quinta-feira, 30 junho, 2022

Aromas Dourados: A Arte da Aromaterapia Essencial e a Ciência Alquímica da Medicina Vibracional

A aromaterapia é reconhecida como antiga arte e ciência de misturar óleos essenciais extraídos de plantas e outros compostos vegetais, para equilibrar, harmonizar e promover a saúde do corpo e da mente, segundo a Internation Federation Aromatherapists

InícioVozes do ValeAromas Dourados: A Arte da Aromaterapia Essencial e a Ciência Alquímica da...

Aromas Dourados: A Arte da Aromaterapia Essencial e a Ciência Alquímica da Medicina Vibracional

Bênçãos e Alegrias!

O que se sente quando se recebe uma bênção ou sente alegria? Podemos considerar como um campo vibracional, a sensação agradável que invade o ambiente ser? Ou frequências vibratórias de amor – sabedoria? Assim, com profundas e conscientes inspirações aromáticas, relação direta com conhecimentos da natureza, de ambiente harmonioso, perfumoso e curador, os seres sábios de outrora, acolhiam o buscador. Com bênçãos e alegrias, rodeados por beleza, harmonia e prosperidade, alquimizam, e permanecem imunes aos desajustes, ou àquilo que adoece. Por exemplo, o estado de vibração de um aroma dourado, composto bioativo volátil e integralmente aromático, de uma gota essencial de Olíbano, é capaz de grandes milagres. Da sabedoria natural e ancestral, ele existe antes de tudo, para afastar do campo eletromagnético, as moléstias do corpo e da alma da humanidade. Tão antigos quanto a sabedoria do tempo, traz Conexão e Força da natureza em benefícios da saúde física, emocional, mental e espiritual do corpo humano.

Desde que a Natureza se manifesta, período após período, tribos primitivas absorvem conhecimento amplo acerca do reino vegetal. Sementes, Ervas, Raízes, Resinas, Flores, Folhas, Frutos, convivem e ensinam de geração a geração, seus poderes terapêuticos e sua magia etérea. Em diversas sociedades, nossas funções estavam dirigidas para o contato com a terra, por longos milhares de anos. A aromaterapia em sua forma mais primitiva já era método de alívio e cura medicinal em culturas nativas. Egípcia, Hindu, Árabe, Chinesa são destaques no desenvolvimento e atuação da ciência aromática. Nos cuidados com o corpo, em rituais medicinais ou em sessões de cura espiritual, foi no século 20, contudo, que ocorreu a estruturação medicinal da aromaterapia. Os óleos essenciais possuem diversas atividades medicinais, e isso permitiu que a aromaterapia se desenvolvesse como um sistema terapêutico complementar e abrangente, hoje reconhecido pela OMS como Prática Integrativa Complementar de Saúde.

Voláteis e aromáticos, com alta concentração e pureza, compõem o sistema de vitalidade, força e defesa da planta. Possuem não só propriedades farmacológicas: estimulantes, analgésicas, calmantes, antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas, expectorantes e cicatrizantes, mas também estéticas e espirituais. Influenciam o sistema límbico estimulando o hipotálamo que acessa as memórias emocionais e é capaz de entrar no cérebro, romper padrões neurais e então modificar o processo neuroquímico. Para o campo da psicologia é muito animador, este resgate da medicina ancestral, antroposófica, onde a experiência é que valida o sentir, no corpo, nas emoções ou na alma, além é claro, do mínimo que não deve ser revelado. É a parte do grande mistério, a força que torna a terra fecunda. Criação de um campo puro, de um corpo vivo e alma vivente. São impulsos que podem definir rotas, assessorar mudanças, fortalecer os sistemas no caminhar da qualidade real de uma vida.

A relação íntima entre causa e efeito é uma verdade na Física e na Química , e como nossas células são formadas por átomos e moléculas, também é uma verdade na Medicina

A etimologia da palavra aromaterapia remete à maneiras de cuidar pelo cheiro, uma medicina natural, preventiva, mas também tecnológica, exigente. Se fizermos jus à qualidade do mecanismo de extração, podemos compreender a potência dessas gotas. Da química dos compostos ativos, à vibração espiritual, essas gotas aromáticas realizam diferentes circuitos elétricos nos sistemas fisiológicos do organismo trazendo de volta os benefícios perdidos no decorrer do caminho da saúde e bem estar, equilibrando e retratando no viver. O conceito contemporâneo de aromaterapia surge na Europa em 1937, no livro do químico francês René-Maurice Gattefossé. Contudo, os mais antigos relatos acerca da utilização dos óleos essenciais no tratamento de enfermidades, estão presentes há mais de dois mil anos nos livros em sânscritos dos Ayurvedas. Da química à vibração, seremos capazes de reconhecer qual o corpo está sendo afetado, dentro do ser, perceber o que ele está precisando e fortalecer sua relação com o seu entorno natural.

Os compostos voláteis realizam em nosso organismo, conexões neurais via sistema límbico, com os princípios ativos do reino vegetal, conexão com os Devas, os elementais criativos do reino. O uso dos aromas dourados de um ponto de vista mais elevado, simplesmente por seu grau de pureza e sutilidade. A comunidade científica tem despendido esforços, no intuito de elucidar as diversas propriedades dos óleos essenciais. Atividades farmacológicas  vêm sendo descritas na literatura para diversos deles. Os óleos essenciais além de demonstrarem poder nos seus compostos químicos ativos, são também entendidos como vibração, cada planta trazendo informações com frequências características, porque o óleo essencial é responsável por manter a vibração da planta com frequência elevada em mega hertz. Vibração é energia, então consideramos os óleos como sendo a alma da planta.

A Aromaterapia fortalece a espiritualidade, enquanto sua ampla capacidade de atuar interfere na limpeza e harmonização de campos de energia, seja de um ambiente, ou de uma aura. De um bloqueio mental ou memória emocional. Diretamente ligados às nossas emoções, gera frequência elevada de vibração, beleza e saúde, nosso maior patrimônio. E a medicina vibracional, por sua vez, fortalece o poder dos óleos vibracionais, enquanto suas terapêuticas de amplo alcance acontecem. Eles são capazes de mudar padrões cerebrais, impedindo certos gatilhos negativos mentais, que levam o organismo a situações de estresse físico ou emocional e queda da imunidade, auxiliando – nos em diversos tratamentos terapêuticos, dos diversos níveis do nosso viver.  Quem pratica terapêuticas, isto é, maneiras de cuidar, está rodeado de ferramentas eficazes que auxiliam seus trabalhos curativos, os óleos essenciais é uma delas, e por sua vez, eles são os atores da Aromaterapia. Mais que chegado o momento de partilhar estas dádivas da terra, com o maior número de seres possíveis. Está dito: Inspire-se nessa oportunidade, disse o Mestre das ideias.

close

Olá! 👋
Não perca nosso conteúdo!

Inscreva-se para receber quinzenalmente notícias e artigos do Portal Vale do Capão no seu email.

Não enviamos spam! Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Maria Az
Maria Az
Maria Az é Artista, Articulista, Terapeuta Holística residente no Vale do Capão, ocupada com a Saúde e Bem estar do ser humano integral, Corpo Mente e Espírito. Formada em Dança na UFBA, inicia sua trajetória de formação, por diversas técnicas artísticas e terapêuticas, corporais e sinestésicas, como yoga, dança, teatro, circo, artes plásticas, massoterapia, aromaterapia, bambuterapia, cristaloterapia, chakcras, cromoterapia, fitoterapia, genoterapia, termalismo social, retiros, todas elas oriundas das medicinas tradicionais, antroposóficas e naturais, dos saberes práticos e transmissões ancestrais, hoje chamadas de Práticas Integrativas Complementares, das quais sou atuante e ativista. Saudações!
- anúncio patrocinado -

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Seu comentário:
Nome

- anúncio patrocinado -
- anúncio -
Bistrô na Pousada do Capão
Anuncie nas nossas redes sociais
Cozinha Criativa
Restaurante Candeia

Mais da Coluna

Por Dentro do Corpo: Mais Puro e Mais Amplo

Forte como nunca, estará sua união com a Vida Interior, nada mais tendo o que buscar. Ao permanecer neste estado, conhecerás o verdadeiro serviço, o serviço da alma, que não sendo fruto de impulsos pessoais, será mais puro e mais amplo.

Veja Também

- anúncio -
- anúncio -
Morro Branco_banner
Um lugar para estar...
Morro Branco_banner
Um lugar para amar...
Morro Branco_banner
Um lugar para acreditar...

- em destaque -