No dia 29 de dezembro de 2024 uma moradora publica nos principais grupos de WhatsApp do Vale a seguinte nota:
“Bom dia pessoal!
Estamos com um problema gigantesco de extrema urgência.
Várias ruas que são abastecidas de água pela gestão do sr Marinho, estão sem água, pq deu um problema na bomba, para resolver o mais rápido possível, seria necessário contratar o serviço particular do técnico.
Segue a média do orçamento:
“Poço que abastece o Capão pode ser feito serviço de saque e instalação de motobomba submersa com substituição de bombeador valor de 3000,00 a 3,500,00 valor correto só amanhã por conta do preço do bombeador.”
Precisamos do apoio financeiro de todos para resolver este problema logo.
Ruas afetadas:
Vila
Coreto
Juca
Gorgulho
Buena
Gatos
Precisamos da colaboração de moradores destas ruas, para ajudar na arrecadação do dinheiro.”
A moradora informou ainda uma chave pix para colaborações, chave essa de um dos membros da Associação de Comerciantes, muito conhecida na comunidade.
O Portal Vale do Capão fez a ponte de comunicação entre o ocorrido e as principais associações ativas no Vale como: ACV, APEACA, ACOMTUV, FLOR NATIVA, MIRAMAR, entre outras menores de diversos bairros, para facilitar o alcance à meta financeira para solucionar o problema.
No dia seguinte a mesma moradora atualiza a comunidade sobre a visita dos técnicos:
![](https://portalvaledocapao.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Stuacao_agua_2-576x1024.jpeg)
“Os técnicos retornaram hoje pela manhã e já foram embora às 12:30h.
Eles fizeram uma limpeza na bomba, viram a vazão da água novamente e constataram que realmente o problema não é com esta bomba. E por isso, não tinha necessidade de trocar o bombeamento.
Possivelmente, o problema é na rede de canos que pode estar entupida.
Fizeram um corte em um local para ver a possibilidade de estar entupido entre a bomba e a primeira fase de distribuição, foi verificado que este trecho não está entupido, pois a vazão é igual a saída do poço.
Agora a tarde, Sr Marinho vai colar o cano e fazer a ligação da água e testar como está chegando, pós esta limpeza.
Se a água não chegar com a vazão esperada, será feito um trabalho de ir cortando vários trechos do encanamento a fim de descobrir onde estará este possível entupimento. Este serviço só poderá ser feito nesta quinta-feira.
Então, está muito complicado a solução deste problema. Pq ninguém conseguiu identificar qual é de fato (possibilidades tem várias).
Sobre a prestação de contas do valor total arrecadado, vou verificar com Klecius e já trago o retorno.
O serviço da mão de obra dos técnicos foi pago através da prefeitura, ainda em contrato vigente, se não me engano.
O dinheiro arrecado será utilizado para comprar material (cola, cano, luvas de pvc etc) para fazer este serviço de ir cortando e colando os canos e também para pagar os trabalhadores que irão fazer este serviço.
Enfim, a situação está bem difícil e complicada.”
*Aos que desejarem ter mais informações e/ou colaborar com a demanda favor entrar em contato com o Portal e solicitar a participação no grupo destinado para tal.