quinta-feira, 28 janeiro, 2021
19.9 C
Caeté-Açu
- publicidade -
Início Comunidade APEA-CA - Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açú

APEA-CA – Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açú

A Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açú (APEA-CA) foi criada em junho do ano de 1996, com o nome de Associação de Pais e Mestre do Colégio estadual de 1° Grau de Caeté-Açu, com o objetivo de unir os pais dos estudantes para melhorar o ensino na comunidade. No ano de 2001 a associação percebeu que as demandas da comunidade era para além da escola, se expandindo também aos agricultores assumindo assim o atual nome, construindo mais um objetivo a melhoria da qualidade de vida dos moradores, levando em conta os aspectos culturais, ambientais, sócias e o desenvolvimento do turismo sustentável que surge depois.

Assembléia da APEA-CA no coreto

A Associação é reconhecida a nível municipal e estadual, vem contribuindo em ações dentro da comunidade, sendo espaço de diálogo comunitário e também com o poder público. Nela muitos anciões fizeram e ainda fazem parte do grupo de associados, sendo espaço de preservação da memória cultural local.

Atualmente a associação está envolvida no movimento de permanência do ensino médio na comunidade, apoiando a revitalização do Rufino Rocha, na reconstrução dos sanitários públicos da Vila e na parceria com o governo do estado para a implantação de um sistema de abastecimento de água para a Vila e seu entorno.

Em mais de 25 anos de trabalho a associação conquistou alguns Projetos e Ações para a comunidade, dentre eles podemos destacar os seguintes:

  • Sediou o I Encontro de Ternos de Reis da Chapada Diamantina (2000);
  • Proponente do Projeto Chapada (formação de Coordenadores Pedagógicos da Chapada) com patrocínio da Fundação Abrinq e Natura Cosméticos (2000);
  • Realização de parceria com órgãos públicos para a chegada do correio (2000);
  • Articulação para restauração da igreja católica (2004);
  • Construção de banheiros públicos na vila e na rua dos Campos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR (2006);
  • Construção da sede da APEA-CA em parceria com a Natura Cosméticos (2006);
  • Construção da ponte que dá acesso ao bairro do Bomba em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR (2009);
  • Implantação do Centro Digital para a Cidadania (CDC) em parceria com o Governo da Bahia (2009);
  • Parceria com a Escola Municipal de 1º Grau de Caeté-Açú para utilização do Centro Digital para pesquisas durante o período de aulas (2010);
  • Construção das pontes do Gorgulho e dos Gatos em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR (2011);
  • Proponente da Capacitação “Turismo Sustentável no Vale do Capão”, patrocinada pela TAM linhas aéreas S/A;
  • Construção do muro do cemitério da Vila em parceria com a comunidade; (2015)
  • Distribuição de mais de 150 caixas da água para os sócios;
  • Implementação do sistema de distribuição de agua em parceria com a Bahia-Produtiva, CERB, prefeitura e Central (2017/2020)
  • Manutenção dos cemitérios;
  • Parceria com a comunidade para construção de um novo projeto de Sanitário público na Vila; (2018/2020)
  • Conquista da Sessão de Uso do espaço denominado RUFINO ROCHA por cinco anos para e revitalização do espaço em parceria com a comunidade; (2019/2020) Publicação no Diário Oficial
  • Aquisição através de doação de um lote de terra no Loteamento Fazenda Lagoa; (2020)

Contato:

apecavaledocapao@gmail.com

Presidente: Sônia Marques da Rocha

Secretária: Danielle Rocha Santos

Tesoureira: Cátia Rocha Neves

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

Coletivo Músicos do Capão

Profissionais da música que trabalham e acreditam no desenvolvimento cultural e artístico da comunidade

APEA-CA – Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açú

A Associação de Pais, Educadores e Agricultores de Caeté-Açú (APEA-CA) foi criada em junho do ano de 1996 com o objetivo de unir os pais dos estudantes para melhorar o ensino na comunidade.

Movimento ÉduCapão

Mobilização coletiva pela reforma e construção do prédio Rufino Rocha

Associação Flor Nativa

Associação de Apicultura do Vale do Capão

Associação Sociocultural e Ambiental Colmeia

Associação sem fins lucrativos criada com o objetivo de realizar ações e projetos nas áreas de Cultura, Educação, Meio Ambiente e Cidadania

Leia Também

Receita de Molho de Tomate da Vovó

Nesse episódio, Sabina Galletto, chef do restaurante vegano e vegetariano Natural Bistrô, do Vale do Capão, ensina a preparar um autêntico molho de tomate da vovó. Confira no vídeo!

Festa do Padroeiro do Vale do Capão

São mais de cem as paróquias de São Sebastião no Brasil, as festas acontecem de norte a sul do país e possuem peculiaridades em cada lugar. No Vale do Capão, o evento que marca a tradição do padroeiro já tem mais de 100 anos e é considerado uma das festas mais representativas para toda a comunidade.

A Coragem Empodera

Como fugir do padrão, encarar seus medos e usar a coragem como impulsionadora do empoderamento da mulher? Acompanhe uma trilha repleta de emoção, coragem, histórias e um final feliz!

RESPONSABILIDADE somos uma grande família!

Os jiraus do Vale do Capão tem dado o que falar, tem incomodado, alguns sendo retirados, todos extravasantes e sendo repensados.

Mais um Jirau retirado no Vale do Capão

No último dia 13 de janeiro um grande Jirau que estava localizado na rua do Gorgulho foi retirado por moradores, trabalhadores da atual empresa que realiza a Coleta de Resíduos sólidos no Distrito e o responsável pela Pousada Vila Flor, que encontrava-se em frente ao local onde estava a instalação.

Vênus e Saturno, Quem Governa o Ano?

Quando começou o ano de 2021, na minha observação diária de acontecimentos, fatos e expectativas, fiquei diante de perspectivas de momentos tensos e difíceis, alertados por várias correntes de opinião, correntes de pensamentos, filosóficas e espirituais.

Faça parte do Portal

Dê mais visibilidade à sua iniciativa, seu projeto ou coletivo publicando no Portal. É grátis! E será uma honra tê-los conosco 🙂