quinta-feira, 22 fevereiro, 2024

São João no Vale do Capão

InícioVozes do ValeSão João no Vale do Capão

São João no Vale do Capão

Chegou o mês de Junho e com ele Santo Antônio, São João, São Pedro e todo Nordeste aquece o coração pra esses festejos! É tempo de de fogueira, comida de milho, quadrilha e muito forró.
Em 2020, devido a Pandemia, não tivemos as tantas coisas boas das tradições juninas do Nordeste, como em 2021 a Pandemia ainda não acabou, novamente ficaremos na saudade dos encontros regados a licor ao som do forró.

Para nos protegermos, estamos no caminho certo com a vacinação, mas até a maioria da população estar vacinada, não há segurança para grandes festejos e aglomerações.


Na Bahia está vigente um decreto, que não permite a circulação de ônibus intermunicipais dentro do estado, sendo assim, os ônibus que costumavam chegar lotados à Palmeiras (onde o Vale do Capão se encontra) não chegarão.

Ainda assim, certamente carros particulares terão acesso, não só a região do Vale, como a toda Chapada Diamantina, e é de extrema importância seguir protocolos e regras pra preservar a saúde da população. Para conhecer as regras e orientações para o município de Palmeiras, fiquem ligados no site da prefeitura (https://www.palmeiras.ba.gov.br/), mas previamente já se fala sobre restrições em horários como o toque de recolher, por exemplo.

Quem for para o Vale do Capão, não esqueça, nada de aglomerar! É essencial sempre manter o distanciamento e ter sempre álcool em gel, e é importante relembrar sempre o uso de mascara, (inclusive nas trilhas, no momento do banho pode retirar a máscara, mas não pode esquecer o distanciamento).
O Capão não tem hospital e a população fica vulnerável caso o Corona vírus circule no Distrito, pois para se tratar é necessário ir para a Sede (e dependendo do estado de saúde para outro município).

CURIOSIDADE JUNINA
No Vale do Capão não é diferente das cidades nordestinas, a tradição Junina existe, e com ela um dos costumes locais é a “Fogueira de Ramos”, que consiste em um grupo de pessoas que vão pegar uma árvore (dizem que quem carrega a árvore tem sorte, e acontecem coisas boas em sua vida) essa árvore é recheada de brindes e é colocada no meio de uma fogueira, quando acesa a fogueira, as pessoas ficam na expectativa do tronco queimar e a árvore cair para pegarem os prémios…

Brindes na árvore da “Fogueira de Ramos”.
Árvore montada na praça do Vale do Capão no dia de São João.
Moradores e turistas observando a árvore e chamas, esperando que ela caia para pegarem os brindes.

Então não esqueçam, sigam o decreto, respeitem os protocolos, e curta seu São João em casa ou onde estiver hospedado(a), Não aglomere.

🌸 🌳 🍁 🍃

Paloma
Paloma
Turismóloga, mestre em desenvolvimento e meio ambiente, é condutora/guia na Chapada Diamantina, faz parte da Associação de condutores de visitantes do vale do Capão (ACV-VC). Amante da natureza desde a adolescência quando escoteira, sempre participou de diversas ações sociais e ambientais.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Chegada de 2022

Mais um ano se inicia e este réveillon foi banhado com festejo no Vale do Capão. O feriado de réveillon foi bem movimentado, tanto nas trilhas como na Vila.

Dicas de minimização de impactos

O Vale do Capão esta cada vez mais se abrindo ao turismo novamente, assim como diversos outros municípios com atrativos turísticos na Chapada Diamantina.

Dicas de Verão na Chapada Diamantina

Verão, início do ano e na maioria das vezes férias. É tempo de cachoeiras, sim, nesse momento é quando temos muitas visitações. Período de sol, mas com chuvas também.

Veja Também

Reunião – Festival CAPÃO IN BLUES

A produção do Festival "CAPÃO IN BLUES" convoca a comunidade para apresentar o projeto que terá sua primeira edição este ano. Vai acontecer o Festival CAPÃO IN BLUES! No dia 05/02, próxima segunda-feira às 19h no salão do Posto de saúde, apareça.

5ª Reunião do COMTUR no Vale do Capão

A Villaflor Pousada no Capão, sediou no dia 30 de janeiro 5ª a Reunião do Conselho de Turismo COMTUR estendida a membros do Plano Diretor Orientado ao Turismo (PDOTur) e Prestadores de Serviços Turísticos de município.
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -