domingo, 29 novembro, 2020
15.7 C
Caeté-Açu
- publicidade -
Início Comunidade Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão - ACV-VC

Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão – ACV-VC

Entidade sem fins lucrativos fundada em abril de 2000

Slider

A Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão / ACV-VC, entidade
sem fins lucrativos fundada em abril de 2000, está localizada no início da subida da Cachoeira da Fumaça, distrito de Caeté-Açu, Vale do Capão, Palmeiras, Bahia, região central da Chapada Diamantina.

As ações que levaram a fundação da entidade começaram muito antes, ainda na década de 80 com moradores locais guiando os poucos turistas que se aventuravam na Chapada Diamantina na época, já fazendo o monitoramento da subida da Cachoeira da Fumaça e combatendo incêndios florestais.
Junto com a formalização da entidade no ano de 2000 começaram os trabalhos de construção da sede e o monitoramento da trilha da Cachoeira da Fumaça, ação que é feita diariamente até hoje de forma voluntária.


Desde os primeiros associados, sempre houve na entidade, a ideia de colaborar para a segurança dos moradores e visitantes e proteger este lindo patrimônio natural que é a Serra da Larguinha, onde está situada a Cachoeira da Fumaça, com seus aproximados 380 metros de queda livre e beleza inexplicável, o que a torna um dos principais atrativos naturais do Brasil.  
O monitoramento voluntário é feito na área do terreno da ACV-VC, onde existe uma passagem de servidão pública de pedestres, que é o acesso à trilha da Cachoeira da Fumaça e uma das entradas do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Além do monitoramento da subida da Cachoeira da Fumaça, a ACV-VC tem também como ações voluntárias:

  • Junto às escolas do Capão realizamos, Instrução de Atendimento Pré Hospitalar para professores e funcionários, plantio de mudas, palestras de educação ambiental, orientações de segurança, entre outras;
  • Mutirões de coleta e organização de lixo no Vale do Capão;
  • Combate a incêndios florestais;
  • Busca e salvamento em ambientes remotos.

Estas ações são mantidas por meio das doações facultativas em qualquer valor, feitas pelos visitantes do mundo todo que passam pela sede da entidade para o registro antes de iniciar a trilha da Cachoeira da Fumaça ou no seu retorno do passeio. 

COVID-19Campanha de Arrecadação

Com o fechamento do Parque Nacional da Chapada Diamantina e a suspensão da visitação turística à nossa região devido à pandemia do novo coronavírus, se apresentam grandes dificuldades e desafios aos profissionais que dependem do turismo como guias e condutores de visitantes. Para prestar apoio à esses profissionais no Vale do Capão foi criada uma campanha de arrecadação de fundos para compra de cestas básicas.

Para contribuir faça um depósito de qualquer valor na conta corrente:

Banco Bradesco (231)

Agência 1087-1 Conta 4078-9

Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão

CNPJ: 04.131.046/0001-09

Para mais informações entre em contato com a ACV-VC:

Tel: (75) 3344-1087

Email: [email protected]

Website: http://www.acvvc.org/

Whatsapp

(Adelson)

Facebook

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Associação Sociocultural e Ambiental Colmeia

Associação sem fins lucrativos criada com o objetivo de realizar ações e projetos nas áreas de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Cidadania

GAQ – Grupo de Apoio à Quarentena Vale do Capão

Doações de alimentos e roupas na quarentena

Horto Comunitário Vale Flora

Comissão de Meio Ambiente do Vale do Capão

Movimento ÉduCapão

Mobilização coletiva pela reforma e construção do prédio Rufino Rocha

Coletivo Capão

em Ação pela Comunidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reflexão: vivemos a era da “pós-verdade”?

Às vezes, por formações superficiais, ou no ritmo ditado e estabelecido nas redes sociais pelos seus algoritmos, ao apreciarmos uma situação astrológica, um fato sugerido pelos astros, corremos o risco de nos enquadrarmos numa visão fechada e estreita.

Receita Tabule Libanês

Aprenda a fazer duas versões diferentes do Tabule Libanês

Você sabe o que é Empreendedorismo Feminino?

Bel Caldeira explica o que é e qual a importância do empreendedorismo feminino.

Nós mudaremos o mundo!

Quando passamos a separar os resíduos que geramos, podemos perceber com maior clareza o que estamos consumindo e então buscar maneiras simples e diárias de suavizar nosso impacto na realidade local e global.

O que seria do Vale do Capão sem os movimentos coletivos?

O que seria daqui sem as atividades artísticas? Onde você levaria seu filho(a) se não tivesse o Circo, as escolas infantis? O que os hóspedes da sua pousada fariam no sábado à noite na vila se não tivessem os artistas de rua e músicos?

Outubro Rosa

Nesse vídeo, Bel alerta para a importância do autoexame das mulheres (tocarem a própria mama) e o paralelo do autocuidado diário da pele do rosto (que também é um toque).

Faça parte do Portal

Dê mais visibilidade à sua iniciativa, seu projeto ou coletivo publicando no Portal. É grátis! E será uma honra tê-los conosco 🙂