quinta-feira, 20 junho, 2024

O que o Escotismo me ensinou?

InícioVozes do ValeO que o Escotismo me ensinou?

O que o Escotismo me ensinou?

Estamos no mês das crianças, com isso decidi trazer um pouco sobre o escotismo (atividade que participei durante maior parte de minha adolescência, e fez eu ter meus primeiros grandes contatos com a ideia de proteção ambiental). 

SEMPRE ALERTA 

O escotismo foi fundado por Bandem Poweel a mais de 100 anos, inicialmente, ele tinha como intuito auxiliar rapazes do exército, como fez muito sucesso entre outras áreas, o fundador adaptou o livro para iniciar assim o movimento escoteiro. “O Escotismo é um movimento educacional de jovens, que possui por fundamentos, um Propósito, um conjunto de Princípios e um Método, cujo principal objetivo é educar para a vida.” Existem 3 modalidades 

O escoteiro da terra/básico (do qual fiz parte) “Oferece a prática habitual e básica do Escotismo, enfatizando e desenvolvendo nos jovens o gosto pelo excursionismo, pelas artes mateiras, pelo campismo e montanhismo, pelas viagens, expedições e explorações de regiões desconhecidas, pelo estudo da fauna, da flora, entre outros correlatos.      

Escoteiro do ar – atividades e temas mais voltados para área de aviação 

Escoteiro do mar – enfatiza atividades aquáticas e náuticas 

O escotismo traz lições de cidadania, desenvolvimento pessoal e em equipe e cuidados com o meio ambiente, os diversos aprendizados vem através  de atividades, vivencias, leituras e do aprender fazendo. 

No escotismo você pode adquirir os distintivos, que farão parte de seu uniforme, esses vem através do mérito, de conquistas e aprendizados mostrados na pratica. São diversas as especialidades podendo o escoteiro conquistar todas as que se mostrar apto.  

As leis do escotismo O Escoteiro é verdadeiro e a sua palavra é sagrada. O escoteiro é leal, O Escoteiro é prestável. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais Escoteiros. O escoteiro é cortes. O Escoteiro é respeitador e protetor da Natureza. O Escoteiro é responsável e disciplinado. O Escoteiro é alegre e sorri perante as dificuldades. O Escoteiro é económico, sóbrio e respeitador dos bens dos outros. O Escoteiro é íntegro nos pensamentos, palavras e ações.  

O escotismo fez parte do que sou hoje, me ensinou sobre integridade, sobre trabalhar em equipe, sobre como sou capaz de desenvolver diversas habilidades, e sobre a natureza. Na minha concepção, todas as crianças e adolescentes que puderem e tiverem acesso a fazer parte deste movimento, assim o façam, pois são grandes ensinamentos e grandes práticas para o desenvolvimento pessoal.  

Uma vez escoteiro, sempre escoteiro. Sempre alerta!

Fonte de Pesquisa: https://www.escoteiros.org.br/

Paloma
Paloma
Turismóloga, mestre em desenvolvimento e meio ambiente, é condutora/guia na Chapada Diamantina, faz parte da Associação de condutores de visitantes do vale do Capão (ACV-VC). Amante da natureza desde a adolescência quando escoteira, sempre participou de diversas ações sociais e ambientais.
- anúncio patrocinado -

1 COMENTÁRIO

  1. Olá Paloma! Aqui é a Ondina do capão, você faz mais saídas? Tem muitos adolescentes aqui precisando de fazer trilhas, com alguém para guia los de maneira instrutiva! Aguardo respostas Grata

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Chegada de 2022

Mais um ano se inicia e este réveillon foi banhado com festejo no Vale do Capão. O feriado de réveillon foi bem movimentado, tanto nas trilhas como na Vila.

Dicas de minimização de impactos

O Vale do Capão esta cada vez mais se abrindo ao turismo novamente, assim como diversos outros municípios com atrativos turísticos na Chapada Diamantina.

São João no Vale do Capão

Chegou o mês de Junho e com ele Santo Antônio, São João, São Pedro e todo Nordeste aquece o coração pra esses festejos! É tempo de fogueira, comida de milho, quadrilha e muito forró. Mesmo com tantas coisas boas como as tradições juninas do Nordeste, em 2020, devido a Pandemia, não tivemos a nossa festa de São João, como em 2021 a Pandemia ainda não acabou novamente ficaremos na saudade dos encontros regador a forró e licor.

Veja Também

Feira Cultural tem 4ª edição confirmada

A Feira Cultural Vale do Capão acontecerá Dia: 1 de junho de 2024, sábado, Horário: 16:00h as 21:30h, Local: Coreto do Portal Flores da Chapada (Lot. Wilson, no fundo da Vila)

Prefeitura lança campanha de cadastramento do perfil de turistas e prestadores de serviços turísticos no município

A prefeitura Municipal de Palmeiras por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, lança neste dia 08 de fevereiro de 2024 a Campanha de cadastramento do Perfil de Turistas e dos Prestadores de Serviços Turísticos de Palmeiras.
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -