domingo, 22 dezembro, 2024

Tempos de Eclipse

InícioVozes do ValeTempos de Eclipse

Tempos de Eclipse

Onde é luz, onde é sombra? Como refletimos sobre elas?

Os acontecimentos astrológicos atuais trazem uma necessidade de reflexão sobre a intensidade do momento de agora no planeta. Onde é Luz, onde é sombra? Como refletimos sobre elas? Isso me remete a uma antiga inquietação.

Os tempos de eclipse sempre foram nas antigas civilizações um momento de profunda observação. A falta da luz trazida pelos eclipses para quem os observa, talvez signifique algo além do temor e da observação. Velhas estruturas vivem quedas, a fronteira entre o Novo e o velho são revistas. Onde há revolução pode haver contrarrevolução. O mundo da utopia é visitado pelo “dragão da maldade”. Tudo que aparenta absoluto pode ser apenas Ilusão. Nada é permanente.

Contudo, nesses tempos estranhos, repete-se a famosa conjunção entre Júpiter e Saturno. A Estrela dos 3 Magos do Oriente. A Estrela de Belém. Anunciou-se a chegada do profeta, o início de uma era. Algo grandioso, importante e muito marcante. Vivíamos tempos de espíritos iluminados. Passagens, Portais?!

O Incognoscível são os Mistérios e as respostas virão. Quem tiver ouvido que Ouça.

Contudo, dizem que esta conjunção também povoou a Idade Média, chamada de idade das Trevas. Sombrios tempos de caça ao Conhecimento, a Sabedoria através do Mal. Lembra-te algo hoje?

Então meus caros, me cabe a lembrar-me de AbraXaS, um deus de significado oculto, as vezes entendível.

Eis o relato de Jung sobre Ele, Abraxas, na sua Obra Hermética “LIBER NOVUS” (livro Vermelho):

Abraxas é um Deus difícil de se conhecer. Seu poder é maior, pois o ser humano não o Vê. Do Sol tira “summum bonum”, do demônio tira o “infimum malum” mas de Abraxas, a vida indeterminada sob todos os aspectos, que é a mãe do bem e do mal.

O poder do Abraxas é duplo. Mas vós não o vedes, pois aos vossos olhos levanta-se o voltar-se um contra o outro desse poder.

Mas Abraxas fala a palavra digna de veneração e maldita, a vida e a morte ao mesmo tempo. Abraxas gera verdade e mentira, o mal e o bem, luz e trevas ao mesmo tempo.

Abraxas gera verdade e gera mentira, o mal e o bem, luz e trevas na mesma palavra e no mesmo ato. Por isso Ele é terrível.

Sim ele é o próprio grande Pã e o pequeno. Ele é Priapo.

Ele é o monstro do submundo, um pólipo com mil braços, enrodilhamento de cobra, fúria.

Ele é o hermafrodita dos tempos imemoriáveis.

Ele é o Senhor dos sapos e rãs que moram nas águas e sobem a terra, que cantam em coro ao meio-dia e a meia-noite.

Ele é o cheio que se une ao vazio. Ele é o coito sagrado. Ele é o amor e seu assassino.

Ele é o Santo e o seu traidor. Ele é a luz mais brilhante do dia e a noite mais profunda da loucura.

Olhar pra ele significa cegueira. Conhecê-lo significa doença. Adorá-lo significa morte

Temê-lo significa sabedoria. Não se opor a ele significa redenção

Este é o terrível Abraxas.

Liber Novus (o livro Vermelho) – Carl Jung

Então talvez hoje possamos meditar e refletir mais sobre a Luz e a Sombra. No meio da Eclipse. Dentro da conjunção de Júpiter e Saturno. Em Aquário. Na Nova Era.

Jorge Seixas
Jorge Seixas
Jorge seixas pratica e vive a Astrologia Esotérica a mais de 25 anos, oriundo dos movimentos sociais e políticos. Vivencia a espiritualidade na linha de Mestre Irineu e Babaji. Morador do Vale do Capão há mais de 15 anos.
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Lilith submissão ou subversão no patriarcado

Quero falar do papel de Lilith na astrologia, e sua representação. Lilith, a Lua Negra, é assim chamada por se tratar de um ponto virtual da órbita lunar, em que ela se encontra mais longe da Terra, ou seja, no exílio.

Os Nós da Lua e a alma da humanidade

Em um mapa astrológico existem dois pontos que trazem informações sobre nosso destino. São dois lugares do céu, mais exatamente os pontos a onde a órbita da Lua em torno da terra cruza o trajeto aparente do Sol, chamado de eclíptica.

Veja Também

- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -