … Reflexões Natalinas

Peço licença para lhes falar acerca do respeito, do amor, da vida, da Renovação. Expressar um pouco do meu pensar e sentir, através da escuta de vozes do Coletivo Capão a cada dia e, em especial agora, época de Natal e passagem de Ano.

Conheça o mais novo movimento do Coletivo Capão:  “Reutiliza Comunidade”

Em nosso primeiro artigo nesta coluna apresentamos o Coletivo Capão e a Política dos 5Rs, ponto de partida para os movimentos deste grupo, que visa sensibilizar a comunidade sobre a redução da geração de lixo, assim como apresentar a Comunidade alternativas mais responsáveis e sustentáveis para com os resíduos sólidos.
- anúncio -
Slider

Veja Também

Mais um Jirau retirado no Vale do Capão

No último dia 13 de janeiro um grande Jirau que estava localizado na rua do Gorgulho foi retirado por moradores, trabalhadores da atual empresa que realiza a Coleta de Resíduos sólidos no Distrito e o responsável pela Pousada Vila Flor, que encontrava-se em frente ao local onde estava a instalação.

Vênus e Saturno, Quem Governa o Ano?

Quando começou o ano de 2021, na minha observação diária de acontecimentos, fatos e expectativas, fiquei diante de perspectivas de momentos tensos e difíceis, alertados por várias correntes de opinião, correntes de pensamentos, filosóficas e espirituais.

Coletivo Músicos do Capão

Profissionais da música que trabalham e acreditam no desenvolvimento cultural e artístico da comunidade

Mais do Vale

Tom´s Sorvete

Sorvete Artesanal

Bolos da Luli

Bolos decorados sob encomenda

Deguste o Brasil

Queijos Especiais

TupiMazon

Criamos peças únicas, autênticas e exclusivas. Em couro reciclado de grandes indústrias, metais, madeira. Trabalhamos com esculturas em resina entre muitas outras coisas. Nossas peças...

Lucas Meirelles

Produção Áudio-Visual , Fotografia , Edição de Vídeos e Imagens

- em destaque -

Fabinho do Adubo

Adubo de gado e cabra

Deusdato Gustavo

Jardinagem, marcenaria e restauração de móveis

Chalé Encantado para 2 pessoas na Rua da Harmonia

Chalé para 2 pessoas na rua da Harmonia. Aluguel por temporada no Vale do Capão

Casa Açaí para 8 pessoas no Riacho do Ouro

Casa com 3 Quartos - estadia máxima 30 dias