sábado, 16 janeiro, 2021
26.5 C
Caeté-Açu
- publicidade -

O que o Escotismo me ensinou?

Início Vozes do Vale O que o Escotismo me ensinou?

O que o Escotismo me ensinou?

Estamos no mês das crianças, com isso decidi trazer um pouco sobre o escotismo (atividade que participei durante maior parte de minha adolescência, e fez eu ter meus primeiros grandes contatos com a ideia de proteção ambiental). 

SEMPRE ALERTA 

O escotismo foi fundado por Bandem Poweel a mais de 100 anos, inicialmente, ele tinha como intuito auxiliar rapazes do exército, como fez muito sucesso entre outras áreas, o fundador adaptou o livro para iniciar assim o movimento escoteiro. “O Escotismo é um movimento educacional de jovens, que possui por fundamentos, um Propósito, um conjunto de Princípios e um Método, cujo principal objetivo é educar para a vida.” Existem 3 modalidades 

O escoteiro da terra/básico (do qual fiz parte) “Oferece a prática habitual e básica do Escotismo, enfatizando e desenvolvendo nos jovens o gosto pelo excursionismo, pelas artes mateiras, pelo campismo e montanhismo, pelas viagens, expedições e explorações de regiões desconhecidas, pelo estudo da fauna, da flora, entre outros correlatos.      

Escoteiro do ar – atividades e temas mais voltados para área de aviação 

Escoteiro do mar – enfatiza atividades aquáticas e náuticas 

O escotismo traz lições de cidadania, desenvolvimento pessoal e em equipe e cuidados com o meio ambiente, os diversos aprendizados vem através  de atividades, vivencias, leituras e do aprender fazendo. 

No escotismo você pode adquirir os distintivos, que farão parte de seu uniforme, esses vem através do mérito, de conquistas e aprendizados mostrados na pratica. São diversas as especialidades podendo o escoteiro conquistar todas as que se mostrar apto.  

As leis do escotismo O Escoteiro é verdadeiro e a sua palavra é sagrada. O escoteiro é leal, O Escoteiro é prestável. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros. O escoteiro é cortes. O Escoteiro é respeitador e protetor da Natureza. O Escoteiro é responsável e disciplinado. O Escoteiro é alegre e sorri perante as dificuldades. O Escoteiro é económico, sóbrio e respeitador dos bens dos outros. O Escoteiro é íntegro nos pensamentos, palavras e ações.  

O escotismo fez parte do que sou hoje, me ensinou sobre integridade, sobre trabalhar em equipe, sobre como sou capaz de desenvolver diversas habilidades, e sobre a natureza. Na minha concepção, todas as crianças e adolescentes que puderem e tiverem acesso a fazer parte deste movimento, assim o façam, pois são grandes ensinamentos e grandes práticas para o desenvolvimento pessoal.  

Uma vez escoteiro, sempre escoteiro. Sempre alerta!

Fonte de Pesquisa: https://www.escoteiros.org.br/

Paloma
Paloma
Turismóloga, mestre em desenvolvimento e meio ambiente, é condutora/guia na Chapada Diamantina, faz parte da Associação de condutores de visitantes do vale do Capão (ACV-VC). Amante da natureza desde a adolescência quando escoteira, sempre participou de diversas ações sociais e ambientais.
- anúncio -
Slider

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Paloma! Aqui é a Ondina do capão, você faz mais saídas? Tem muitos adolescentes aqui precisando de fazer trilhas, com alguém para guia los de maneira instrutiva! Aguardo respostas Grata

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Mais da Coluna

O que o Escotismo me ensinou?

Estamos no mês das crianças, com isso decidi trazer um pouco sobre o escotismo (atividade que participei durante maior parte de minha adolescência, e fez eu ter meus primeiros...

O Parque Nacional da Chapada Diamantina comemora 35 anos de existência

Comemoramos nesta data o aniversário do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD).. Mas com grande pesar e grande dor por tudo que está acontecendo com o meio ambiente, principalmente com tantas queimadas, tantos animais e plantas (seres vivos) mortos

Pra que serve um Parque Nacional?

Entenda qual a função de um Parque Nacional e algumas denominações de Unidades de Conservação
- anúncio -
Slider

Veja Também

Coletivo Músicos do Capão

Profissionais da música que trabalham e acreditam no desenvolvimento cultural e artístico da comunidade

Comece seu Ano com Renovação

A renovação pode ser um processo físico ou emocional, o importante é atentar-se para sua necessidade constante e, então permitir a vinda do que há de novo! Vamos praticar?

O Ano é Novo, e os seus hábitos são? Não espere a virada do ano para mudar algo que pode ser mudado hoje!

Todo fim de ano temos a tendência em fazermos em nossas mentes uma retrospectiva (se você acompanha o sistema midiático pode perceber que o mesmo reforça ainda mais as expectativas das grandes massas, porém de forma não muito construtiva, digamos em termos mais brandos…)

Mais do Vale

Instituto Terapias Práticas

Hipnoterapia, barras de Access, Acupuntura, Mindfulness, Palestras

João Weber – Outra Viagem Produções

Arranjo, composição, direção musical, produção musical, aulas de violão, guitarra e baixo

Mosquiteiros Akbal

Confecção de mosquiteiros de armação em voal

Campo Criativo

Redes Sociais, fotografia e filmagens

- em destaque -

Chalé Encantado para 2 pessoas na Rua da Harmonia

Chalé para 2 pessoas na rua da Harmonia. Aluguel por temporada no Vale do Capão

Casa Açaí para 8 pessoas no Riacho do Ouro

Casa com 3 Quartos - estadia máxima 30 dias

Coletivo Músicos do Capão

Profissionais da música que trabalham e acreditam no desenvolvimento cultural e artístico da comunidade