sexta-feira, 12 julho, 2024

Pra que serve um Parque Nacional?

InícioVozes do ValePra que serve um Parque Nacional?

Pra que serve um Parque Nacional?

Quando você escuta o nome Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), você já parou pra pensar porque é chamado de Parque Nacional?
Existem as Unidades de Conservação (UCs), áreas naturais com intuito de proteção ambiental e regidas por lei. Dentro das UCs existem diversas categorias, e subcategorias. São elas:

  • UNIDADE DE USO SUSTENTÁVEL – Onde a área de proteção pode ser utilizada e/ou ter moradia e/ou ser visitada e/ou ter coletas tudo isso de forma sustentável, e de acordo com as subcategorias:
    APA (Área de proteção ambiental); ARIE (Área de relevante interesse ecológico); FLONA (Floresta Nacional); RESEX (reserva extrativista).
  • UNIDADE DE PROTEÇÃO INTEGRAL – Não pode ter moradia, visitações são controladas, em algumas não podem ter intervenção humana, coletas ou acessos diretos.
    Na subcategoria PARNA (Parque Nacional), nossa unidade em foco, é permitida a visitação com intuito educativo ambiental nas áreas de educação, pesquisas e/ou turismo.

A lei do SNUC (Sistema nacional de Unidades de conservação) diz no “Art. 11. O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.” Não permite moradia em seu interior a não ser que seja autorizado e com intuito de assistência às suas características de uso.


O Vale do Capão por exemplo, é entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNDC). Já a cachoeira da Fumaça pertence à essa localidade mas fica dentro do parque. Esse é um dos motivos de não serem encontradas moradias por lá.

Ainda na categoria Unidade de Proteção Integral, existem também outras subcategorias. Entre elas estão:
ESEC (estação ecológica ) REBIO (reserva biológica), MONA (monumento natural) e REVIS (refúgio da vida silvestre).

Agora você já sabe o que é um Parque Nacional e pra que servem Ucs, “pura” proteção ambiental. Por esse motivo é de suma importância sempre existirem. Principalmente em tempos em que vemos a natureza ser tão atingida e agredida.

VAMOS CUIDAR E RESPEITAR O MEIO AMBIENTE.

Paloma
Paloma
Turismóloga, mestre em desenvolvimento e meio ambiente, é condutora/guia na Chapada Diamantina, faz parte da Associação de condutores de visitantes do vale do Capão (ACV-VC). Amante da natureza desde a adolescência quando escoteira, sempre participou de diversas ações sociais e ambientais.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Chegada de 2022

Mais um ano se inicia e este réveillon foi banhado com festejo no Vale do Capão. O feriado de réveillon foi bem movimentado, tanto nas trilhas como na Vila.

Dicas de minimização de impactos

O Vale do Capão esta cada vez mais se abrindo ao turismo novamente, assim como diversos outros municípios com atrativos turísticos na Chapada Diamantina.

São João no Vale do Capão

Chegou o mês de Junho e com ele Santo Antônio, São João, São Pedro e todo Nordeste aquece o coração pra esses festejos! É tempo de fogueira, comida de milho, quadrilha e muito forró. Mesmo com tantas coisas boas como as tradições juninas do Nordeste, em 2020, devido a Pandemia, não tivemos a nossa festa de São João, como em 2021 a Pandemia ainda não acabou novamente ficaremos na saudade dos encontros regador a forró e licor.

Veja Também

Feira Cultural tem 4ª edição confirmada

A Feira Cultural Vale do Capão acontecerá Dia: 1 de junho de 2024, sábado, Horário: 16:00h as 21:30h, Local: Coreto do Portal Flores da Chapada (Lot. Wilson, no fundo da Vila)

Prefeitura lança campanha de cadastramento do perfil de turistas e prestadores de serviços turísticos no município

A prefeitura Municipal de Palmeiras por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, lança neste dia 08 de fevereiro de 2024 a Campanha de cadastramento do Perfil de Turistas e dos Prestadores de Serviços Turísticos de Palmeiras.
- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -